Arquivo de janeiro 2015

Pesquisa arqueológica será realizada na Feira Central de Campina Grande

Está prestes a se iniciar o processo de requalificação da tradicional Feira Central de Campina Grande. Obra em quatro etapas que pretende transformar toda a área, cujo projeto foi intensivamente discutido entre técnicos da Secretaria de Planejamento da cidade, feirantes e lideranças comunitárias. A obra é uma reivindicação antiga da cidade, e segundo o conselheiro do orçamento participativo: “Há pelo menos seis anos nós lutávamos no orçamento participativo pela reforma na feira central”, informou. De início, após a assinatura do contrato da obra ocorrido no último dia 13 de novembro pelo Prefeito Romero Rodrigues, será desenvolvido um interessante projeto intitulado “Diagnóstico e Salvamento Arqueológico, Educação Patrimonial e Resgate da Cultura Material na Área Afetada Direta e Indiretamente pelo Processo de Revitalização da Feira Central de Campina Grande”, que consiste no estudo histórico de toda área da feira, com ocupação desde o início do século XX. Para o coordenador da atividade, o arqueólogo Juvandi de Souza Santos: “temos a noção de que esta área é muito importante para a cidade e pretendemos com esse estudo além de compreender como foi a ocupação do lugar, fazer um resgate histórico de prédios importantíssimos como o Pau do Meio e o Casino Eldorado, respeitando Mais >

Rápidas

Roberto Campos:

“É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram coisas que só o capitalismo sabe dar: bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês”. Acabei de voltar de Paris, minha última passagem por lá fazia mais de 20 anos, portanto eu precisava ir novamente a todos aqueles pontos turísticos manjados da cidade luz. O tempo era curto, apenas dois dias, porém, eu precisava encontrar um espaço para encaixar uma visita a um ponto pouco conhecido, totalmente fora do mainstream parisiense, o “ Apê do Chico “… Pois é, o comunista mais charmoso do nosso país, Chico Buarque de Hollanda, possui um belo apartamento em um dos endereços mais exclusivos de Paris.Bem próximo à Catedral de Notre Dame, dividindo o Rio Sena no coração de Paris, existe uma ilha chamada “ Ile de Saint Louis “. É para lá que ele vai durante o verão do hemisfério norte. Como acabei de ver não é em “Cuba” um país comunista que Chico Buarque tem outro aposento para passar as férias. Ele prefere mesmo é Paris, onde segundo comentários, ele tem um belo Ap.

A Associação do Folia de Rua, Mais >

Umas & Outras

Palácio da Redenção I O político e escritor Marcus Odilon defende a mudança do nome do Palácio da Redenção (Sede do Governo da Paraíba) para Palácio Ariano Suassuna. Ideia interessante.

Palácio da Redenção II Ariano nasceu no Palácio da Redenção em 16 de junho de 1927, momento em que o seu pai João Suassuna era presidente da Província da Paraíba, o equivalente ao cargo atual de Governador do Estado.

Chuvas I Novembro tem sido um mês de esperança para o povo do Cariri e Sertão paraibano. As chuvas no mês têm sido acima da média histórica, garantindo boa recarga nos açudes da região.

Chuvas II A cidade de Caraúbas, que vinha sendo abastecida através de carro pipa, teve em um só dia recarga superior a 600 mil metros cúbicos, o equivalente a 10% de sua capacidade de armazenamento, garantindo o retorno do abastecimento segundo Alexandre Magno, da Agência Executiva de Gestão das Águas – AESA.

Chuvas III Entre os dias 19 e 20 de novembro foram registradas chuvas significativas nos municípios de São João do Cariri (105 mm), São José de Piranhas (103,8 mm), Tenório (97 mm), Jericó (82 mm) e Malta (78,5 mm).

Sinalização Turística Andando pelas cidades da Paraíba sentimos a ausência de Mais >

Empetur – Orgulho de Pernambuco

O turismo de Pernambuco vem conquistando nos últimos quatros anos, diversos prêmios nacionais e internacionais. No último mês, o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Correia, recebeu o prêmio “Orgulho de Pernambuco”, concedido pelo Grupo Diário dos Associados – Diário de Pernambuco, durante solenidade em Recife. “Receber um prêmio outorgado pelo Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo da América Latina, é um honra. Um reconhecimento como esse só eleva o nosso trabalho, que nos últimos quatros anos foi árduo e destacou Pernambuco como um grande destino turístico.

Uma ideia genial..

Devido o longo tempo que leva o judiciário julgar casos de corrupção por falta de juízes, as autoridades competentes deveriam agir como fizeram com relação ao programa “Mais Médicos”: criar o programa ‘Mais Juízes’ e contratar juízes estrangeiros, dispensando-os do exame de Ordem e do exame de admissão à Magistratura. Seria ótimo que para cá viessem os juízes chineses, japoneses, árabes, que até cobram as balas para fuzilamento de condenados, cortam as mãos de ladrões, etc. Para os casos mais demorados, como o do mensalão, com os embargos e trocas de juízes, poderiam ser importados juízes cubanos e dar a eles autoridade para aplicar a mesma pena que aplicariam em Cuba, ou seja, fuzilamento para ladrões do Estado.

