VERÃO DE ESPERANÇA
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

A partir do corrente mês de novembro todo o litoral do nordeste começa de fato a vivenciar a estação do verão, prenunciando um período de alta. Para João Pessoa e a orla marítima paraibana pode-se alimentar a idéia de que se tenha um verão de esperança para o turismo. Apesar da crise por que passa o país, o turismo interno ainda é uma força positiva no processo de desenvolvimento econômico e social da região. E, nessa época, se espera que venham a aportar por aqui, brasileiros de todas as regiões, principalmente do sudeste e centro-oeste, para se deleitarem com o nosso sol, as nossas praias, nossa gastronomia, cultura e história. Isso desencadeará, com certeza, toda a movimentação de nossa vertente turística, que resultará na movimentação de nossa economia. Hotéis, bares, restaurantes, pousadas, city-tour, aeroporto, rodoviária, receptivos, artesanato e todos os setores que se inter-relacionam com o turismo, serão ativados com maior intensidade em benefício nosso e dos turistas, que aproveitarão de tudo o que temos para oferecer-lhes de bom. Todavia , o trade turístico e as nossas autoridades – tanto municipais como estaduais – devem se preocupar com certos detalhes que parecem esquecidos, notadamente em João Pessoa, e que podem…

A INDEVIDA PRESENÇA DO ESTADO
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

O artigo do jornalista Antonio José Oliveira, Presidente da Seccional da ABRAJET do Ceará, publicado na jornal de informação turística Costa do Sol, de Fortaleza, analisando os problemas enfrentados pelo turismo brasileiro, traz a tona dois de seus principais obstáculos abordados pelo Presidente da Embratur, Vinicius Lemmertz : o custo Brasil e a baixa qualidade do ambiente de negócios da atividade. O custo Brasil continua a existir como entrave à expansão dos negócios, sem que nenhum governo se preocupe seriamente com ele. Nenhuma autoridade tem coragem de enfrentar, por exemplo, a absurda tributação que pesa sobre a sociedade brasileira em geral e sobre a produção econômica em particular. A barafunda em que governos transformaram na voracidade fiscal atual chega ao cúmulo, no caso do segmento de turismo, de se aplicar no Brasil dois critérios distintos para uma mesma atividade, a aviação comercial. Enquanto aqui o querosene de aviação largamente usado nos jatos de passageiros é tributado em 12% do ICMS, as companhias estrangeiras gozam da isenção desse tributo. A explicação chula é de que as internacionais estão protegidas por acordos assinados com a IATA- International Aviation of Transporte Association. Ora, para respeitarmos integralmente esses acordos, temos de estender seus benefícios…

ARACAJU ENCANTA POR SUAS LINDAS PRAIAS E CIDADES HISTÓRICAS
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

Sergipe sediou o XXXIV Congresso da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, brilhantemente organizada pela Seccional Sergipe, presidida pelo competente Jornalista Nairson Socorro, onde estivemos participando e testemunhando os encantos de Aracaju, cidades históricas como São Cristovão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital do Estado de Sergipe, tombada desde 1967; Laranjeiras, Estância e Canindé do São Francisco fizeram parte do roteiro turístico programado para os jornalistas especializados em turismo ligados a Abrajet conhecerem. PRAIAS DE ARACAJU ESTÃO ENTRE AS MAIS LINDAS E CONSERVADAS DO BRASIL ORLA DE ATALAIA tem 6 km de extensão, com atrações como o Arco de Atalaia, Passarela do Caranguejo Gigante, Centro Cultural, trenzinho turístico que percorre toda a orla. Estatuas de bronze em tamanho natural das personalidades que ao longo dos anos fizeram a história do Estado de Sergipe, muitos quiosques para tomar aquele chopes gelado e as muitas quitutes que só a cozinha nordestina sabe fazer e estacionamento fácil ao longo de toda sua extensão. A orla de Atalaia, além de ser totalmente arborizada, possui vários equipamentos esportivos e de lazer, com muitas opções de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, com culinária farta e preços para todos os bolsos. Praias…

