Arquivo de dezembro 2014

Patrimonio cultural

Parque Casa da Pólvora funcionará como centro de atividades artísticas e culturais

 

 

Um local de efervescência artística e cultural. Assim é a proposta do Parque Casa da pólvora, entregue essa semana pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O local está apto a receber eventos artísticos e culturais nas mais diversas áreas. Para isso, conta com anfiteatro, auditório e uma sala multifuncional, dentre as demais dependências da casa destinadas a funções específicas.

 

O Parque Casa da Pólvora nasce com compromisso de difundir, popularizar e incluir a produção artística na vida cotidiana do público. No local, haverá diversos eventos que poderão estimular a reflexão da dimensão social da arte e cultura contemporânea. Também há a preocupação como a formação contínua de público e de artistas, além da preservação dos bens culturais e do patrimônio material.

 

Para o atual responsável pelo Parque da Pólvora, Sidney Azêvedo, o público de João Pessoa e os turistas ganham um complexo dedicado inteiramente às atividades culturais. “É um espaço de atividades constantes, com intensa produção cultural e artística. Também temos um apelo estético muito forte, não só pelo pôr-do-sol, que pode ser contemplado, mas pelo próprio monumento do parque”, disse.

 

Eventos – A maioria dos eventos culturais será realizada dentro do anfiteatro Mais >

As boas perspectivas garantem sucesso em 2015.

Mais um ano termina e o que vamos comemorar? O turismo paraibano tem amplos motivos para isso. Comecemos pelo crescimento da hotelaria, pois este é o termômetro da situação do turismo. Neste setor, houve uma evolução considerável: novas unidades vieram somar, aumentando a oferta de leitos, com destaque para a Rede Nord de Hotéis que se consolida como a maior rede hoteleira da Paraíba. A Rede Littoral registra a construção de outras unidades para 2015. O município do Conde faz parte desse crescimento, sendo hoje a segunda maior rede hoteleira do estado, e traça o aumento de novas unidades, investindo nos seus encantos naturais, considerados paraíso ecológico. A inauguração do Centro de Convenções e a reinauguração do Espaço Cultural José Lins do Rego vieram reforçar a capacidade de receber grandes eventos, e já promoveram várias Feiras e Congressos que aconteceram neste ano, animando bastante os empresários sempre de olho nas novidades. A Feira de Robótica trouxe jovens de todo Brasil e de outros países; a Feira do Empreendedor, os Congressos de Medicina e de Educação Ambiental e o Festival de Turismo fizeram subir a ocupação hoteleira. Tivemos também o Cineport, Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que atraiu Mais >

Destino Paraíba se consolida no mercado do Sul e Mercosul

A 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado marca o encerramento de participação do Destino Paraíba em 2014, em feiras e eventos pelo Brasil. O Festival é considerado um dos mais importantes da América do Sul e tem se transformado em um momento de afirmação do turismo paraibano junto ao Mercosul, em especial, em países como Argentina, Chile e Uruguai. “A Paraíba tem intensificado a sua presença nesse eixo, apostando no sucesso de visibilidade que o Nordeste conquistou com a realização da Copa do Mundo”, afirmou a presidente da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo. Para operadoras e agências de viagens do Sul do País que trabalham no ambiente do Mercosul, como a Agência Clube Viagens, de Santa Catarina, a Paraíba tem sido um mercado emergente entre os destinos do Nordeste. A empresa levou para o Estado um grupo de torcedores mexicanos, que ficou encantado com as belezas naturais, o clima e a hospitalidade dos paraibanos, segundo o diretor da Clube, Miguel Fajardo. “A Paraíba precisa ser descoberta pelos chilenos e uruguaios, que tiveram a experiência de conhecer o Nordeste durante os jogos da Copa e ficaram encantados com tudo que viram”, destacou o executivo. No Festival de Turismo, Mais >

Brasil ou exterior? Exterior!

Se você vai viajar, é bom passar em várias agências, anotar os valores das passagens aéreas, das hospedagens, passeios e fazer uma avaliação de quanto gastaria entre viajar pelo Brasil ou para o exterior. Não podemos deixar de mencionar os encantos desse país de dimensões continentais com natureza exuberante, fauna e flora riquíssima, sol, mar, patrimônio histórico, enfim a mais variada opção de lazer. A viagem para a América do Norte ou Europa, mesmo com distâncias maiores, a viagem sai mais em conta, e se houver economia sobrará para as compras. A viagem para os países da América no Sul como Chile, Argentina, por exemplo, a diferença dos preços, é grande. Esta exorbitância de valores já foi tema de protestos em vários congressos, já entrou em pauta no congresso, em diversos veículos de comunicações, mas até agora não foi tomada nenhuma providência. A INFRAERO, a ANAC e a EMBRATUR coletam as taxas de embarque mas não estão muito preocupados com os abusos praticados em passagens, lanchonetes, restaurantes, taxis.

