D E S T A V E Z V A M O S
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

Chega de ver e ouvir tantas notícias ruins, perniciosas para a população pelo mau exemplo, que todos os dias surgem nos meios de comunicação: feminicídios, corrupção, impunidade, etc. Gosto de notícias alegres e boas, que nos levam a agir positivamente em prol da comunidade e de todos. Aqui na Paraíba, o desenvolvimento do turismo vem dando certo a olhos vistos, o que alimenta a esperança de que podemos ver a luz no fim do túnel. Em minha crônica de dezembro/18, nesta mesma Revista, escrevi sobre o problema da poluição das nossas mais belas praias da capital paraibana: Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Agora, no final do mês de agosto passado vi, com satisfação, que, finalmente, as medidas adotadas pelo Ministério Público, Cagepa, PMJP e outros estão funcionando. Inicialmente, pela praia de Manaíra, já foram identificados e notificados 46 poluidores contumazes, entre estabelecimentos comerciais e residências, para que suspendam a curto prazo esse lamentável crime ambiental. Até um hotel foi flagrado despejando esgoto no mar. Foi dado um prazo para regularizarem essa situação e se não o fizerem serão embargados ou interditados, e multados com expressivos valores. Prosseguindo nas atividades, vão cuidar dos poluidores das praias de Tambaú e Cabo Branco….

FATOS
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

Será que o Problema do Brasil é do Aposentado? É do Trabalhador? No Brasil, o tratamento dado aos políticos (e seus penduricalhos servidores) é Vip comparando e população é o extremo. Tido como descaso, é a maior falta de respeito aos direitos constitucionais. Iniciando pelos Senadores, exemplo de aberrações desses profissionais da política que tem essa atividade como meio de vida. Eles ostentam o mais alto padrão de vida pago pela sofrida população, arrastam bilhões dos cofres públicos com alto salário e mordomia, para aprovar leis que têm o objetivo beneficiar o país, mas só negociando. Além de todos esses benefícios, ainda empregam a família, têm plano de saúde estendido a toda prole, com direito aos melhores médicos dentistas e tudo que a população não tem direito. Os Deputados não fogem à regra: arrastam outros bilhões com direito a tudo o que imaginar. Eles criam as leis e são exatamente essas leis que lhes darão todo esse direito. Mas, os absurdos não param: a aposentadoria desses inúteis, em determinados casos, chega a quase duzentos mil mensais. No Judiciário, é aonde há mais injustiça com a população, pois além das aberrações nos salários, há também a falta de empenho e entendimento….

MUNICÍPIOS TURÍSTICOS PARA OBSERVAÇÃO DE AVES NO ESTADO DE SÃO PAULO
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

O turismo paulista é completo e possui roteiros e opções para todos os gostos. Agora um segmento relativamente novo no Brasil ganha um significativo destaque no Estado de São Paulo: o turismo de observação de aves. A observação de aves é uma atividade sustentável que tem como objetivo localizar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. É divertido, emocionante, incentiva o ir e vir em diversos destinos de São Paulo, além de estimular o tão importante contato com a natureza. Nesta edição abordaremos alguns municípios de interesse turístico de São Paulo e que podem ser observadas diversas espécies de aves catalogadas, que seguem a seguir: ÁGUAS DE SÃO PEDRO – O município é reduto de paz, tranquilidade e qualidade de vida privilegiada. O turismo é a principal atividade de cidade e conta com uma extensa área verde repleta de espécies de fauna e flora. No Parque Municipal Dr. Octávio de Moura Andrade é possível encontrar diversas áreas propicia para a observação de aves. Na cidade, é possível visitar também o SPA e Balneário Municipal, indicado para banhos terapêuticos e tratamento de dores e doenças. Em Águas de São Pedro tem 177 aves…

CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO EM SALVADOR FOI COROADO DE PLENO ÊXITO
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

