A Q U E C E R O T U R I S M O
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

O desenvolvimento mais intenso e planejado do turismo em nosso país deverá ser uma das medidas imediatas a serem adotadas pelo novo Presidente do Brasil, a partir de janeiro de 2019. Isso é compreensível pelo fato de que o turismo tem a possibilidade de, a curto prazo, incrementar as dezenas de atividades que interagem nessa área, alavancando mais empregos e consequentemente a economia. Como é sabido, o Brasil tem um potencial turístico bastante diverso e atraente, em todas as suas cinco regiões, tanto para o turismo interno como para o turismo receptivo de estrangeiros. Hoje, o número de turistas estrangeiros que visitam nosso país, se comparado com outros países, é inexpressivo. Enquanto que aqui recebemos no ano passado menos de 6 milhões de turistas de fora, outros países chegam a nos fazer inveja com o número de milhões de pessoas que vão para lá todos os anos. Para citar apenas alguns, lembro logo a França que, com uma população de menos de cinquenta milhões de habitantes, recebeu em 2018 cerca de 87 milhões de turistas estrangeiros, sendo que só a cidade de Paris recebeu quarenta milhões desse total. A Espanha não deixa de se destacar também pelos milhões de turistas…

OS MUSEU DA TAM VAI REABRIR ANO QUE VEM
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

Fechado há quase três anos pela insensibilidade da LATAM em preservar parte importante da aviação brasileira, o Museu Asas de um Sonho, de São Carlos, em São Paulo, deverá ser reaberto no segundo semestre de 2019, em um prédio cedido pelo CTA, em São José dos Campos, graças aos esforços do fundador da EMBRAER, o ex-Ministro Ozires Silva e um grupo de aficionados da atividade, entre os quais o Comandante João Amaro, seu co-fundador junto com o comandante Rolim Amaro, cujos esforços resultaram na criação daquele importante museu. As negociações estão avançadas, revelou fonte da Prefeitura da capital da indústria aeronáutica, São José dos Campos, e a decisão depende ainda da equação dos custos para a preparação e instalação do prédio e a transferência do acervo do antigo museu, que está 300 quilômetros distante de onde ficará. A mudança exige um planejamento complexo de logística dado os cuidados a serem dispensados a um patrimônio muito valioso, composto de aeronaves raras como o que a TAM conseguiu reunir. Comuns na Europa e nos Estados Unidos, os museus de aviação são considerados parte importante da cultura mundial de mobilidade, como atestam os similares existentes na Alemanha, na França e nos Estados Unidos,…

FATOS
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

O Brasil é nosso, respeite Tem um ditado popular que diz: Política, futebol e religião não se discute. É, também acho, mas, entender o motivo de certo fanatismo pelo mal, pelo indecente, pelo desmoralizado “pelo lado podre da política” é estranho e inconcebível. A boa postura induz a pessoa de bom censo a uma avaliação dos candidatos, se informando, por exemplo, se estes mesmos, tiveram bons serviços prestados, se não foram envolvidos em falcatruas, quais ações beneficiaram a população, etc. A política gerida com delinquência causa prejuízo; o político nada produz ao ser escolhido através do voto, ou seja: coloca o candidato, se eleito, na função de empregado mas, não reconhece. Ao assumir a cadeira, lança mão do poder e é esse poder que faz a diferença: o município, o estado ou o país, desenvolve ou quebra, com a administração pública. Podemos citar vários exemplos dos que faliram: a Venezuela, a Bolívia, Cuba e muito próximo de entrar em falência; o Brasil, e os que crescem, que desenvolvem como os EUA e outros tantos da Europa. As responsabilidades dos Poderes são importantes: o Legislativo no caso de lealdade perante a pátria, criam leis para o benefício da nação, consequentemente refletiria…

TURISMO DE PRAIA
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

Algumas das atrações turisticas dos Municípios Do Litoral Sul de São Paulo Nesta edição abordaremos algumas atrações turistas das belas praias dos municípios localizados no Litoral Sul de São Paulo GUARUJÁ – Localizada a 86 km de São Paulo. Boas praias, boas opções de lazer. Guarujá atrai turista o ano todo pelo seu amplo leque de praias, 27 no total, além de uma boa infraestrutura de lazer, com bares, restaurantes, shoppings, hotéis e casas noturnas. As areias das praias mais famosas, como Pitangueiras e Enseada, ficam lotadas, enquanto os surfistas curtem boas ondas na praia do Tombo (Bandeira Azul). Quem busca mais tranquilidade pode conferir as praias do norte; Branca, Preta, Pinheiro, Iporanga e São Pedro. Guarujá é também o maior centro de serviços náuticos do Brasil. ITANHAÉM – Fica a 155 km de São Paulo. História, festas, praias… Fundada em 22 de abril de 1532, a segunda cidade mais antiga do Brasil preserva importantes monumentos históricos, como a Matriz de Sant’Anna e a Casa de Câmera e Cadeia, na Praça Narciso de Andrade, e o Convento Nossa Senhora da Conceição, no alto do Morro do Itaguaçu. Na Casa de Câmera e Cadeia, que abrigou a Cadeia e a primeira…

Encontro Brasileiro de Agentes de Viagens
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

