F E S T E J O S J U N I N O S
Junho/2019 / junho 9, 2019

Estamos vivenciando, mais uma vez, o mês de junho, que no Nordeste tem um significado todo especial. Aqui se comemora em toda a região os festejos juninos alimentados pelo forró – música autêntica nossa – numa confraternização geral em que se homenageia os populares santos católicos: Santo Antônio (o casamenteiro); São João, o anunciador da chegada de Jesus, e São Pedro, o primeiro Papa e padroeiro dos pescadores. Campina Grande, com o maior São João do Mundo, na nossa Paraíba, e Caruaru, com a sua grande estrutura festiva, em Pernambuco, lideram esses eventos atraindo milhares de turistas tanto do Nordeste, como do Brasil e do mundo. Isso alavanca toda a cadeia turística, fazendo com que a alegria procurada pelos visitantes desencadeie um processo de movimentação da economia local, gerando empregos, renda e outros benefícios. Porém, há uma constatação real de que essa época junina de festas e participação popular deságua também nos municípios nordestinos de médio e pequeno porte uma movimentação intensa e proveitosa. O forró pé-de-serra, autêntico e vibrante atrai para todos os cantos gente de perto e de longe. Apesar de todas as provações por que passam, os nossos conterrâneos dão uma demonstração de que a vida é…

Bananeiras,
Junho/2019 / junho 9, 2019

roteiro turístico no brejo da Paraíba Bananeiras é uma cidade paraibana que está situada na região do Brejo Paraibano, a 130 Km de João Pessoa, capital do estado, ligada por boas estradas asfaltadas. Situada a aproximadamente a 552 m acima do nível do mar, apresenta clima temperado com temperaturas oscilando entre 12° a 31°. A sua história teve início na segunda ou terceira década do século XII Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo maior do Nordeste, no século XIII até o ano de 1923 quando ocorreu uma praga na lavoura, contaminando os cafezais. Hoje cultiva-se mais a cana de açúcar e bananas. As casas do período colonial do centro histórico constituem patrimônio arquitetônico tombado pelo IPHAEP. O município de Bananeiras integra a rota turística do circuito do frio. Durante o ano inteiro é visitada por turistas de todo o Nordeste e vários estados brasileiros que se encantam com as belezas naturais, as tradições culturais, com festas regionais e uma culinária de dá agua na boca. Nas últimas décadas a cidade cresceu muito atraindo diversos investimentos turísticos, instalações de vários hotéis e pousadas, além de condomínios luxuosos. O Condomínio Águas da Serra é dotado de…

VIVA A POLÍTICA DE CÉUS ABERTOS
Junho/2019 / junho 9, 2019

Começam a chegar as boas notícias tão esperadas pelo setor de turismo. Parece que a política de céus abertos está valendo. É parte de uma série de medidas para modernizar o setor de aviação comercial brasileiro, abandonando-se o velho sistema de cartório que impediu que ele crescesse mais e se modernizasse. Com capital estrangeiro, controlada pelo grupo Globalia, que realiza voos internacionais entre o Brasil e países europeus, tem sede em Palma de Maiorca, Espanha, e foi a primeira a ser aprovada pela ANAC para operar no mercado doméstico brasileiro, logo após entrar em vigor, agora sacramentada pelo Congresso como lei, a Medida Provisória que acabou com a reserva do mercado para as empresas aéreas aqui estabelecidas. Há muito tempo organismos de defesa do consumidor pregavam a necessidade de se abrir o mercado brasileiro de aviação doméstica, pleitos que eram secundados por empresas aéreas do exterior, sendo a mais conhecida uma realizada há quase 10 anos pela chilena LAN CHILE, depois chamada apenas LAN e hoje fundida no grupo LATAM, que chegou a realizar no Brasil um seminário para divulgar as vantagens de uma política de céus abertos e pleitear sua adoção entre nós. Este grupo absorveu a antiga TAM,…

