GUARAREMA um pedacinho de São Paulo
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

 Guararema é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo. É o segundo município mais rico da Região do Alto Tietê. Com a Mata Atlântica em boa parte do território do município e o Rio Paraíba do Sul cortando a cidade, existem muitas espécies de plantas nativas e animais silvestres comumente avistados no município, tais como: tucano-toco, Maritacas, Trinca-ferro, Capivaras, Macaco prego, Gavião-caboclo e várias espécies da mata nativa. Uma cidade acolhedora com muitos pontos turísticos para serem visitados. Com ótimos hotéis e restaurantes. Os principais pontos turísticos são: Parque Municipal Pedra Montada, trata-se de uma sobreposição de pedras, cada uma medindo cerca de nove metros de comprimento por 2,5 metros de altura, Ilha Grande, uma ilha que permite ao visitante dar um passeio em sua pista de 400 metros as margens do Rio Paraíba, Recanto do Américo ou Pau D’Alho, é uma praça que foi reurbanizada no ano de 1999 em comemoração ao aniversário de cem anos da cidade e tornou-se um dos mais belos e procurados pontos turísticos, Igreja Nossa Senhora da Escada, a primeira capela foi construída em 1652 pelos jesuítas e em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São…

NA CRISE, AÉREAS PARECEM AGIR COMO O AVESTRUZ
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

 Diante da crise da aviação comercial brasileira, suas transportadoras aéreas parecem ter adotado o principio do avestruz, que à um sinal de perigo prefere enfiar a cabeça no chão como forma de evita-lo. É o que se pode deduzir do plano que estão anunciando, de redução de oferta de assentos como forma de livra-las dos continuados prejuízos que registram nos últimos dois anos. As empresas TAM, Gol, Azul e AVIANCA anunciaram um plano de emergência para fugir dos prejuízos que registram em 2015 ( os balanços devem ser anunciados a partir de fevereiro ), que somam, juntos, mais de U$ 1 bilhão( acima de R$ 4 bilhões), um recorde dos últimos 10 anos. Ele prevê um forte controle de custos, tendo como itens principais uma diminuição de 7% na oferta de assentos e uma diminuição de quadros, o que significa dizer demissões de empregados em alguma escala. Em 2015, essas aéreas já haviam reduzido em 3% em média a oferta de assentos em seus voo e um aumento médio de 20% nas suas tarifas. Essas tarifas acabaram reduzidas na segunda quinzena de dezembro último, como forma de atrair os passageiros. A razão principal da falta de passageiros tem sido a…

FATOS
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

RESTAURANTE TAMARINDO A pessoa que tem uma vida social ativa, está sempre à procura de novidades (uma praia diferente, uma cidade desconhecida, um carro novo, um restaurante inovador, no ambiente e em seu cardápio). Este comentário deve-se a um restaurante onde tive o prazer de saborear as delícias da terra com temperos do mundo, a convite dos empresários Daniel Rodrigues, empresário da Rede Nord de Hotéis e José William engenheiro e proprietário do magnífico Sapucaia Hotel, juntamente com os jornalistas Ricardo Castro e Tereza Duarte e Alessandra Lontra. E, num descontraído bate-papo, tivemos o prazer de conhecer o Restaurante Tamarindo, que nos foi apresentado pelos empresários. O Restaurante tem uma localização privilegiada na Av. Almirante Tamandaré, nº 740. Além de ter um ambiente sofisticado, é bastante agradável e aconchegante. Quem frequentar o Tamarindo, com certeza irá incluí-lo sempre na sua programação, principalmente, por oferecer saborosos pratos, como a Salada Praiana, a Proveleta, ou uma Moqueca de Peixe e o Camarão ao Tamarindo, entre outros. Para sobremesa a Cartola da Casa ou a Churreria são a pedida. Chamou-me a atenção o preço, podendo ser associados luxo, conforto e preço módico. Não é perfeito? Então não espere mais. Hospede-se no Sapucaia e…

VISITAS IMPERDÍVEIS EM SÃO PAULO
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

