Arquivo de dezembro 2016

DISTRITO DO TURISMO

Uma boa notícia para o turismo paraibano aconteceu com a recente aprovação da Medida Provisória do Poder Executivo estadual (MP 246/2016), pela Assembleia Legislativa, criando o Distrito Industrial do Turismo da Paraíba. 

Isso em virtude de que, há cerca de trinta anos , quando se criou o Projeto Costa do Sol pela administração estadual de então, na área que fica nas imediações da Praia da Penha, em nossa capital, surgiu uma esperança de que se estava dando um passo importante para a implantação de hotéis modernos e outros equipamentos turísticos, os quais contribuiriam bastante para o crescimento acelerado do nosso turismo. O governo estadual tinha feito a sua parte, implantando efetivamente toda uma infraestrutura para a consecução desse projeto, como a rede de água, de energia, de iluminação ornamental, drenagem e pavimentação das avenidas básicas para concretiza-lo. E foi mais além, abrindo as ofertas públicas, embasadas na Lei 4895/86, que definiu as empresas vencedoras para a realização dos empreendimentos previstos para a consecução do citado projeto. Todavia, aqueles que ganharam o direito de fazer aqueles equipamentos turísticos não cumpriram com as suas obrigações estipuladas na referida lei, por motivos que não nos cabe aqui analisar. E assim se passaram três décadas, Mais >

FATOS

Réréveillon em João Pessoa

Todos os anos, pessoenses e turistas concentram-se na orla da capital para comemorar a passagem do ano. As comemorações acontecem nas praias urbanas de Tambaú à Cabo Branco. Os hotéis capricham na decoração e alguns, improvisam camarotes para melhor acomodar os visitantes que chegam para assistir a hora da virada, e como toque indispensável terá o acompanhamento de um Buffet especial, regado a vinhos e champanhes. Pensar não só nos paraibanos, mas em atrair o turista para a capital durante as festividades dos meses de dezembro e janeiro, foi a estratégia encontrada pelos empresários em parceria com outros órgãos públicos e privados. Deu certo: a orla marítima recebe milhares de pessoas dispostas a passar a noite de Réveillon aproveitando tudo o que lhes é oferecido, como o Show pirotécnico, anunciando que o Novo Ano chegou, além dos shows que acontecem no palco instalado anualmente no Busto de Tamandaré, onde apresentam-se artistas regionais e nacionais, deixando os festeiros até o amanhecer. A festa se expande por todo o calçadão e areias da orla, onde famílias inteiras se reúnem nas tendas e fazem a festa com buffet e bebidas, tudo bem organizado pelos mesmos. Aqui, definitivamente, o Réveillon vai Mais >

CONHEÇA UM POUCO DE SÃO PAULO

Nesta edição abordaremos mais um pouco de São Paulo, sua vida, sua história…..

Com uma população formada com aproximadamente 12 milhões de habitantes, de 70 diferentes nacionalidades, e ainda com mais de 15 milhões de turistas recebidos ao ano. São Paulo é uma cidade global que une costumes e culturas. Absolutamente diversa, São Paulo é ligada, geradora de tendências e estilos, com opções de lazer, negócios e entretenimento para as mais diversas tribos: de intelectuais a esportistas, passando por baladeiros, religiosos, moderninhos e workaholics. Como não podia deixar de ser, esta diversidade também se reflete em todos os tipos de arte, assim como na moda. Em São Paulo, você pode encontrar engravatados andando apressados pela Avenida Paulista e no Centro velho e até jovens cosplayers passeando pelos inúmeros e modernos shoppings. Conhecida pela sua versatilidade, a capital de todos os paulistas surpreende em todos os sentidos. Pode-se fazer um passeio de bicicleta pelas centenas de quilômetros de ciclovias construídas em todas as regiões da Cidade, conhecer um dos famosos e inúmeros shoppings Center ou degustar a variada gastronomia – tudo num só dia. Toda essa efervescência cultural e diversidade de opções proporcionam aos turistas nacionais e internacionais, uma experiência intensa neste Mais >

Curtindo Recife

Curtir os encantos da capital pernambucana é sempre uma boa pedida. Conhecida como a cidade da arte, do frevo e do maracatu, a bela Recife está sempre surpreendendo. Certo dia, fomos lá e a parada foi no Golden Tulip, na charmosa praia de Boa Viagem, hotel escolhido pela turma. Por falta de interesse e empenho do setor comercial do hotel, parte dos integrantes, quatro casais, se acomodaram em outro hotel. Uma falha técnica que não prejudicou o final de semana. Mas, Recife é sempre um bom receptivo: praias limpas, avenidas bem sinalizadas, com equipamentos para ginástica em aço inoxidável. A Igreja da Piedade toda restaurada, a feirinha a todo vapor recebendo os visitantes, os banheiros públicos em perfeita higienização. Pela rápida avaliação, a orla de Boa Viagem está preparada para receber o visitante, é que, a administração pública está trabalhando com afinco e tem obtido bons resultados.

