A NOSSA HISTÓRICA FORTALEZA
Março/2018 / março 11, 2018

A Fortaleza de Santa Catarina é um dos monumentos mais expressivos da história paraibana pelo que representou, desde a sua construção nos últimos anos do século XVI, o que permitiu aos portugueses obterem vitórias expressivas para a implantação e consolidação da Capitania da Paraíba. Localizada no estuário do rio Paraíba, à sua margem direita, ao lado do atual Porto de Cabedelo, estrategicamente localizada na entrada da barra do rio, o que proporcionou aos portugueses derrotar os invasores franceses e holandeses que pretendiam invadir a Capitania da Paraíba para conquistar a povoação de Felipéia de Nossa Senhora das Neves, berço da colonização da Paraíba. Também pela sua imponência e sua história, ela é considerada por vários historiadores como a mais importante da região nordeste. O seu conjunto arquitetônico contém 20 compartimentos, dentre eles a casa do Capitão-Mor, a Casa da Pólvora, 8 alojamentos de soldados, 4 alojamentos de oficiais, a Capela de Santa Catarina, um Paiol, dois túneis e um poço de água doce. Ela é toda cercada de paredões enormes, de grandes pedras e, na sua parte superior, ficavam instalados os canhões para uso na defesa contra os invasores, muitos deles ainda ali existentes. No governo de Frutuoso Barbosa –…

FATOS
Março/2018 / março 11, 2018

O Brasil deveria fazer o mesmo O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, no Paraná, foi escolhido para receber em Nova York, o troféu “Homem do Ano 2018”, da Câmara de Comércio Brasil-EUA. Sérgio Moro é um magistrado, escritor e professor universitário brasileiro, juiz federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba e professor de direito processual penal na Universidade Federal do Paraná. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, em 1995 fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná. Especializou-se em crimes financeiros e tornou-se juiz federal em 1996. Nesta função, trabalhou em casos como o escândalo do Banestado, a Operação Farol da Colina, e auxiliou a ministra Rosa Weber durante o julgamento do escândalo do Mensalão. Moro ganhou enorme notoriedade nacional e internacional por comandar, desde março de 2014, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, o qual, segundo o Ministério Público Federal, trata-se do maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro já apurado no Brasil, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e Odebrecht, entre outras. Em 12 de julho de 2017, condenou o ex-presidente Lula a nove anos e…

Turismo & Eventos
Março/2018 / março 11, 2018

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba- Abrajet-PB, por meio de sua diretoria, realizou Fampress a Gurinhém, durante o 1º Festival da Jaboticaba. O município, cujo prefeito é Cláudio Madruga, tem grandes atrativos turísticos, a exemplo da Serra do Catolé, destino que foi visitado pelos jornalistas. No Fampress, que aconteceu no mês de fevereiro, parte da mídia paraibana teve a oportunidade de se inteirar da programação do Festival da Jaboticaba, colher jaboticabas no campo, conhecer as potencialidades turísticas da região, visitar um sítio com plantação de orgânicos e degustar a rica e saborosa gastronomia local. Confira alguns momentos deste evento. No mês de março a Abrajet-PB realiza sua primeira reunião do ano. Na sala Manaíra, do Hotel Tambaú (foto), serão discutidos, dentre outros assuntos, um projeto que viabilize a primeira edição do 1º Fórum de Turismo da Região Nordeste. O casal mineiro Antônio Claret e Suely Calais curtiu merecidas férias na Itália. Na foto, eles estão em frente à Catedral de Santa Ágata, na Catânia. A festa de Santa Ágata, que acontece na cidade de 3 a 5 de fevereiro, é uma das maiores e mais famosas da Itália. O advogado e fotógrafo Osmar Santos realiza evento para…

Novidade na Adega do Alfredo
Março/2018 / março 11, 2018

A Adega do Alfredo, o mais antigo restaurante em atividade de João Pessoa, está se preparando para mudança de endereço. Uma mudança que será acompanhada com um novo visual, novo cardápio, mas, mantendo o estilo Clássico Português Internacional, que é tradição nos seus 40 anos de bom atendimento. O local escolhido foi à cobertura do LS Hotel, o primeiro hotel design da cidade, na Av. Ingá, número 92, bairro de Manaíra. Podemos dizer que é uma parceria “classe A”. O novo projeto do restaurante visa dar mais conforto em um ambiente sofisticado. Para deixar sua clientela mais à vontade, a direção garante que a equipe será a mesma, e que já está preparando o novo cardápio, dando preferência às exigências de sua clientela, com um formato mais contemporâneo, sem alterar a essência que é tradicional da casa. Vamos aguardar a chave-mestre abrir as portas dessa inovada casa de culinária portuguesa, para saborear os encantos culinários.   Waldir Martinez Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Liszt Madruga
Março/2018 / março 11, 2018

FÓRUM DE PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES DO COMÉRCIO DO BRASIL RN sediou o Fórum de Presidentes de Fecomércios do Brasil, e Marcelo Fernandes de Queiroz recebe Comenda do Mérito Comercial da Amazônia O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, recebeu, na sexta-feira (23) de fevereiro deste ano, grupo de presidentes e representantes de Federações do Comércio de vários estados do país para participar do Fórum de Presidentes de Federações do Comércio, que foi realizado no Hotel Serhs Natal, localizado na Via Costeira. O evento foi encerrado com um jantar no Hotel Holiday Inn, situado no bairro de Lagoa Nova, ao lado da Arena das Dunas, no qual o presidente Marcelo Fernandes de Queiroz foi homenageado com a Ordem do Mérito Comercial da Amazônia, que lhe foi outorgada em virtude do seu excelente trabalho que vem realizando à frente do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte. CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL O Fórum de Presidentes debateu temas ligados à gestão das entidades e seu relacionamento com a sociedade, além de analisar o cenário econômico nacional e seus reflexos nos estados e no trabalho das instituições. “Foi extremamente importante receber aqui quase duas dezenas de presidentes de federações do comércio do…