Nesta edição abordaremos alguns passeios imperdíveis que nossos leitores ao irem a São Paulo não devem deixar de conhecer: MASP – Cartão postal da cidade e um dos mais importantes museus do Hemisfério Sul, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, ou MASP como é internacionalmente conhecido, surpreende paulistanos e visitantes com um acervo de 8 mil peças de renomados artistas, como por exemplo, Candido Portinari, Goya, Delacroix, Renoir, Monet e muitos outros. Há ainda exposições temporárias, que envolvem os mais variados temas. Seu prédio projetado pela arquiteta modernista Lina Bo bardi, é uma referência arquitetônica, já que é suspenso por quatro pilares sob um vão livre de 74 metros. Aos domingos das 10h às 17h, o local recebe uma feira de antiguidades com diversos artigos com garantia de autenticidade. O MASP fica na Av. Paulista, 1578 – Bela Vista. Estação MASP/TRIANON do Metrô. Funciona de Terça a domingo, das 10h às 18h, Quinta-feira, das 10h às 20h. BAIRRO DA LIBERDADE – A Liberdade é o reduto da maior colônia nipônica fora do Japão. Possui decoração temática nas ruas como as tradicionais lanternas japonesas, que enfeitam a maior parte das ruas e os grandes pórticos na Rua Galvão…

BENEMÉRITO DO IHGRN
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, destado empresário potiguar (principalmente no setor turístico), participou na noite de segunda-feira, 21, na Àrea Verde do Sesc Cidade Alta, do lançamento do livro “A praia da Pipa do tempo dos meus avós”, do escritor Ormuz Simonetti, projeto que tem a marca do Sesc. BENEMÉRITO DO IHGRN II Durante a solenidade, que contou com a presença de membros da diretoria do Sistema Fecomércio RN, membros da Academia Norte Riograndense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do RN, amigos e familiares do autor, Queiroz recebeu uma homenagem. Foi agraciado com o título de Sócio Benemérito do IHGRN pelos serviços prestados e ajuda dispensada há anos, de forma anônima, à entidade. BENEMÉRITO DO IHGRN III “Marcelo Queiroz é um empresário que tem sensibilidade com a cultura do estado. Basta verificar as ações que o Sistema Fecomércio RN vem realizando desde sua posse. Só de livros, já foram lançados dezenas. Além disso, sem esta ajuda que ele dá ao Instituto Histórico e Geográfico, não seria possível fazer o pagamento dos dois funcionários que mantemos na entidade. Ele é a segunda pessoa a receber o título de Sócio Benemérito”, afirmou Ormuz Simonetti….

Folia de Rua 2016
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

  Folia de Rua é a mais carnavalesca festa de Momo em João Pessoa. São vários blocos desfilando em dias alternados, saindo de locais pré–determinados, escolhidos pelos organizadores das agremiações. Como em toda grande festa popular, não podia faltar a sonoridade musical: os trios elétricos que saem arrastando multidões pelas ruas da cidade, sempre terminando o séquito na praia de Tambaú, salvo algumas exceções. Tudo começou com o bloco Muriçocas do Miramar, criado pelo Vereador, cantor e compósitor Fuba e amigos, no ano de 1987. A concentração dá-se há muito tempo no Bairro do Miramar, na Praça das Muriçocas, onde se reuniam alguns moradores. Com o passar dos anos essa quantidade de pessoas foi aumentando, até tornar-se o segundo maior bloco de arrasto do Brasil. A brincadeira fez tanto sucesso que criaram uma comissão organizadora, que de imediato deu nome ao evento: Folia de Rua. Os anos foram passando e novos blocos foram surgindo. Este ano, são 45 blocos que disputam irreverência, coreografia e muita animação: fantasias e animação total. Os blocos desfilam arrastando milhares de foliões pelas ruas e avenidas da cidade, contagiando com sua alegria, por onde passa. Quem se atreve a participar do evento não se arrepende,…

Enigmas ancestrais da Serra de Bodopitá
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

Os inúmeros registros arqueológicos dispersos por todo o território paraibano atestam que sociedades pré-históricas de complexas culturais se estabeleceram na região por milênios. No entanto, pouco se sabe a respeito destes povos, principalmente em se tratando do território onde hoje encontramos a Paraíba, onde as pesquisas em arqueologia ainda estão em amadurecimento. Contudo, o Estado apresenta inúmeras regiões arqueológicas onde existem conjuntos de testemunhos em uniformidade sistemática, nomenclaturados pelos arqueólogos André Prous (‘Arqueologia Brasileira’ – 1992) como áreas arqueológicas e Gabriela Martin (‘Pré-História do Nordeste do Brasil – 2005) como ‘Enclaves Arqueológicos’. Um destes enclaves é a Serra de Bodopitá (cadeia de serras que se alonga continuamente por aproximadamente 45km, nascendo, seguindo o sentido oeste-leste, na margem esquerda do riacho Bodocongó, limite municipal entre Caturité e Queimadas, e se estende até a localidade de Serra Velha, que serve de limite territotial entre Itatuba e Ingá), cordilheira que emoldura a face sul de Campina Grande e que seguramente se enquadra neste conceito. Para os leitores que estiverem no centro de Campina, ou nas porções mais altas da cidade, podem observar o horizonte no sentido do Açude Velho. Ali, verão um gigante azulado que imponente se estende de oeste a leste, formando…

Umas & Outras
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

O Ermitão das Flores É o nome do curta-metragem do diretor campinense Erik Medeiros, financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC Augusto dos Anjos), que fez sua etapa final de gravação em janeiro na cidade de Campina Grande-PB. O Ermitão das Flores II A ideia do curta é promover uma reflexão sobre a relação entre o homem e o meio ambiente. Onofre (personagem principal) é um jovem ator que busca sustento em outros empregos. Paralelo a isso, possui um mundo próprio: um meticuloso jardim criado à semelhança de um labirinto. Nesse espaço verde e ornamentado por flores, ele encontra sua sobriedade e austeridade espiritual. O Ermitão das Flores III A conscientização ambiental visando um mundo melhor é o grande sentido do projeto. A contrapartida social do filme – previsto para ser lançado no segundo semestre – foi o plantio de 700 mudas de flores em praças da cidade. 400 delas foram plantadas na Praça Alfredo Dantas, no perímetro do Centro Histórico da cidade. ABRAJET-PB A Abrajet-PB realizou no dia 25 de janeiro sua 24ª reunião da diretoria, liderada pelo jornalista Rogério Almeida. Na ocasião, Rogério entregou ao Secretário de Recursos Hídricos e Infraestrutura do Estado da Paraíba João Azevedo…

Estação Cabo Branco – O mundo da arte
Dezembro/2015 / fevereiro 2, 2016

A programação do verão em João Pessoa está diversificada, e para quem aprecia arte e cultura ainda mais, pois a Estação Cabo Branco está oferecendo opões em música, dança, teatro e exposições. A fotógrafa Roberta Guimarães, está expondo no primeiro pavimento da torre Mirante. A exposição de artes visuais é um trabalho de longa pesquisa, concluindo um acervo com 30 fotografias, onde a artista mostra através de fotografias, além de vídeos informativos, a grande influência africana na cultura do povo brasileiro, mais forte em alguns estados. Outra exposição interessante também na Estação Cabo Branco é da artista plástica Alessandra Chianca, intituladas de “Música no Ar” e “As Flores de Plástico não Morrem”. O visitante vai ficar curioso com o cenário, pois num ambiente específico, no teto estão fixados vinis, comuns na década de 70 e 80, usados ainda hoje por colecionadores, porém, essa nova geração talvez nem conheça. São vinis nacionais e internacionais que foram sucesso outrora, aguçando a lembrança de muitos cinquentões e sessentões.

A orla de Tambau e Cabo Branco
Fevereiro/2016 / fevereiro 2, 2016

Parece que o forte da prefeitura de João Pessoa é mesmo iniciar obras com longa duração de entrega. São viadutos, pontes, barreiras, etc. Finalmente podemos comemorar a entrega da “primeira” etapa da reurbanização da calçadinha das praias de Tambau e Cabo Branco. Feiura e transtorno a menos.