B A L N E Á R I O C A M B O R I Ú
Março/2019 / março 5, 2019

Considerado o maior centro turístico de Santa Catarina, o Balneário Camboriú fica localizado no litoral norte daquele estado e é visitado todos os anos por centenas de milhares de turistas, tanto do Brasil como do exterior. Isso ocorre pelo fato de que o famoso Balneário oferece a todos os que o visitam, atrações das mais diversas e prazerosas, como os quase sete quilômetros de praia em sua região central, apreciada de modo especial pelos turistas argentinos que se deleitam em suas areias e águas do atlântico sul. E, os que amam a natureza de maneira exótica, podem curtir intensamente o primeiro reduto naturista oficial do Brasil, desde 1986, na Praia do Pinho. Todavia, uma das principais atrações de lá, continua a ser o Parque Unipraias que é um marco no turismo da cidade, localizado numa área de Mata Atlatântica de cerca de 80 hectares, com quiosques, bares, auditório, arvorismo e trilhas ecológicas, entre outras opções do local. O Unipraias engloba um conjunto de bondes teleféricos que une as Estações Barra Sul, da Mata Atlântica e da praia das Laranjeiras, outro local paradisíaco que deslumbra os turistas. Outro passeio singular é a visita ao alto do Morro da Cruz no bairro…

Cabaceiras
Março/2019 / março 5, 2019

A “Roliúde Paraibana” Gosto de viajar e conhecer regiões turísticas. Fui com a família passar um final de semana em Cabaceiras. O município é uma das atrações turísticas da Paraíba, está localizado a 180 quilômetros (Km) de João Pessoa e integra a microrregião do Cariri, no Planalto da Borborema. Ficamos hospedados no Hotel Fazenda Pai Mateus, distante 19 quilômetros da sede da cidade e 65 de Campina Grande- PB. Situada no semiárido paraibano, tem um clima que se assemelha do deserto, com o menor índice pluviométrico brasileiro. As características do relevo são predominantemente formadas por rochas, maciços com gigantescos blocos de granito, e uma vegetação com árvores típicas da região. Cabaceiras é conhecida nacionalmente por cineastas, praticantes do ecoturismo e os amantes da fotografia. O escritor e jornalista Wills Leal, membro da Academia Paraibana de Cinema é o criador da Roliúde Nordestina, um gigantesco e vistoso letreiro copiado de seu similar da Califórnia (Hollywood) erguido em um morro próximo a zona urbana do município. O inquieto Wills foi também o idealizador da festa do Bode Rei; evento que cresce anualmente com grande fluxo de turistas de todo nordeste. A cidade é a capital brasileira do bode, animal muito adaptado a…

FATOS
Março/2019 / março 5, 2019

Ter Ética provoca protesto de políticos O Brasil foi muito bem representado no fórum internacional da Suíça. O nosso presidente, com sua postura patriota, de um representante digno do povo que o elegeu, dispensou certas formalidades e não surrupiou o nosso suado imposto com mordomia. Nas palestras, ofereceu ao mundo dos negócios condições para os empresários investirem no Brasil, e comentou que estuda junto ao seu ministério, metas viáveis para a segurança nacional, educação de qualidade e na área da saúde. Outra preocupação do Presidente é sobre a corrupção que os antecessores permitiram que chegasse aos extremos. Embora, tenha cumprido a missão com custos reduzidos, a parte podre da política criticou. Já para a Câmara dos Deputados Federais, infelizmente, as urnas não satisfizeram a vontade popular. Tanto que as redes sociais apelaram na tentativa da renovação na casa, para banir os profissionais que ocupavam os assentos. Foi inútil, e já começamos a pagar pelo erro. O profissional da politicagem, Rodrigo Maia, que segundo informações, (seria bom verificar o parentesco sobre que idade se aposentou) ele insinuou que devemos trabalhar até os 80. Rodrigo Maia é um dos improdutivos, que custa hoje aos cofres públicos mais de 300 mil reais com…

