PUNTA DEL ESTE
Março/2018 / março 9, 2018

Um dos balneários mais procurados da América do Sul Localizado na Província de Maldonado, em sua capital no Uruguai, Punta del Este, distante 131,2 km de Montevidéu (cerca de 2 hs. de ônibus), considerado um dos balneários mais luxuosos e procurados da América do Sul, estará realizando de 10 a 15 de abril próximo o I Congresso Internacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. São esperados cerca de cem jornalistas especializados em turismo de todo Brasil e seus acompanhantes. Nesta edição abordaremos algumas atrações que não podem deixar serem visitados e que os jornalistas participantes do evento estarão lá para testemunharem e divulgarem para seus milhares de leitores. MUSEO – TALLER DE CASAPUEBLO – Obras arquitetônicas. Museus de arte. Aprovado como excelente por 63% de seus visitantes e por 28%, que acharam muito bom. Visita obrigatória. Fica em Punta Ballena, cerca de 13 km do centro do balneário. PORTO DE PUNTA DEL ESTE – Outro passeio imperdível, principalmente quem vai com crianças. O local é muito agradável, acesso fácil, tem vários restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, e por ali aparecem vários leões marinhos, focas e muitas gaivotas. MUSEO RALLI – Localizado numa das regiões…

Duas grandes artistas expõem na Casa da Pólvora
Março/2018 / março 9, 2018

No último dia 01 de março, chegou a João Pessoa, a artista Edna Cordeiro. Sayonara Brasil, recebeu e hospedou-a em JPA, onde ficará até o dia 16 do corrente mês. A expositora tem raízes fortes nesse estado. Viúva do saudoso Zé Cordeiro, recebeu o convite da artista Sayonara, onde teve o privilégio de conhecê-los durante uma Feira de Arte em Nova York. Tempos depois foi hóspede dos mesmos em Carcavelos, Portugal, onde pode contribuir para realização de dois eventos. A convite do Marcus Alves, as duas artistas irão fazer uma Exposição na Casa da Pólvora, onde os visitantes irão se deparar com novidades no mundo das artes que farão com que os olhos do telespectador se encante, sendo um motivo a mais para você sair de casa, rir e se divertir, pois arte é vida e alegria. Fica o convite a todos que participam do Caderno de Turismo, inclusive os leitores, acrescentou Sayonara Brasil. Ficha técnica: São 18 pinturas ao todo. A Exposição está acontecendo na Casa da Pólvora e ficará aberta ao público até o dia 15/03. São 12 telas na técnica óleo sobre tela de autoria de Edna Cordeiro, em tamanhos variados entre 0,30 X 0,40cm e 0,60…

Praia Deserta
Março/2018 / março 9, 2018

Depois de anos de pesquisa, há uma tendência comodista em que o pesquisador deve se esmerar em se afastar dela, é o fato de achar que não mais vai se surpreender com as coisas que irá ver daqui por diante. É certo que a experiência vai nos lapidando e nos dotando de um conhecimento cada vez maior naquela determinada área de estudo, mas esta não deve nos levar a soberba e sim ao profundo saber, o que fatalmente é conquistado quando se tem humildade de saber aprender sempre. Mas você leitor deve estar pensando: o que isso tem a ver com praia e ainda mais deserta? Vamos lá. Estive na última semana no município de Gurjão, distante 93km de Campina Grande, onde visitei um sítio arqueológico pré-histórico de feições curiosas e muito interessantes no leito do Riacho da Caatinga, próximo a localidade de Água Doce, ele foi batizado de “Praia Deserta” numa recente catalogação de geosítios nos limites do município. Chegamos a cidade no início da manhã e tivemos a oportunidade de observar seu acordar. Primeiro a saudação do bode no alto do portal da cidade, terra do Bode na Rua, festejo cultural muito interessante que reúne expofeira, palestras, shows,…

E o Ceará, como vai?
Março/2018 / março 9, 2018

A capital do Ceará, a belíssima Fortaleza, nome que condiz com seu potencial, vai muito bem obrigado. Hoje, com o maior Centro de Convenções nacional, não foi construído para ostentar o grande aglomerado de tijolos e sim, para ser a grande casa de eventos. Inaugurado em 2017, 55 grandes eventos já foram realizados. Por conta, uma equipe bem preparada corre Brasil, além de outros destinos internacionais à procura dos grandes eventos. Para o Centro de Convenções, há um projeto de terceirização e tudo indica que caso se confirme, na planilha de ocupação o espaço pode vir a ser ocupado por outros serviços valorizando ainda mais o turismo de negócios. As praias são outros atrativos que não são difíceis de trabalhar, por serem além de famosas, têm grande divulgação nos grandes eventos ligados ao turismo. Nos estados brasileiros, o turismo não se limita às capitais. Fortes municípios já atravessaram fronteiras e nas agências do mundo inteiro procuram destinos como Conde, Paraíba; Canoa Quebrada e Jericoacoara, Ceará; Pipa, Rio Grande do Norte; Laranjeiras, Aracaju, Trancoso e Ilhéus, Bahia. Como vemos, o Nordeste não está de brincadeira!

