S I M, T E M O S F R I O
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

Contrastando com a visão que existe do Nordeste, principalmente nas regiões sul/sudeste, de que somos uma terra de seca e pobreza, é importante relembrar que aqui na Paraíba nós temos uma bela e progressista região que atrai muitos turistas, por ter um intenso e gostoso frio no inverno: o brejo paraibano. São várias as cidades que se organizaram há alguns anos e, em parceria com o Governo Estadual e outros órgãos que visam o desenvolvimento turístico, elaboraram e puseram em prática um vitorioso projeto que vem dando certo denominado de Caminhos do Frio, atraindo milhares de turistas. São promovidos em cada uma delas, nos meses de julho e agosto, eventos os mais diversos, numa sequência que beneficia toda a região. As atrações são as mais diversas: culturais, gastronômicas, artesanais, históricas e outras mais, sempre valorizando o que há de singular e expressivo em cada cidade, o que deixa os turistas satisfeitos, contribuindo para o crescimento da economia local. Este ano os Caminhos do Frio foram iniciados pela cidade de Areia, no período de 1 a 7 de julho; Pilões, de 8 a 14 de julho; Matinhas, de 15 a 21 de julho; Solânea, de 22 a 28 de julho e…

II Encontro Internacional de Turismo
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

O acarajé, o axé e a simpatia, produtos genuinamente baiano, irão receber jornalistas para o II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo que acontecerá nos dias 22 à 25 de agosto no Hotel Quality São Salvador, localizado no bairro do Stiep. O Encontro vai discutir a economia criativa no Turismo e a influência da mídia de bordo na escolha do destino. O tema do encontro veio da criatividade baiense, algo típico dos nativos: “Na Terra ou no Ar, Muita História pra Contar”. O evento vem recheado de uma boa programação, onde os participantes terão a oportunidade de acompanhar e viver as emoções da Regata Aratu-Maragogipe no dia 24, que percorrerá a Baía de Todos-os-Santos comemorando a 50ª edição, e com cerca de 200 barcos de velejadores brasileiros e internacionais na competição. Os jornalistas também visitarão os municípios de Maragogipe e Cachoeira. O ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso Domingos Leonelli, será um dos palestrantes do Encontro abordando o “Turismo na Economia Criativa”. “A Importância da Mídia de Bordo na Escolha do Destino”, outro painel do evento, terá como debatedoras as jornalistas, Andréa Magalhães Potomati, editora paulista da revista Viagens S/A, e Lara Krawczenko, produtora…

TURISMO AINDA ANÓDINO
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

Para variar, o turismo brasileiro se encontra em seu sexto ano de paralisia, crescendo para baixo qual rabo de cavalo. Empacamos na faixa de 6 milhões de turistas estrangeiros que havíamos alcançado na Copa do Mundo de 2014, e não há jeito de encontrarmos a saída para transforma-lo de fato em uma atividade econômica importante. A iniciativa privada se esforça, mas a área governamental, que deveria se movimentar para apoiar esse esforço, está parada há muito tempo, e, neste momento, esperando que o Ministro se salve de acusações de delitos políticos que podem tira-lo do cargo. Em uma comparação, se tomarmos os exemplos de quatro países nossos vizinhos, vamos constatar que paramos no tempo na atração de visitantes internacionais. Assim, temos que a Argentina recebeu em 2018 quase 3 milhões de turistas, correspondente a quase 7% de sua população; o Uruguai, um volume correspondente ao número de seus habitantes; o Paraguai, foi visitado por um número de turistas que correspondem a quase 17% de sua população; e, o Chile mais de um terço de turistas comparados aos habitantes do país. A Colômbia, tradicionalmente fora do circuito dos turistas que circulam na área do Brasil e seus vizinhos mais procurados, recebeu…