Liszt Madruga
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

Abdon Gosson reeleito presidente da ABAV RN O conceituado hoteleiro Abdon Gosson que tem contribuído preponderantemente para o crescimento e consolidação do turismo norte-rio-grandense, consensualmente foi reconduzido para novo mandato a frente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – RN. Parabéns, menino. Avante. Fotos Cristina Lira. O empresário de turismo e de hotelaria Abdon Gosson foi reeleito presidente da Abav-RN, por aclamação da única chapa inscrita, “União”, para o biênio 2017/2019, durante a Assembleia Ordinária Eleitoral realizada na quarta-feira (25/10), às 18hs, no Hotel Arituba (de sua propriedade), na sala Jacumã, bairro do Tirol, Natal. Na ocasião foram empossados a Diretoria, o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Em seu discurso, Abdon Gosson ressaltou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha fazendo nestes dois primeiros anos do seu mandato. Ele pediu a participação efetiva de todos os agentes de viagens para juntos lutarem em prol dos interesses da categoria, e também do turismo potiguar. Abdon, lembrou o trabalho do saudoso ex-presidente da ABAV RN, Nilo Machado, “in memorian”, que sempre era dedicado e assíduo na entidade, lutando muito pelos agentes de viagens, e principalmente pelo fortalecimento e unicidade da ABAV RN. Comissão de turismo aprova…

Fé e devoção unidas em uma grande caminhada
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

Romaria da Penha 253 anos de Fé Cristã No dia 22 de novembro, começa os preparativos para a 254ª celebração do maior evento religioso da Paraíba – A Romaria de Nossa Senhora da Penha. Este ano, o tema escolhido foi “O Sim de Maria, Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente”. O cortejo está programado para o dia 27/11/2017, partindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, na Rua das Trincheiras, na Capital. A programação da Festa e da Romaria da Penha 2017, em João Pessoa, é elaborada pela Arquidiocese da Paraíba. As homenagens a Santa está marcada para às 18h30 do dia 22 de novembro. Um Terço Mariano será rezado no Santuário, na Praia da Penha, em seguida, às 19h15, haverá a procissão onde os devotos levarão a imagem de Nossa Senhora da Penha, a partir da Santinha até o Santuário. Às 19h30 acontece à celebração eucarística, com o tema mencionado “O Sim de Maria” e a programação festiva começa às 20h30, com a encenação do Auto da Penha. Na quinta-feira (23), acontece o Terço Mariano, às 18h45, seguido da celebração eucarística, com o tema “Deus restaurou a criação”. A partir das…

Eu fui pra Limoeiro
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

“Eu fui pra Limoeiro e gostei do forró de lá”, assim cantava nosso ilustre Jackson do Pandeiro no seu primeiro disco solo em 1953, belíssimo coco do pernambucano Edgar Ferreira. 64 anos depois, na primavera, estive em Limoeiro-PE, não vi forró mas gostei do que vi por lá. A Princesa do Capibaribe está distante 78km de Recife e 119km de Campina Grande, meu ponto de partida. Sem um guia, para não ficar triste, pensei ser mais seguro ir pela Rua da Alegria rumo ao centro, caminho que me levou até o terminal rodoviário e a banca de jornal de Seu Beto, um simpático senhor com seus cinquenta e poucos anos. Dali avistei no alto da colina a estátua do Cristo Redentor na companhia de algumas antenas, julguei que dali seria o melhor lugar para apreciar a cidade (e era mesmo!). Comprei o Diário de Pernambuco e o Jornal do Comércio na banca e recebi as instruções de Seu Beto de como subir o outeiro. Segui, cheguei ao imponente prédio da Prefeitura Municipal, uma construção eclética com pesada influência do neoclássico, suas senhoras colunas gregas dão charme e nobreza ao palácio, ele está defronte ao pátio de eventos Toinho do Limoeiro…