O Brasil é importante para a economia do EUA

Facilitar a participação do Brasil no programa de isenção de vistos dos Estados Unidos pode representar 5,57 bilhões de dólares (cerca de 15 bilhões de reais) em receitas adicionais derivadas do turismo entre 2015 e 2019, segundo um estudo divulgado pela organização privada americana Partnership for a New American Economy. O relatório inclui também estimativas para África do Sul, Hong Kong, Polônia, Israel e Turquia, países que como o Brasil ainda não são membros do programa Visa Waiver, que permite a entrada nos EUA apenas com o passaporte sem necessidade de visto.​

Prêmio Caio 2014 Jacaré de Prata

Diante de ações no mercado de congressos e eventos promovidas pelo Convention Bureau em parceria com o SEBRAE, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e o Centro de Convenções, a cidade de João Pessoa recebeu na cidade de São Paulo a premiação nacional “Jacaré de Prata”, como um dos melhores destinos para realização de Congressos e Eventos do Nordeste, na 15ª edição do Prêmio Caio 2014.

Do Presidente do Convention Bureau aos Associados e ao Trade Turístico Paraibano

É com imensa satisfação que chegamos a mais um final de ano com muitos motivos para comemorar. O ano de 2014 foi marcado por avanços importantes no campo da inteligência turística, com a construção do Planejamento Estratégico 2015/2020 da entidade e inúmeras conquistas, a exemplo da captação de 25 eventos associativos, entre nacionais e internacionais para 2015, 2016, 2017 e 2018, que irão ter impacto econômico na ordem de R$ 95 milhões e uma projeção de fluxo e visitantes em torno de 90 mil pessoas, ou seja, um incremento de 15% em relação a 2013, gerando empregos, novos negócios e oportunidades de comercialização para nossas empresas associadas. Todos esses frutos só foram possíveis porque contamos com seu efetivo apoio e parceria nos trabalhos desenvolvidos pela nossa eficiente Diretoria e Equipe Operacional do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa. A nossa perspectiva para 2015 é continuarmos a aumentar ainda mais a geração de oportunidades, fluxo de negócios e visitantes, potencializando as nossas empresas associadas e implantar novos projetos que consolidem o Convention Bureau no seio do Marketing de Destinos.

João Pessoa Verão

João Pessoa ganha operação inédita, com serviços e ações durante todo o verão

João Pessoa, definitivamente, entrou na rota do turismo brasileiro e está entre os locais mais procurados pelos visitantes. Para dar assistência a quem chega à cidade e vai frequentar as belas praias, a Prefeitura Municipal da Capital (PMJP) lançou na última sexta-feira (02), a Operação João Pessoa Verão. A ação tem como objetivo, entre outras coisas, ordenar o comércio informal, realizar campanhas educativas e prestar serviços de segurança, saúde e cidadania.

A operação é inédita e foi idealizada diretamente pelo prefeito Luciano Cartaxo, que designou 13 secretarias e órgãos municipais para promover as atividades em conjunto. “Estaremos atuando efetivamente para proporcionar o bem-estar de quem visita nossas praias e, em paralelo a isso, estaremos cuidando da preservação do meio ambiente e ordenamento das áreas”, ressalta o gestor. A ação chega com a intenção de realizar um grande mutirão e integra as secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Ciência e Tecnologia (Secitec), Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), Mobilidade Urbana (Semob), Comunicação (Secom), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além de Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Vigilância Sanitária e Mais >

A Galeria Gamela mostra Alta Estação

A Galeria Gamela mostra coletiva com artistas da região: “ALTA ESTAÇÂO” pinturas, desenhos, gravuras, objetos em cerâmica, porcelanato, papel machê e madeira com: Alexandre Filho, Analice Uchoa, Adriano Basílio, Chico Dantas, Chico Ferreira, Clovis Junior, Cristina Strapação, Ana Cristina, Célia Romeiro, Célia Gondim, Denise Costa, Denis Cavalcanti, Elpidio Dantas, Flávio Tavares, Fred Svendsen, Francisco Neves, Hermano José, Ivan Freitas, Alberto Moreira, Josenildo Suassuna, Luiz Tananduba, Miguel dos Santos, Isa Galindo, Maria dos Mares, Heloisa Maia, Rodrigues Lima , Alexandre Prazin , Ivanusa Pontes, Tito Lobo , Rose Catão , Marby Silva , Glaucio Figueiredo , Marcio Bezerril, Mirabeau Menezes , Dantas , Fran Lima , Margarete Aurélio , Tadeu Lira, Danielle Travassos e Regis Cavalcanti.(40 artistas) A mostra será apreciada no período de dezembro até fevereiro de 2015. Local: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101,esquina com a Av. Olinda ,em Tambaú. Fones: 9962.7969 e 8815. 5944.