FATOS
Junho/2019 / junho 9, 2019

ALERTA inicio de invasão No Bairro da Penha, a vegetação de sustentação da barreira aos poucos está sendo desmatada, em continuação ao habitual manejo dos invasores. O processo com a cerca, em seguida, utilizando a sutileza para não chamar a atenção, desmatam, limpam, e em seguida, ocupam o terreno. Em um dos terrenos, acamparam com um carro velho, e em outro, colocaram dois contêineres. Na mais recente invasão, colocaram tijolos e demarcaram a escavação do alicerce. As invasões estão acontecendo na reserva de mata atlântica, na Avenida que dá acesso ao povoado entre a entrada e a Praça da Santa, Nossa Senhora da Penha. No Altiplano, próximo à comunidade instalada na ruína de um Hotel, 80% da cerca de proteção foi arrancada, e boa parte da vegetação de proteção da barreira entre a Avenida e a barreira já foi retirada. Esses invasores são especializados nesse tipo de ação, pois quando menos se espera estão instalados. Precisa de punho de ferro para mudar A população espera do Presidente Bolsonaro uma política mais enérgica para poder fazer o Brasil decolar. Acreditamos que não seja impossível, mesmo porque, os que estão tentando atrapalhar o governo são justamente os que têm implicações na justiça….

BARRETOS
Junho/2019 / junho 9, 2019

A cidade dos rodeios e muito Turismo Nesta edição vamos começar pelo início da organização dos rodeios idealizados pelo Clube Os Independentes. Localizada a 425 km de distância de São Paulo, Barretos encanta pelas inúmeras atrações turísticas e a sua famosa Festa do Peão, que atrai turistas de todas as partes por ocasião da realização em agosto de sua tradicional competição. RECINTO PAULO DE LIMA CORREIA – Situado na Praça Nove de Julho, inaugurado em 1945, servindo de palco para as grandes exposições agropecuárias. É uma obra arquitetônica de beleza única. O recinto foi escolhido pelo Clube Os Independentes para ser o palco da Festa do Peão desde 1956 até 1984, sendo então o berço do rodeio brasileiro. PARQUE PEÃO DE BOIADEIRO DE BARRETOS – Inaugurado em 1985, o Parque Peão de Boiadeiro de Barretos, o popular Barretão, foi construído numa área de mais de dois mil metros quadrados destinado a tradicional realização da Festa do Peão de Barretos. A infraestrutura é moderna. Dentre os inúmeros itens proporcionados por essa obra encontramos: Área para Feira Comercial, Estacionamento para dez mil veículos, Berrantão, Rancho Peãozinho, área de camping, Rancho Queima de Alho, Fazendinha, Hípica e o Estádio Polivalente de rodeio, com…

FORTALEZA DOS REIS MAGOS, IMPORTANTE ROTEIRO TURÍSTICO DE NATAL
Junho/2019 / junho 9, 2019

A beleza histórica do Forte dos Reis Magos O Forte (ou Fortaleza) dos Reis Magos foi – e é – o marco inicial da história da cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte. O Forte foi fundado em 25 de dezembro de 1599. Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, em 06 de janeiro de 1598, dia dos Santos Reis Magos, segundo o calendário católico. A Fortaleza dos Reis Magos é o mais importante “point” turístico e cultural de Natal, a capital Espacial Brasileira, e é uma edificação militar histórica. Desde os recentes Governos de Rosalba Ciarlini e Robinson Farias, a Fortaleza dos Reis Magos esteve estagnada, abandonada, e depois, paulatinamente sendo recuperada. A atual governadora Fátima Bezerra (natural da Paraíba) garante que as instituições históricas e culturais serão literalmente revitalizadas para proporcionar bem estar aos turistas e aos nativos. ROTEIRO HISTÓRICO No contexto da Dinastia Filipina, quando da conquista do litoral Nordeste do Brasil, então ameaçada por corsários franceses que traficavam o pau-brasil, a barra do Rio Grande do Norte foi alcançada por tropas portuguesas, sob o comando do Capitão-Mor da Capitania de Pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem, com ordens para iniciar…