AVIAÇÃO DESCONECTADA
Março/2019 / março 5, 2019

Uma das carências básicas do turismo brasileiro, ocupando lugar ao lado da segurança pública, é a conectividade aérea, que isola áreas importantes dessa atividade impedindo-a de uma expansão mais rápida no aproveitamento das potencialidades que ali existem. Recentemente o jornalista Jefferson Severino noticiou em seu blog que perdeu 12 horas para ir de Recife até Florianópolis, sua cidade, com as chamadas conexões. Impor 12 horas de viagem para um percurso que o avião realiza em 3 horas me parece o fim do mundo. E o problema é antigo, apontado em mais de 3 décadas por líderes do trade e por autoridades, cujas propostas de solução nem são levadas a sério, porque o paquiderme oficial tem ouvido deficiente e custa muito a se mover. Medidas simples poderiam ser adotadas. Por exemplo, a frota de nossas empresas é formada por aviões muitas vezes inadequados, comprados por falta de competência gerencial. Adotou-se o critério, baseado em estudos da Boeing para os mercados dos Estados Unidos e da Europa, de que uma aérea precisa de aviões de pelo menos 150 assentos para ter rentabilidade. Resultado, elas vêm dando com burros nágua por não pensarem com suas cabeças. O caso da AVIANCA é típico e…

SÃO ROQUE
Março/2019 / março 5, 2019

A TERRA DO VINHO EM SÃO PAULO E SUAS ATRAÇÕES SÃO ROQUE foi fundada em 16 de agosto de 1637 por Pedro Vaz de Barros. O nome São Roque origina-se da devoção de seu fundador por este santo. Atraído pelos encantos da região, Pedro Vaz estabeleceu-se com a família e cerca de 1.200 indígenas as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim o cultivo de trigo e uva. Mais tarde, imigrantes italianos e portugueses cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na “Terra do Vinho” Situada a apenas 60 km da Capital e servida por duas grandes Rodovias – Castello Branco e Raposo Tavares, a cidade oferece aos seus visitantes muitas opções de lazer com ar puro, muito vinho e tranquilidade. PONTOS TURÍSTICOS – CULTURA, HISTÓRIA, ECOLOGIA E LAZER Igreja Matriz – Revela linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte, bem como seus vitrais em etilo mosaico. Morro do Cruzeiro – No local está localizada uma Cruz e a imagem da padroeira da cidade de São Roque. No mês de julho é realizada importante novena que atrai centenas de fiéis. Casa Grande e…

ABRAJET RN NA COMISSÃO DE REFORMA DO REGIMENTO INTERNO DO CONETUR
Março/2019 / março 5, 2019

Literalmente produtiva a primeira reunião da Comissão de Alto Nível que analisa a reforma do Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte – CONETUR. Os membros e as entidades integrantes da Comissão da reforma do Regimento Interno do Conetur, são: Decca Bolonha e Francisco Câmara Junior (Sindetur); Mércia Motta e Pedro Teixeira (Setur RN); Liszt Coutinho Madruga (Abrajet RN); Andrea Virginia Dantas (Ufrn); Maurício Cavalcanti (Coopbuggy); Luiz Tiago Manoel (Polo Costa das Dunas); e Edson José de Lima Junior (Singtur), Flávio Felipe de Souza (Porto do Mangue). Não compareceram a reunião: Pólo Costa Braca e Coopbuggy. A próxima reunião da Comissão que analisa a reforma do Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte será realizada no dia 12 de março próximo, a partir dás 9 horas, no mesmo local. RN RECEBEU AGENTES DE VIAGENS EM CUIABÁ NA CAMPANHA DA AZUL VIAGENS A cidade de Cuiabá, Mato Grosso, recebeu (dia 19/2) agentes de viagens, no workshop da campanha de vendas da empresa aérea Azul Viagens em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande…