O II CONGRESSO (ENCONTRO) INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO realizado no período de 21 a 25 deste mês, em Salvador, Bahia, foi um sucesso retumbante que ultrapassou as fronteiras bahianas e as brasileiras. O supimpa e produtivo evento foi realizado no maravilhoso Hotel Quality São Salvador. A extensa e salutar programação do II CONGRESSO (ENCONTRO) INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO EM SALVADOR sob a chancela do atuante confrade Gorgônio Loureiro, presidente da ABRAJET BAHIA – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo foi cumprida integralmente e elogiada pelos congressistas e seus acompanhantes. Axé. FECOMÉRCIO, GOVERNO E O TRADE TURÍSTICO UNIDOS PELO FORTALECIMENTO DO TURÍSTICO POTIGUAR O presidente da Fecomércio RN Marcelo Queiroz acompanhado dos membros da Câmara Empresarial do Turismo – CET – da entidade entregou à governadora Fátima Bezerra, as propostas para melhorar e fortalecer a indústria turística do Rio Grande do Norte. A importante audiência com a governadora Fátima, e parte do seu secretariado, foi realizada na tarde de segunda feira (26/8) na Governadoria, situada no Centro Administrativo em Natal. CONJUNTO DE SUGESTÕES Foi feita a apresentação de um conjunto de sugestões produto de diversas reuniões e conversas dos empreendedores do segmento para melhorar o turismo no Estado. Além…

II Encontro Nacional de Jornalistas de Turismo é realizado em Salvador da Bahia
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

Bahia de todos os santos, de todos os encantos. Bahia da magia, de São Salvador, de Mãe Menininha do Gantois, de Castro Alves, de Dorival e Nana Caymmi, de Jorge Amado e de Dona Canô, Bahia do seu povo alegre e generoso, Bahia da poesia inscrita com tintas indeléveis na descontinuidade de seu relevo, geografia que flameja a riqueza arquitetônica que nos leva ao nosso mais antigo passado colonial. Salvador, nossa primeira capital nacional; caldeirão cultural em que o seu percurso histórico a transformou em Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Bahia também de seus visitantes, por que não? Terra majestosa e singular. No fim de agosto a Boa Terra recebeu um grande evento, o II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, realizado entre os dias 22 e 25 o evento foi sediado no salão Ipês do Hotel Quality São Salvador. Ali dezenas de jornalistas se encontraram e debateram o tema do evento que foi “Na terra ou no ar, muita história pra contar”. Nascido do sonho e empreendedorismo do Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (seccional Bahia) Gorgônio Loureiro, o evento foi muito bem organizado e podemos entende-lo…

Dia do Folclore na Bahia
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

Salvador da Bahia é repleta de encantos. Dentre o patrimônio cultural existente em nossa primeira capital, o que mais me impressiona é o seu povo e a sua inventividade para marcar o passo e dizer: – Eu existo e estou aqui! Fiquei maravilhado nesse dia do folclore, última quarta-feira (22-Ago-19); tive o prazer de estar na capital dos baianos e ver (e aprender!) na imprensa um pouco desse caldeirão cultural. Diversos jornais trouxeram matérias especiais, mas o Jornal da Manhã (o Bom dia da Globo Bahia) foi o principal. Transmitido ao vivo da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, com os pés na areia, houve um grande encontro entre a orquestra Afrosinfônica, o grupo Malebalê e as Ganhadeiras de Itapuã. À medida que a música e as entrevistas se desenrolavam, eu admirava a pujança cultural e o apego à história como uma forma de resistência, evocando e rememorando um passado ancestral. As Ganhadeiras de Itapuã é um grupo de mulheres organizado há quinze anos, mas que remontam séculos de história. Foram as primeiras empreendedoras daquelas terras, seus cânticos e tudo aquilo que foi passado através de gerações pela oralidade, vem sendo trabalhado e cantado por elas. Cada poesia, cada…

Jeep Compass chega a 2020 mais tecnológico e com 150 mil unidades vendidas em dois anos
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