A Paraíba se veste para as festas juninas
Junho/2019 / junho 9, 2019

Iniciando mais uma temporada junina, a Paraíba se enfeita para receber turistas do Brasil e do mundo. No ano do centenário de Jackson do Pandeiro, muitas cidades irão homenagear o Rei do Ritmo. Das festividades, a maior delas é o Maior São João do Mundo, que será realizado pela 37ª vez em Campina Grande. Seu início será dia 7 de junho e animará a noite no Parque do Povo atrações como Os três do Nordeste, Ivete Sangalo e Genival Lacerda. O encerramento será dia 7 de julho com Marília Mendonça e Niedson Lua. Mas não é só o Parque do Povo, o quartel general do forró, que concentra os festejos de Campina, há na cidade outros polos como a Vila do Artesão, a Vila Junina, a Vila Sítio São João, Galante, São José da Mata, Casa de Cumpade, Fazenda Santana, os clubes privados e muito mais. Em Cajazeiras, o Xamegão irá receber as festividades juninas de 22 a 28 de junho com atrações como Bonde do Forró, Chico Amaro e a jovem Eduarda Brasil, além de casamento matuto e festival de música junina. No Cariri teremos a 21ª Festa do Bode Rei (31 de maio a 2 de junho), além…

Onix
Junho/2019 / junho 9, 2019

Onix, o Lewis Hamilton do ranking de vendas de carros no Brasil, na versão Activ Automático é a nova opção da Chevrolet. O hatch é um carro confiável, com um motor de longa duração e recebeu 3 estrelas de segurança da Latin NCAP. É relativamente econômico e confortável e tem bom acabamento e olha para você com ar de aventureiro. Custa R$ 67.690, mas é bom ficar de olho nas promoções Quem não conhece o Onix? Ohatchque colocou a Chevrolet na liderança nacional de vendas no País, o compacto que caiu no gosto e na preferência dos brasileiros, a despeito de seus concorrentes – de que mantem uma significativa distância há dois anos – possuírem alguns atraentes acessórios a mais. Me arriscaria a comparar o Onix a um piloto de F1 que sai na pole e não larga mais a ponta da corrida, tipo um Lewis Hamilton do mercadoautomotivo brasileiro. Apesar de ser mais caro do que a versão LTZ, a mais luxuosa (R$ 59.190), o OnixActiv chama sem dúvida logo a atenção de quem está de olho no modelo. A Chevrolet transformou o Activ não em um off-road, mas deu-lhe uma cara de aventureiro. Colocou nas rodas aro 15”os…

Árvores contam histórias
Junho/2019 / junho 9, 2019

Em nome da história, fizemos um apelo para a não derrubada de uma árvore, uma cajarana histórica localizada na zona leste de Campina Grande e que muito tem a dizer sobre a história do lugar. O pedido feito nas páginas do jornal A União surtiu efeito e a sensibilidade do construtor de um condomínio residencial fez com que a centenária árvore, a sentinela da Rua Santo Antônio (antiga Ruinha), permanecesse dando o ar da sua graça para os moradores da região que também contam com o Pé de Tambor, este tombado por uma lei municipal e que há décadas serviu (e serve!) de abrigo para populares. Após a súplica, recebi uma série de informações de leitores chamando-me a atenção para outras árvores históricas, vejamos: A amiga escritora Natércia Suassuna, além de me saudar pela ideia de preservação da árvore, dá conta de que em sua terra natal, Catolé do Rocha, existe uma centenária cajaraneira no antigo prédio Leão XIII, que já foi abrigo de beatas, colégio, hospital e sindicato e que hoje abriga o Centro de Catequese e Pastoral Leão XIII. Ainda frutificando, a cajaraneira tinha a companhia de uma tamarineira (não mais existente), palco de brincadeiras de crianças e…