A REVISTA RECEPTIVA de Bento Gonçalves (foto), Rio Grande do Sul, em parceria com o DALL `ONDER GRANDE HOTEL estarão recebendo no período de 04 a 08 de novembro próximo, os agentes de viagens, operadoras de turismo, e jornalistas do trade turístico brasileiro e além fronteiras brasileiras, para o evento denominado de Encontro Brasileiro de Agentes de Viagens. Será um encontro para ficar na história. Com Lançamento da 1ª Polenta Amiga, dia 04 de novembro, “coisas de gringo”, com a culinária Italiana de um jeito diferente. TURISMO DE NEGÓCIOS E LAZER Passeios com conhecimento e reconhecimento dos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi – encravados na mirabolante Serra Gaucha, de uma forma que você nunca viu. Workshops com o principal do Turismo de Negócios e de Lazer da região, mostrando o que existe de melhor para bem receber visitantes de todo país – e além fronteiras brasileiras, tanto para lazer como para negócios. Passeios nos principais roteiros turísticos e ainda uma Palestra Motivacional para você sair motivado a vender cada vez mais. Toda programação terá um “Gran Finale” e uma super festa open bar, com o DJ, no dia 7, para marcar o encerramento das comemorações dos 10 anos da…

Quinta foi dia da Feira
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

Em Campina Grande sábado é dia de feira sim senhor, mas a quinta também tem ‘feira’ e esta, especialmente (27/Set/18), dia de São Cosme e São Damião, dia do Turismo e do Turismólogo foi bem animada na tradicional Feira da cidade, isso porque faz exatamente um ano que nossa maior Feira, a ‘Feira das Feiras’foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Então o IPHAN, a Prefeitura Municipal e os feirantes organizaram um evento que pudesse celebrar esse aniversário, abraçando simbolicamente o seu mercado. A Feira é por si só um caldeirão cultural e histórico e a de Campina Grande é ainda mais por seu caráter regional e por sua história estar umbilicalmente ligada a história da cidade. Lugar de sociabilidade e identidade cultural de nosso povo expressa em traços que dão toda uma estética singular: tortuosa entre tabuleiros, aformoseada com as curvas sem fim, ora de frutas, verduras, alguidares, cabaças e rodas dos incansáveis carros de mão, tudo sob um céu multicor de rendas, cores, suor, desejos e muita labuta. Fui conferir esta comemoração que teve concentração e início no mosaico de pedras portuguesas ao lado de nossa Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E sob suas bênçãos, a Filarmônica Epitácio…

Retrato do descaso
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

Será que chegamos ao fundo do poço? Há quem aposte que não. Iniciamos a nossa semana da pátria perdendo um dos maiores tesouros de nossa terrabrasilis, ardeu nas chamas do descaso o Museu Histórico Nacional, detentor da quinta mais importante coleção museológica do mundo, prédio onde foi assinado nossa primeira constituição, onde foi instalado o segundo telefone do mundo, onde viveu a família imperial, onde se faz ciência com suas 6 pós graduações e justamente no ano em que completava dois séculos. E o que podemos refletir com tudo isso? O incêndio que emudeceu o mundo na noite do último domingo é o reflexo do descaso total com nosso patrimônio cultural e com a nossa cultura, é uma demonstração da falência de nossa memória coletiva, é o atestado da inexistência de uma política pública que possa garantir a preservação de nosso patrimônio e do que nos é mais sagrado que é a nossa história.O que deixaremos como legado patrimonial para as futuras gerações? Já na segunda feira pipocou nas redes sociais patrimônios históricos de centenas de cidades brasileiras que estão relegados ao descaso, muitas pessoas começaram uma onda de denúncias da atual situação de prédios históricos, museus e arquivos;muitas são…

Um bom serviço Xeniu’s
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

A Paraíba está sendo considerada, como um dos melhores destinos turísticos da América do Sul. Localizada no nordeste brasileiro, tem como referência o Ponto Extremo Oriental das Américas. A natureza caprichou nos seus atrativos; lindas praias, e uma orla com toda infra – estrutura necessária para atender bem a população e os visitantes, motivo pelo qual a ocupação de apartamentos residenciais, restaurantes, lojas e bons Hotéis e pousadas está visível e cresce a cada dia. Aproveitando seus encantos, o Hotel Xeniu’s que é localizado no início do Cabo Branco, é um marco nos bons serviços, apartamentos confortáveis, restaurante com cardápio variado de bons sabores, e o atendimento Vip, comum nos serviços paraibanos. Os proprietários estão sempre inovando para melhor acomodação dos hóspedes. O último investimento foi na compra de várias bicicletas, uma oportunidade para o nosso visitante desfrutar dos encantos de nossas praias, pedalando e recebendo o sol e o vento da brisa do mar no rosto, além de ser um passeio super agradável é também saudável. ABAV 2018 Quem vem participando da ABAV há vários anos, observa que aquele que outrora era um mega evento, vê que ano após ano, está perdendo espaço para outros que estão apresentando um…

Cidade baianas mudam de classificação
Outubro/2018 / outubro 7, 2018

Ministério reclassifica municípios baianos – O Ministério do Turismo, através da Portaria 39/2017, reclassificou municípios da Bahia no ranking do turismo, que passam pelas categorias A á E. No total, são 150 municípios baianos classificadas entre A e E, sendo quatro na classe A (Salvador, Porto Seguro, Cairu (com Morro de São Paulo) e Mata de São João (com a Praia do Forte). Outros 19 estão na categoria B, 31 na C, 85 na D e 11 municípios na E. Camamú rebaixado – Fundado em 1562 e situado na Baía de Camamú e às margens do Rio Acaraí, o município de Camamú, na Costa do Dendê, é ocupado por 36 mil habitantes e é porta de entrada para a Baía de Camamú, Taipú de Fora e Barra Grande. O Município desceu da categoria C para a D, apesar de haver registrado aumento de 40% no fluxo de turistas entre 2017 e 2018. Entre o final do ano passado e o Carnaval, recebeu mais de 150 mil visitantes. 17 municípios cresceram – Em contrapartida, a Bahia teve outros 17 municípios que registraram crescimento no período, com destaque para Lauro de Freitas, Mucugê, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas. No caso…