O Brasil de hoje não é o país que nós queremos
Março/2018 / março 9, 2018

São registrados 280 assassinatos por dia. Dezenas de pessoas morrem nos corredores nos hospitais. Educação é de péssima qualidade. Droga invadindo ambientes escolares. A vulgarização nos assaltos. Políticos desmoralizados. Judiciário protegendo corruptos. Proibição da venda de remédios de combate ao câncer. Temos que mudar Essa insistência dos meios de comunicação televisivo em dizer que o pré-candidato Jair Bolsonaro é o segundo colocado, mesmo estando bem na frente em todas as pesquisas “sérias”, dá pra desconfiar, principalmente quando há comentários de manipulação das urnas. O mundo político atual é uma panelada só: O presidente quer que os aposentados, aqueles que contribuíram com a previdência, passem para a classe (mendigo) enquanto os bandidos que matam e assaltam são beneficiados com um salário premio pelo crime praticado. 30% mais que o salário mínimo. As pesquisas não trazem nada favorável ao turismo nacional. USS 2 bilhões foi o que o brasileiro gastou no mês de janeiro/18 no exterior. Enquanto isso, no Brasil o que entrou em caixa foi US$ 779 deixando um saldo negativo de US$ 1,2 bilhão, em janeiro. Deixa uma dúvida esses dois Bi foram de brasileiro ou de político. Foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista – CAT em Fraiburgo, nele, o…

Noticias do Zap
Março/2018 / março 9, 2018

Aconteceu em Londres: Uma empresa de telefonia móvel, inglesa, mandou um simples convite pelo celular sem comentar o evento, e reuniu 13 mil pessoas na Trafalgar Square. Ao chegar à praça, a pessoa recebia um microfone e participava do maior Karaokê já visto. A música da programação foi um dos maiores sucessos dos Beatles: Hey Judy. Foi emocionante! Concluindo: não foi registrado nenhum furto, e todos os microfones foram devolvidos. Primeiro mundo é assim! Perigo: Rio e Brasilia A LATAM tem péssima novidade para seus passageiros: a partir do dia 25 de março, quem for viajar saindo do aeroporto Tom Jobim, Rio de Janeiro, com destino a Fortaleza, Recife e Salvador, ou partindo delas para o Tom Jobim, terão que fazer uma escala em Guarulhos ou Brasília. Essa penalização ao passageiro só pode ter o dedo dos políticos. A LATAM em seus serviços, já presta um péssimo atendimento aos seus usuários, além da péssima acomodação provocada pela falta de espaço entre os bancos. Em contrapartida, existem companhias aéreas com prestação de serviços de qualidade. O Tribunal de Contas do Estado em missão O Diário Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado apresentou no último dia 23 de fevereiro, intimação para…

R Á P I D A S
Março/2018 / março 9, 2018

Nada é para sempre No meu tempo não era assim… Nunca procuramos observar que tudo muda… às vezes quase imperceptivelmente com o hábito, uma decoração, as atividades, o trabalho e os costumes. Os jovens dos idos de 60 a 70 costumavam ter uma agenda cultural, social e esportiva diversificada. Era os estudos, o futebol ou outros esportes e as badalações noturnas. Havia droga, mas muito restrita a um pequeno número de usuários. O professor ou mestre, como eram chamados, eram dedicados e respeitados, além disso, contavam com o apoio dos pais. É possível que atualmente muitos continuem dedicados, embora tenham que se deparar com a falta de respeito por parte do alunado, por não contarem muitas vezes com o apoio dos próprios pais, afetando com essa falta de apoio sua autoridade perante os alunos. A mudança foi grande na inversão de valores. O usuário de droga, por exemplo, era um irresponsável, mas com o tempo isso foi mudando, e ele passou a ocupar lugares importantes no contato social. Vivia-se ocupado no desempenho de valiosas atribuições. Anos em que se perpetuaram grandes nomes nos contextos culturais, político e social. Anos que ficaram na memória, e mesmo quem não os viveu curte…