Com mais de 150 mil unidades emplacadas desde outubro de 2016, quando o Brasil foi o primeiro país a fabricar e a vender o Jeep Compass, o SUV chega a 2020 com acréscimos importantes na lista de itens de série em todas as versões, continuando a ser muito bem equipado. Custa a partir de R$ 149.990. A linha 2020 do carro, que foi o mais vendido entre os SUVs em 2017 e 2018, já está à venda nas 191 concessionárias em todo o Brasil. O Jeep Compass é produzido em mais três países (México, China e Índia) e ganhou alcance global. Para oferecer mais praticidade e conforto, o Jeep Compass Sport passa a ter o sistema de entrada e partida sem chave (Keyless Entry’N’Go), acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Entre os extras, a opção de entrada do modelo teve um aumento na paleta de cores com a chegada da pintura perolizada Branco Polar, a mais procurada pelos compradores do Compass. Um degrau acima, as duas configurações Longitude (Flex e Diesel), que representam o maior volume das vendas, receberam retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. A partir de agora, o Compass Longitude conta…

O icônico MINI completou 60 Anos de muito sucesso (1959-2019)
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

Mais do que um automóvel, o pioneiro do segmento de carros premium compactos esbanja atualmente uma jovialidade jamais vista O pioneiro do segmento de carros premium compactos completa hoje seu 60º aniversário, muito embora esbanje atualmente uma jovialidade jamais vista. Há exatos 60 anos, no dia 26 de agosto de 1959, a British Motor Corporation (BMC) orgulhosamente revelou o resultado de todos os seus esforços para a criação de um novo e revolucionário carro compacto. E, de fato, logo na sua estreia, o público pode admirar nada menos que dois novos modelos: o Morris Mini-Minor e o Austin Seven. Muito espaço interno apesar das dimensões externas mínimas, assentos para quatro ocupantes, características de dirigibilidade impecáveis, economia de combustível excepcional e um preço muito acessível – esta foi a síntese que o criador do Mini, o engenheiro automotivo e designer Alec Issigonis recebeu da BMC. E as ideias brilhantes que ele implementou no desenvolvimento destes dois modelos tiveram impacto transportado com sucesso para outras variantes do carro. Hoje, 60 anos depois, sabemos que pouquíssimos conceitos aplicados a automóveis sobreviveram por tanto tempo, e nenhum deles jamais foi convertido em uma variedade tão ampla de versões quanto no Mini. Uma das razões…

Messina Palmeira
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

O escritor e historiador Ramalho Leite foi eleito na manhã do sábado (31-09), presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Ele, que obteve o voto da grande maioria dos associados, tem como vice-presidente o professor Jean Patrício. Ramalho Leite, que logo após a sessão eleitoral, foi empossado na presidência, já tem planos para revitalizar e dinamizar o IHGP, entidade considerada uma das mais importantes do estado da Paraíba. Jornalistas paraibanos, a convite da presidente da PBTur, Ruth Avelino, participaram de Fampress ao sertão paraibano para conhecer o Circuito Som nas Pedras, evento turístico e cultural que está sendo realizado em alguns municípios do interior do nosso estado. No fampress os jornalistasvisitaram Juru, Maturéia, Princesa Isabel, Taperoá e Teixeira. Confira alguns dos melhores momentos.

Senac leva gastronomia e cultura paraibana a Brasília
Setembro/2019 / setembro 9, 2019

As delícias, sabores e aromas da culinária paraibana foram destaques na capital federal em mais uma edição da Semana da Gastronomia Regional. De 20 a 23 de agosto, o Senac Paraíba levou a tradicional culinária do estado para Brasília e apresentou diversos pratos típicos e inovadores nos restaurantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Confederação Nacional do Comércio. Assinado pelo chef Onildo Rocha e confeccionado juntamente aos chefs Iago de Lelis, Amisaday Sena, Diego Calzerra e Inaiá Telino, o cardápio apresentou pratos utilizando ingredientes típicos do estado, entre carnes, queijos, frutas, grãos e outros. O evento promoveu um passeio pelos sabores únicos da Paraíba, desde os frutos do mar característicos do litoral aos deliciosos pratos que enchem a mesa do sertanejo. No menu, carne de sol na brasa, arroz de leite, dobradinha de frutos do mar, rabada, farofa d’água, peixada e muitos outros pratos enfeitam a mesa. Bolo de engenho, doce de leite, cartola, pudim de cajá e outras sobremesas completam o cardápio. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 no Restaurante Senac na Câmara dos Deputados; no dia 22 no Restaurante Senac Downtown, na Confederação Nacional do Comércio, e no dia 23 no Restaurante Senac…