FATOS
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

Adega do Alfredo tem novidades O coração de Tambaú está em festa com as novidades da Adega do Alfredo, que inova mais uma vez, agora com excelentes novidades para o jantar. Todas as terças, quartas e quintas-feiras, os clientes da casa poderão pedir as incríveis massas flambadas no Queijo Parmesão Capa Preta, preparadas na hora e entre as mesas no salão. Bacana, não é? Estão sendo oferecidas, ainda, duas opções imperdíveis: Talharim com molho Alfredo e filé grelhado e Espaguete à Gilda com camarão. Ambos custam R$ 52,00 e deixam quem pedir maravilhado. Além dos novos e criativos pratos, a casa continua com a Rolha Livre para as noites de terças e quartas, onde o cliente leva seu vinho de casa sem nenhum custo adicional por isso. Parabéns mais uma vez à Adega do Alfredo por estar sempre à frente das novidades da boa mesa. As noites de João Pessoa ganham uma experiência gastronômica imperdível e que a gente indica sem medo de decepcionar. Funcionando de terça à sábado para almoço e jantar e, aos domingos, para o almoço. Rua Coração Jesus s/n, João Pessoa, Paraíba, Brasil. O Pioneirismo na culinária portuguesa A Adega do Alfredo é pioneira na culinária…

Gastronomia em alta na Paraíba
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

    A gastronomia está em alta e a Paraíba entrou no clima de preparação de bons pratos. No mês anterior, outubro, foi realizado o Degustando o Brasil “Paraíba Jóia Rara – sabores, ritmos e poesia”.   O evento, já em sua 3ª edição, é mais um produto turístico rural promovido pelas empresas Mais Brasil Turismo e Restaurante Rural Casa de Cumpade, que irá proporcionar aos participantes uma viagem pelos sabores do Brasil, contando com as presenças dos Chefs, João Barreto, Renato Valadares, Onildo Rocha, Mário Portella, Paulo Machado, Felipe Caran, Kaly Maracaya, Adriana Cook, André Duarte, Beto Urtiga e Karla Cruz. Os seminários e oficinas do Degustando o Brasil aconteceu nos dias 4, 5, 6, deste mês, no Shopping Partage, Campina Grande, e o Almoço Temático no dia 7 na Casa de Cumpade, na Fazendo Olho D´água, Distrito de Galante. De acordo com os organizadores, João Barreto e Isaac Batista, a idéia partiu da necessidade de criar um diferencial e promover um festival gastronômico, não só com a culinária, mas com dança e música e até a própria religião, incluindo um seminário para estudantes e amantes da gastronomia trazendo grandes nomes, explicou João Barreto. O evento foi iniciado em…

R Á P I D A S
Novembro/2017 / novembro 9, 2017

Festival de Turismo de João Pessoa sucesso absoluto Nos dias 20 e 21 de outubro, João Pessoa recebeu representantes nacionais e internacionais ligados ao turismo. O evento aconteceu no moderno Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. A cada ano, o número de participante aumenta e como sempre, observa-se que os empresários da rede hoteleira são peças chaves para esse sucesso, lógico que a competência dos empresários responsáveis pela organização é o que vem dando brilho ao evento, chegando a galgar posição privilegiada entre os maiores eventos nacionais. O formato do mapa de localização foi muito bem projetado, composto de vários corredores ladeados de estandes, facilitou a visitação e o trabalho dos expositores que disputavam qualidade no atendimento e da distribuição de material. Começando os comentários pelos destaques da feira, iniciamos pelos estandes: o espaço ocupado pela Fecomércio que chamava a atenção, tanto quanto o do Ministério do Turismo. A Rede Nord, como todos os anos ocupa o maior espaço entre e este ano, para diferenciar, uma equipe muito bem preparada estava atendendo com a cortesia que já é marca da rede. Os Hotéis, Tambaú, Atlântico Cabo Brando, Xeniu´s, Netuanah, Costa do Atlântico, marcaram presença com oferecimento de folhetos informativos e…