Carimbó é Patrimônio Cultural do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou em setembro deste ano, o registro do Carimbó como Patrimônio

Cultural do Brasil. É com esta temática que o 9° Festival de Carimbó de Marapanim será realizado no período de 16 a 18 de janeiro de 2015. O tema desta edição será “Carimbó do Pará – Patrimônio Cultural do Brasil”, e contará com apresentações de 10 grupos de carimbó, concursos de música e coreografias, homenagens a mestres do ritmo, entre outras atrações tradicionais do festival.

Mangabeira Shopping de portas abertas

No dia 29 de novembro último, o empresário Roberto Santiago, inaugurou o seu mais novo empreendimento na zona Sul de João Pessoa: O Mangabeira Shopping. O complexo comercial, com 212 lojas, sendo 17 de grande porte, oferece produtos dos mais variados, principalmente moda, gastronomia e entretenimento; tem uma elegante estrutura, com amplos corredores, e uma decoração de excelente bom gosto. Participaram do coquetel de inauguração, a alta sociedade paraibana, jornalistas e autoridades políticas do Estado como o prefeito Luciano Cartaxo e o Governador Ricardo Coutinho. O empresário Gerardo Rabelo foi o Mestre de Cerimônia do evento. O Shopping Mangabeira fica na Av. Hilton Souto Maior, sn, Mangabeira.

ABRAJET-PE – 3O ANOS ” TRABALHANDO PELO TURISMO DE PERNAMBUCO

No final do mês de novembro, aconteceu na cidade de Olinda, o tradicional almoço de confraternização dos que fazem a Abrajet-Pe, dentro dos festejos dos 30 anos de fundação da entidade, cujo slogan é: “Trabalhando pelo Turismo de Pernambuco”, portanto, todos foram bem vindos à 26º edição do “Troféu Personalidade Turística Abrajet-Pe 2014, jornalista Augusto Boudoux”. Por sinal, é o maior prêmio de turismo do nosso estado há 03 décadas.

Na oportunidade, homenageamos os destaques do turismo no ano de 2014. Sabemos que muitos contribuíram, para que o turismo de Pernambuco desse mais um passo em sua consolidação. Profissionais anônimos, jornalistas e empresários, que trabalharam arduamente para consolidar o nosso destino como principal portão de entrada da região Nordeste.

O Troféu Personalidade Turística foi criado em 1987, pelo artista plástico Roberto Cavalcanti, batizado com o nome do jornalista Augusto Boudoux, a partir de 2004, por mim, tinha acabado de assumir a presidência da Abrajet-Pe. Bem, para não esquecer os “Pioneiros do Turismo”, este ano homenageamos o empresário e hoteleiro José de Oliveira Pedrosa (o famoso Zezito Pedrosa) que mesmo com 83 anos bem vividos, continua trabalhando dia a dia, em seus hotéis, Recife Praia, Park Hotel e Vila Rica, todos em Boa Mais >

Alto luxo

Por falta de conforto os clientes vips não deixarão de viajar para o Oriente. Os vôos da companhia aérea Etihad Airways, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, contarão a partir do dia 27 de dezembro, com uma cabine de luxo digna de suíte de hotel cinco estrelas, com cama de casal e banheiro, sala de estar, duas TVs de LCD e poltrona coberta com couro italiano. Portanto, quem puder desembolsar entre R$ 21mil a R$ 23mil, boa viagem, boa mesmo! O vôo inaugural será entre Abu Dhabi e Londres.

Grupo Deil inaugura o Catussaba Suítes

O Grupo Deil,de Salvador, inaugura mais um rótulo de serviço de qualidade na hotelaria. Trata-se do Catussaba Suítes, onde apresenta um novo conceito. Sua localização privilegiada tem como referência o quebrar das ondas da praia de Catussaba, em Itapuã, dispõe de luxuosas suítes e como todos os baianos não dispensa uma gastronomia variada e apetitosa. Em uma área de 8.000 m² não dispensou a natureza, mantendo a exuberante área verde. Lá é água para todos os lados, quem não preferir a praia, recorre às piscinas com uma lâmina d´agua de 228 m² e 15 m² (a infantil), bar da piscina e restaurante panorâmico. Experiência é o que não falta ao Grupo Deil. Em dezembro de 1974, Dr. Dilson Jatahy Fonseca, empresário de larga visão, entrou no ramo da hotelaria com familiares e hoje a matriarca Mariah de Fonseca Meirelles, de alto conceito no empresariado brasileiro, dita as normas da Rede.

Caruaru do Mestre Vitalino

A cada ida a Caruarú a pessoa se surpreende com sua evolução. A cidade é cortada por viadutos e avenidas largas; na área da saúde, os hospitais equipados com alta tecnologia atendem aos mais complexos tipos de enfermidade; a indústria têxtil tem o maior potencial do Nordeste e para o escoamento do produto conta hoje com um grande Shopping, onde empresários montaram o grande ponto de comercialização; o folclore é rico e a figura do Mestre Vitalino é visto em toda cidade com o respeito que ele merece (nota-se que o pernambucano não despreza os valores culturais); a cidade é limpa, arborizada e com divulgação de grandes marcas espalhada por todos os cantos. Além disso, entre os grandes eventos nacionais, as Festas Juninas de Caruarú continuam sendo destaque.