SERRINHA DOS PINTOS
Março/2019 / março 5, 2019

SEDIOU A PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO REGIONAL DE TURISMO POLO SERRANO A primeira reunião dos Conselhos Regionais de Turismo do Rio Grande do Norte ocorreu na manhã do dia 19 deste mês com o Polo Serrano, no município de Serrinha dos Pintos/RN, na sede da prefeitura municipal. As reuniões vão até o fim do mês de fevereiro de 2019, contemplando os cinco Polos do Rio Grande do Norte. Na pauta foi debatida a apresentação da portaria do Ministério do Turismo, que trata sobre o remapeamento turístico dos municípios, e traz as novas regras para os municípios que desejarem compor o Mapa do Turismo; também foi apresentado o funcionamento do Cadastur; a exposição do calendário de participação em eventos turísticos da Secretaria de Turismo do Rui Grande do Norte – Setur/RN e Emprotur e também a apresentação do calendário de eventos que irão ocorrer nas cidades do Polo Serrano. A implementação da sinalização turística do Polo Serrano, que está em andamento com recursos do Banco Mundial através do projeto Governo Cidadão, também foi discutida. A previsão de término da sinalização acontece em março deste ano. A secretária de turismo do RN, Ana Maria da Costa; a subsecretária de turismo, Solange Portela…

O QUE SERÁ DO AEROPORTO INTERNACIONAL CASTRO PINTO?
Março/2019 / março 5, 2019

Está previsto para o dia 15 de março o leilão de concessões de 12 aeroportos brasileiros, dentre eles os aeroportos de quatro capitais nordestinas – Aracajú (SE), (Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e de duas grandes cidades do interior do Nordeste – Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Governo Federal estima uma arrecadação mínima de R$ 219 milhões com o leilão dos 12 terminais. Esse valor deve ser pago à vista e ao longo da concessão ainda devem ser pagos R$ 2,1 bilhões em outorga. Essa ânsia do Governo Federal em querer repassar os aeroportos para a iniciativa privada pode inviabilizar alguns campos de pouso e até reduzir a malha aérea nordestina. Embora a maioria deles tenham registrado crescimento no volume de passageiros, o temor é que o grupo vencedor do Nordeste não queira investir nos aeroportos de menores portes e assim, decretar a redução das ofertas de voos ou até mesmo seu fechamento. No ano passado, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) recomendou, em sua 74ª assembleia geral em Sydney, na Austrália, “cautela” aos governos que planejam privatizar aeroportos ou transferi-los por…

RORAIMA está sobre o domínio internacional
Março/2019 / março 5, 2019

As duas semanas em Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente, mas chegando em Boa Vista (RR), não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui. Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros, até pessoas com um mínimo de instrução. Para começar, o mais difícil de encontrar por aqui é um roraimense. Para falar a verdade, acho que a proporção é de um roraimense para cada 10 pessoas. Há gaúchos, cariocas, cearenses, amazonenses, piauienses, maranhenses, etc. Portanto, falta identidade com a terra. Aqui, não existem muitos meios de sobrevivência. Ou a pessoa é funcionária pública (e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura, é claro), ou a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do governo. Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, e daí descontam-se os rios e as terras improdutivas que são muitas, para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades. Na única rodovia que existe em direção ao…

Pernambuco Fez Bonito
Março/2019 / março 5, 2019

Escolhido pela primeira vez para sediar a convenção da operadora de viagens CVC, Pernambuco fez bonito na divulgação dos destinos turísticos do Estado durante o evento. Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, diversas ações foram realizadas para surpreender os profissionais da empresa, responsáveis por venderem o Estado, em especial o destino Porto de Galinhas, o quinto do ranking da operadora. A convenção contou com cerca de duas mil pessoas, entre franqueados da CVC do Brasil e outros profissionais de turismo. Porto de Galinhas, destino preferido dos visitantes que vêm a Pernambuco, serviu de sede para o Estado mostrar também as belezas de Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Gravatá, Caruaru e Petrolina. O direito do usuário da Zona Azul Artigo 37, § 6º da Constituição Federal: “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (…) § 6º – “As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado, prestadoras de serviços públicos, responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o…