 

Waldir Martinez

MTB: 35.592-SP

ABERTURA DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO

Liszt Madruga, Presidente da Abrajet RN e Diretor Regional Nordeste da Abrajet Nacional, de Gramado especial para a REVISTA DO TURISMO ) – Com a presença de centenas de profissionais do trade, executivos e outras autoridades representando o Brasil e o exterior, ocorreu na noite de quinta-feira (3), a Solenidade de Abertura do 28º FESTURIS Gramado- Feira Internacional de Turismo. Os diretores da Rossi & Zorzanello, empresa que concebeu e organiza o evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, recepcionaram os convidados no Palácio dos Festivais. O ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão (foto) veio a Gramado para a cerimônia e foi recepcionado pelos diretores. Em seu discurso, Marta Rossi, destacou que, “Damos início a mais eficiente e eficaz feira de negócios turísticos da América do Sul. O FESTURIS é hoje uma marca que não é só marketing, mas conceito, conteúdo e negócios”, disse. O evento foi no Palácio dos Festivais a Feira, no Serra Park.

Ao lado de Marta Rossi, presidente do Festuris, o Ministro Marx Beltrão

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

ABERTURA DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO II

Marta salientou ainda as boas novas para a indústria turística. “O sinal verde dado pelo Palácio do Planalto na isenção de vistos para os visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, nos alegra. Estimado Ministro Marx, desejamos sinceramente que esta e outras tantas notícias de reconstrução do setor possam chegar ao mercado durante a sua gestão”, disse a executiva. A cerimônia foi marcada pela importante presença de presidentes de associações e de entidades, políticos e representantes de destinos internacionais e executivos das principais empresas do ramo turístico da América do Sul.

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

MINISTRO DESTACA AÇÕES DO TURISMO

O ministro do Turismo, Marx Beltrão falou aos presentes e destacou a importância da Região das Hortênsias se constitui e ser usada positivamente como espelho pelo restante do país. Destacou a iniciativa do Governo Federal, de isentar os vistos para os visitantes, e também a importância de ser implantado um aeroporto na região. Ele destacou que a busca pela resolução da interdição da BR 116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. “Os deputados gaúchos se uniram e foram até o Ministério dos Transportes e ao presidente Michel Temer que, de prontidão, já demandou que sua equipe trabalhe no conserto da estrada, que vai começar já na próxima semana”.

 

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

MTUR E EMBRATUR UNIDOS PELO TURISMO

“O Ministério do Turismo e a Embratur estão unidos para trabalhar de mãos dadas pelo fortalecimento da nossa indústria turística que é uma das mais importantes do mundo, e que a Embratur possa trabalhar com mais dinamismo na divulgação dos destinos turísticos do nosso país pelo mundo afora”, destacou o Ministro Marx Beltrão, adicionando que “(…) O Ministério do Turismo sempre estará de portas abertas para receber a todos. Estou feliz por estar aqui em Gramado neste importante exemplo a ser multiplicado pelo Brasil. O sucesso não acontece por acaso, se hoje Gramado serve de modelo é porque soube fazer o dever de casa. Os mais de 6 milhões de visitantes recebidos por ano são fruto do esforço, da competência, e de uma política acertada que privilegia o Turismo”, completou Marx Beltrão, que destacou a longevidade do FESTURIS: “Um evento, que num país como o Brasil, que sofre com a descontinuidade de programas e ações, chega à sua 28ª edição, merece respeito. O FESTURIS se consolida ano a ano como um importante ícone do calendário turístico da América do Sul. Isso porque os organizadores estão atentos às tendências e conseguem mobilizar grupos empresariais”, disse.

 

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – Mais >

CONGRESSO E FEIRA DO FESTURIS

Com expectativa recorde de participação de profissionais de Turismo do Brasil e do exterior, o FESTURIS se dividiu em Congresso, nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, e Feira de Negócios, nas tardes dos dias 4 e 5, a partir das 14 horas, no Serra Park. No Congresso, que tem o apoio institucional do Senac RS e entrada franca, o foco foi a oferta de conhecimento e apresentação de temas fundamentais para a retomada do setor como Integração Entre Fronteiras, Legalização dos Jogos e Jogos Olímpicos 2016.

 

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

CONGRESSO E FEIRA DO FESTURIS II

A Feira ocupou 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho. Nesta edição a feira foi dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

 

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN