P A R Q U E N A C I O N A L D E T E I X E I R A
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

A Paraíba poderá ter brevemente o seu primeiro Parque Nacional, localizado na região da Serra de Teixeira, no sertão, com uma área de abrangência de mais de dez municípios, com a predominância do Bioma Caatinga. Essa informação foi divulgada no dia 13 de novembro próximo passado, pelo jornal oficial A UNIÃO, que trouxe matéria nesse sentido. Ela relata a reunião que aconteceu entre o Governador Ricardo Coutinho e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Cláudio Maretti, na Granja Santana. Hoje, o nosso Estado é um dos poucos que não possuem um Parque Nacional e, com esses entendimentos havidos entre os governos Estadual e Federal, isso poderá se tornar uma realidade, com benefícios concretos para a Paraíba, tanto para a preservação de “cerca de 70 nascentes de nossa água existentes naquela serra e colocar o nosso Estado na rota do Ecoturisdmo”, afirmou o Governador. Sem dúvida alguma, essa é uma notícia alvissareira com vistas a aumentar as alternativas turísticas paraibanas para aqueles que nos visitam, pois como se sabe, o Ecoturismo é um atrativo forte para os que gostam de aventuras, como caminhadas, trilhas especiais, escaladas, rapel e outras novidades. O Ecoturismo já acontece com pleno…

Pousada Vila dos Ventos
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Podemos começar esta informação com a seguinte pergunta: você está estressado? Pois é, tive o prazer de conhecer um recanto que alia bom gosto, o mais belo nascer do sol, praia calma de um colorido esverdeado hipnotizante e um dos ambientes mais aconchegantes já vistos. Trata-se da Vila dos Ventos Pousada, localizada à beira mar, na praia Ponta de Campina. Além do acolhedor aconchego que ela oferece, a apenas alguns minutos dali estão vários pontos turísticos, como a ilha de Areia Vermelha (9 minutos), o Forte de Santa Catarina (16 minutos), Estação Ciência (29 minutos) e o Centro de Convenções, Farol do Cabo Branco (30 minutos). No final da tarde, uma visitinha ao Por do Sol na praia de Jacaré é indispensável. A Pousada dispõe de 11 confortáveis bangalôs, todos, equipados com TV, Wi-Fi, e, para os mais exigentes, hidromassagem. A direção está sempre atenta com a boa aparência, por isso a limpeza e a receptividade são requisitos indispensáveis. Curta esse recanto tão acolhedor!

João Pessoa espera você
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Com uma população de aproximadamente 790 mil habitantes, chegando a 1.225.000, em sua área metropolitana (Cabedelo, Bayeux, Conde e Santa Rita), João Pessoa espera pelo visitante. É sol, é mar, tranquilidade, monumentos históricos, o verde predominante, gastronomia de dar água na boca e a hospitalidade, típica do nordestino e especificamente do paraibano. João Pessoa está passando por grandes mudanças nos últimos 20 anos. As praias são marcas registradas como um dos principais atrativos turísticos, pois são belíssimas e atraem pela temperatura das águas sempre mornas e cristalinas, areias brancas, além de muito verde em seu entorno. A cidade cresce aceleradamente, principalmente na indústria da construção civil, com edifícios de alto padrão de qualidade com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, oferecendo o que há de mais moderno no mercado. Investidores nacionais e estrangeiros, de olho no mercado promissor e entusiasmados com o potencial turístico aportaram na terrinha e lançaram empreendimentos imobiliários de luxo como hotéis e prédios residenciais, terrenos em áreas nobres da capital e municípios com potencialidade. Com toda infra-estrutura necessária para atender bem o turista, a cidade dispõe de uma rede hoteleira que oferece conforto e satisfação ao cliente mais exigente. São hotéis de conceito acima…

Romaria da Penha: multidões unidas pela fé
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

João Pessoa é hoje um importante destino para o turismo religioso e recebe anualmente centenas de romeiros, movidos pela fé. A Romaria de Nossa Senhora da Penha é um evento religioso que vem atraindo cada vez mais religiosos católicos em busca de paz espiritual e reflexão, e nessa busca, o visitante tem a oportunidade de agradecer, pedir, adorar, através de orações na caminhada de 14 quilômetros, tendo início no centro da capital, saindo da igreja de Lourdes, até o Santuário da Penha. Romeiros de todo o Nordeste chegam à cidade para participar da caminhada e conhecer um pouco mais da história da Santa, padroeira da Penha, que fica numa vila de pescadores, no litoral sul da Paraíba.   O Santuário Durante o ano inteiro são realizadas romarias e missas especiais. Em alguns meses do ano, ocorrem festas e celebrações. O Santuário de Nossa Senhora da Penha realiza missas periodicamente, e, aos pés do altar, diante da Santa, pode-se contemplar e rezar na tranquilidade de um ambiente de paz. Pessoas chegam a toda hora, emocionadas, dando testemunho da vitória pelas graças alcançadas.   Programação Foi organizada uma intensa programação religiosa, com direito a festas, a pedido da comunidade, tudo em homenagem…

TRADICIONAL RÉVEILLON NA PAULISTA
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Mais um ano São Paulo promoverá sua tradicional festa de Réveillon na Avenida Paulista 2016, também conhecida como Show da Virada, que acontecerá na quinta feira, dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. A festa acontece anualmente entre a Rua Padre João Manoel e a Ministro Rocha Azevedo – frente voltada para o Paraíso e deve contar com a presença de mais de um milhão de pessoas para comemorar a chegada do ano novo. Além de muita queima de fogos, que começa à meia noite e dura aproximadamente 15 minutos, a festa também contará com shows gratuitos de diversos artistas, ainda não divulgados. A estrutura foi preparada com iluminação de última geração, sistema de som audível por toda a Avenida Paulista, telões em diversos lugares, aproximadamente 500 banheiros químicos, 80 pontos de alimentação e 11 postos de atendimento médico com ambulância e UTI Móvel. Para garantir a segurança, 1200 policiais militares estiveram presentes, inclusive a paisana. As decorações de Natal da Avenida Paulista, que também é uma grande atração, poderá ser vista para quem comparecer na Festa do Réveillon 2016.

ILHA COMPRIDA – IGUAPE – CANANÉIA
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Municípios do Vale do Ribeira Ligados à Natureza   Quando se fala em Vale do Ribeira, fala-se nos vinte e cinco municípios que compõe todo o Vale. Nesta matéria abordaremos os municípios de ILHA COMPRIDA – IGUAPE E CANANÉIA, que foram os municípios visitados pelos jornalistas especializados em turismo pertencentes à Associação Brasileira de Jornalista de Turismo – Seccional São Paulo, para participar do V Fórum realizado pela Abrajet SP., cujo tema foi “Destino Turístico do Desenvolvimento Sustentável. Foram convidados pelas prefeituras locais, ficaram hospedados no reformado IATE PARK HOTEL e foram transportados pelo belíssimo ônibus do Roda São Paulo, gentilmente cedido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

ILHA COMPRIDA-SP
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Segundo seus habitantes o paraíso é aqui. Um município com aproximadamente dez mil habitantes, com qualidade de vida, desenvolvimento planejado e privilegiado pela natureza. Localizada no litoral sul de São Paulo, possui ampla rede hoteleira, vasta variedade de restaurantes com culinária para todos os gostos, programação de eventos o ano inteiro e ainda oferece a badalação dos grandes centros urbanos, a simplicidade das vilas caiçaras, praias sem poluição, muita pesca, compras, áreas para observação de aves e muitos passeios. As trilhas, que percorrem praias, dunas, vilas caiçaras e sambaquis, são roteiros obrigatórios. Há também o ambiente perfeito para a pratica de esportes ligados a natureza como o Ciclismo, Surfe, o Stand Up Paddle a Corrida e outras modalidades, afinal são 74 km de praias, além da beleza do Mar Pequeno, que margeia as principais vilas da Ilha. Nas Vilas, estão os projetos de desenvolvimento sustentável como o siri mole, a ostra, o robalo e outras iniciativas na área de eco negócios.

PROGRAMA IMPERDÍVEL – CATAMARÃ TOUR
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Roteiro: Boqueirão (Ilha Comprida) bem próxima do IATE PARK HOTEL até Maruja (divisa de SP e PR). Com ar condicionado, som ambiente, poltronas confortáveis, piso superior para observação das paisagens, o Catamarã Maratayama navega pelo complexo lagunar estuarino e revela as belezas naturais do Lagamar, considerado um dos mais importantes viveiros de espécies marinhas do mundo. São praticamente de cinco a seis horas navegando, acompanhado por monitores, o roteiro possibilita banhos nos mares de dentro (Mar Pequeno) e de fora (Parque Estadual da Ilha do Cardoso), além de lanches e almoço em vila de pescadores. A vista de golfinhos fazendo suas estripulias pode ser observados em todas as viagens. Informações sobre esse passeio pode ser obtidas através do e.mail: turismo@ilhacomprida.sp.gov.br

QUADRI AVENTURA
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Os passeios de Quadri Aventura revelam a Ilha Comprida além das praias e do sol. Com 30 km de extensão e duração de cerca de 1h30, o roteiro Ponta da Praia inclui trilhas pela estrada da Vizinhança, belas paisagens do Mar Pequeno, avistamento de aves do Lagamar e opções de banhos nas prainhas do mar de dentro, na lagos da ponta da praia e no mar do extremo norte da Ilha.

SAFARI ECOLÓGICO
Dezembro/2015 / dezembro 10, 2015

Veículos Off Road com capacidade para oito passageiros, os UTVs permitem viagens de aventura pela Ilha Comprida, de norte a sul. Com 3 horas de duração e 72 km de percurso, o roteiro Pedrinhas revela os encantos do município por suas estradas que margeiam o mar, as vilas caiçaras, matas de restinga, dunas e o espetáculo natural que é o Lagamar. Neste passeio a trilha resgata a história com passagens pela Vila Nova, onde se localiza a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1770. O roteiro Ponta da Praia conta com 30 km de extensão e revelam belas paisagens do Mar Pequeno, avistamento de aves do Lagamar e opções de banho nas prainhas do mar de centro, na lagoa ponta da praia e no mar extremo norte da Ilha. Os passeios são acompanhados por monitores ambientais.