FATOS
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA Em 2018, o FESTURIS apresentou resultados compatíveis à grandeza alcançada ao longo de suas três décadas. Foram R$ 300 milhões em geração de negócios, 2.500 marcas expostas, 15 mil participantes, 65 destinos internacionais, 24 mil metros quadrados de feira, mais de 450 jornalistas e influenciadores, além de 250 palestras e workshops. Destinos internacionais e diferentes culturas reunidas, Gramado é um ambiente atrativo para negócios, recebendo destinos e marcas internacionais há muitos anos, principalmente pela atuação do FESTURIS. Para a edição deste ano, o evento continua investindo forte na captação. De acordo com o diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello, o objetivo é alavancar a participação estrangeira, unindo diferentes continentes e culturas em um único ambiente de negócios. As Itaquatiaras do Ingá e o restaurante Casa Grande A Paraíba é um Estado onde os atrativos turísticos são de uma diversidade imensa. No item referente à pré-história, o município de Ingá tem destaque principalmente pelas impressões rupestres nas Itaquatiaras (etimologia: ita “pedra”, kuatiara “riscadas”). Supõe-se que essas gravuras foram talhadas pelos indígenas, antigos habitantes daquela região, mas não deixa de ser um mistério, quais as técnicas foram aplicadas para as ditas inscrições, sendo até hoje usado o argumento de que foram…

PIRATUBA
Agosto/2019 , Uncategorized / agosto 27, 2019

SC FOI SEDE DA 1ª REUNÃO DO CONSELHO NACIONAL DA ABRAJET NA ATUAL GESTÃO PIRATUBA, pequena cidade do interior de Santa Catarina, inserida entre as cinco cidades da Rota da Amizade, com aproximadamente cinco mil habitantes. Conta hoje, com 2.500 leitos hoteleiros + 4.600 leitos em hospedagens alternativas sediou a primeira Reunião do Conselho Nacional da Abrajet de sua nova diretoria eleito por ocasião de seu último congresso realizado no Costão do Santinho em Santa Catarina. Realizada com grande sucesso na agradável terra das Thermas de Piratuba, muito frequentada por turistas a procura de águas termais e descanso. Muitas atividades foram programas pelo recém eleito presidente Evandro Novak, ex-presidente da seccional de Santa Catarina e sua esposa Maely Novak. Em seu primeiro dia de atividade foi realizada a reunião de seu conselho, onde o assunto principal foi reerguer a entidade que estava rachada pela gestão da diretoria anterior. Todos os assuntos debatidos sobre este tema foram expostos e o bom censo prevaleceu e a entidade voltará ao seu normal. No Centro de Eventos de Piratuba (localizado próximo ao Thermas de Piratuba foi realizada a abertura oficial do 1º Fórum do Potencial Turístico do Sul do Brasil. No sábado pela manhã…

FESTURIS GRAMADO INVESTE EM NOVOS NICHOS DO MERCADO TURÍSTICO
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

Acompanhando as tendências do mercado mundial, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), que ocorre de 7 a 10 de novembro deste ano, aposta em segmentos que estão em pleno crescimento. O evento contará com 12 espaços diversificados, todos com excelentes oportunidades para negócio. No Turismo a reinvenção é a porta de entrada para o desenvolvimento do setor. E mesmo o FESTURIS, com três décadas de vida, entende que a renovação é peça chave para continuar crescendo. Para esta edição, cerca de 40% dos expositores confirmados estarão participando pela primeira vez da feira. Uma mistura de inovação e experiência de marcas que acompanham o evento desde as primeiras edições. “Diante do momento econômico, que ainda está se reabilitando, o mercado turístico precisa se reinventar. Nesse sentido, cabe ao expositor apresentar novos elementos. E para o FESTURIS é importante um grupo de novos expositores que vêm para diversificar a oferta de produtos e serviços. Por outro lado, temos a manutenção de grandes players, comprovando a efetividade dos negócios gerados na feira”, disse o CEO de FESTURIS, Eduardo Zorzanello. ESPAÇO WEDDING As transformações no mercado são constantes e exigem sensibilidade das empresas e profissionais que trabalham com o Turismo. Pensando nisso,…

Parahyba 434 anos
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

João Pessoa em seus 434 anos tem convivido de forma peculiar com todas as suas épocas. Desde Filipéia de Nossa Senhora das Neves e Frederica, quando ainda embrionária em meio ao processo de colonização portuguesa e período holandês, até a Parahyba (até 1930) e João Pessoa, que é hoje. A capital de todos os parahybanos é uma das cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida, só isso explica seu boom imobiliário. Possui um dos patrimônios históricos mais ricos do Brasil, suas praias são majestosas, quer seja aquelas onde o frisson existe, ou mesmo as mais discretas, com pouco movimento, exclusiva para aqueles que querem tomar um banho tranquilo e curtir o sol, que aqui, aliás, nasce primeiro. João Pessoa recolhe belezas naturais e históricas que seus amantes devem conhecer. Recentemente fizemos uma visita com uma turma de alunos da Serra da Borborema e fizemos o seguinte roteiro: Fomos direto ao belíssimo Centro Histórico. A primeira parada foi o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Na visita, conhecemos o acervo documental do Instituto, a coleção museológica, a Biblioteca Irineu Pinto e a Seção de Obras raras, onde estão os Arquivos Privados que pertenceram a ilustres paraibanos. O IHGP foi fundado…

Cotidiano, Cor e Ritmo
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

Estando na capital da Parahyba, não perco a oportunidade de estar em seu berço, o Centro Histórico, fonte inesgotável de inspiração poética, antropológica, histórica; ímpar é sua riqueza arquitetônica circunscrita em uma geografia repleta de latíbulos sentimentais cuja semântica é intima de cada caminhante, de cada observador; corações que pulsam na malha urbana da terceira capital mais antiga da terra brasilis. Após participar de uma mesa redonda no curso de graduação em Arquivologia da minha querida UEPB, discutindo aspectos dos estudos paleográficos, batemos um papo com professores e alunos do curso até o horário do almoço. Daí peguei uma carona do Cristo Redentor até um restaurante nas proximidades da Lagoa, mas o que me saciou mesmo foi atravessar a calçada e tomar um banho nas poeiras do tempo em uma visita ao Sebo Cultural, aquele refúgio aconchegante e sombrio onde as almas de escritores e bibliófilos bailam e enfeitiçam, nos atraindo para as estantes, descortinando livros preciosos e dedicatórias históricas como do amigo historiador José Octávio que em 1983 dedicou ao saudoso Átila Almeida, seu livro ‘José Américo e a cultura regional’ “em homenagem a seu labor pela cultura, com admiração…”, pensei: como essa obra foi descolada do rico acervo…

Jeep Renegade Trailhawk turbo Diesel, 4×4
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

O dia nasceu e eu tinha uma agradável missão para realizar: o test-drive de avaliação da versão modificada – nova frente entre outros detalhes – do Jeep Renegade Trailhawk turbo Diesel, 4×4, automático, líder de vendas entre os SUVs desde Dezembro de 2018, pelo quinto mês consecutivo. Escolhi Petrópolis, a cidade imperial, para o teste de estrada e lá fomos serra acima, em meio a belos panoramas, eu e meu produtor de vídeo, Hernane Cardoso, responsável pela filmagem do vídeo para o canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, onde pode assistir o desempenho e características do Renegade. Na volta, aproveitei o belo panorama do Parque do Flamengo, no Rio, para fazer mais umas fotos. A entrada no Renegade é prazerosa, a altura do carro é de SUV e oferece uma visibilidade privilegiada na direção, o interior tem acabamento premium de excelente qualidade, bancos em couro confortáveis, o painel e a forração das portas livres de plásticos, cobertos com um produto emborrachado, maleável, e o teto claro criam um ambiente agradável. Produzido na fábrica da Jeep, em Goiana (PE), o Renegade Trailhawk está equipado com um motor Multijet 2.0 turbo diesel de 170 cv a 3.750 rpm, com um torque…

Fampress a Roliúde Nordestina
Agosto/2019 / agosto 27, 2019

Cerca de 30 jornalistas paraibanos participaram de Fampress a Cabaceiras, a nossa Roliúde Nordestina, no fim do mês de maio para experimentarem in loco as belezas do Cariri paraibano. Recepcionados pelo vice-prefeito do município, Ricardo Aires, a equipe jornalística visitou a sede do município, a sede da Cooperativa dos Capribovinocutores de Cabaceiras e região, que produz leite e derivados a base do leite de cabra, o curtume Arteza o Lajedo e a Pousada Pai Mateus. Confira: Messina Palmeira Jornalista