Arquivo de janeiro 2014

Museu de Ibiapinópolis

Museu é um lugar criado para conservar, estudar e sobretudo valorizar através de diversos modos, aspectos culturais de um povo. Ele expõe para deleite e educação do público em geral as mais diversas coleções de interesse histórico, cultural, artístico, arqueológico, etc. Nosso Estado conta com dezenas de museus, entretanto, poucos têm a dinamicidade e envolvimento com a sociedade como o ‘Museu Benedito Filgueiras de Góis’, localizado no ‘Casarão Ibiapinópolis’ em Soledade. O Museu de Soledade está sob a direção do Professor Juarez Filgueiras de Góis que nos anos 1990 do último século teve a iniciativa de reunir objetos antigos pertencentes a diversas famílias da cidade em uma coleção. Com este acervo, o Professor Juarez sempre recebia alunos e atendia às curiosidades acerca da história e dos costumes da cidade e região. Aos poucos este acervo foi crescendo até não mais caber na ‘salinha do Prof. Juarez’ em um box ao lado de sua residência, construído para fins comerciais. O Secretário de Educação de Soledade (à época) Sr. Amauri Ramos Pereira levou a sério a coleção do Prof. Juarez e resolveu encampar o projeto e dar asas ao museu, tornando-o uma espécie de Museu Histórico da cidade. Para isso, todo o Mais >

Eleição no Convention Bureau de João Pessoa

O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa realizou no último dia 16 de dezembro a eleição dos novos Conselhos de Administração e Fiscal para o biênio 2014/2015. A partir de janeiro de 2014, passa a presidir o Conselho de Administração da entidade o hoteleiro Camilo Juliani, dirigente do Hotel Verdegreen. A eleição aconteceu no Hotel Cabo Branco Atlântico com a presença maciça das empresas do quadro associativo do CVB. Camilo e mais dez executivos e empresários da cadeia produtiva do turismo, de eventos e negócios foram eleitos para gerir o Convention Bureau com a missão de ampliar o volume de eventos captados, promovidos e/ou apoiados, atrair mais visitantes para a capital paraibana e seus destinos de atuação, a exemplo da Costa das Piscinas no Conde e litoral norte do estado na baixa temporada, entre outras ações.

Curso de qualificação Escola de Hotelaria Windsor

A Escola de Hotelaria Windsor oferece oportunidade de qualificação no setor hoteleiro para quem quer começar o ano novo conseguindo também um novo emprego na área de turismo. Com 150 vagas abertas para cursos gratuitos de Camareira/Arrumador, Garçom/Garçonete, Barman/Barwoman, Mensageiro & Capitão Porteiro. As novas turmas têm início no mês de janeiro de 2014. O agendamento para participar do Processo Seletivo de Alunos deve ser feito por telefone: (21) 3111-1121 ou (21) 99488-4787. As aulas no período da manhã acontecem das 8h às 12h15 e as turmas da tarde estudam das 13h15 às 17h30.

Gamela- ano 33 mostra “Nossa Terra nossos Valores”

A mostra Gamela- ano 33 “Nossa Terra Nossos Valores”, simultaneamente vista na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, (esquina com a av. Olinda), em Tambaú e na Estação das Artes, Unidade II, em Cabo Branco, ficará em pauta até fevereiro. São mais de cem obras expostas, entre pinturas de pequenos e grandes formatos, em diversas técnicas e estilos e mais de trinta artistas participantes, vale a pena prestigiar. A Gamela deseja Paz e sucesso no 2014. Abraços, Roseli e Altemir Garcia.

Projeto de arborização em Boqueirão

 

Projeto de arborização encerra atividades de 2013 com três mil árvores plantadas. Projeto Um 8 Verde plantou mais mil mudas, doadas pela termelétrica Borborema Energética S/A, na sexta-feira (6/dez) com o auxílio de estudantes da região. A ação é uma iniciativa do Projeto Um 8 Verde e prevê arborizar a área com 20 mil árvores. A termelétrica Borborema Energética S/A durante este ano cultivou mais de nove mil árvores no Viveiro de Mudas da empresa. De acordo com Pedro Aprígio, fundador do Projeto Um 8 Verde, a ação encerra as atividades deste ano. A meta para 2014 é plantar, no mínimo, mil mudas por mês e assim atingir o objetivo da arborização com 20 mil árvores.

Os privilegiados

 

Não pagam INSS e a aposentadoria é integral. É por isso que as hienas governamentais achatam cada vez mais o salário dos que trabalham e pagam INSS. Só a taxa de 4.200 mil de correio e telefone é 05 vezes maior que o salário de um TRABALHADOR. E ainda surrupiam nas horas vagas.

Prêmio “Praias Sem Barreiras” em Fernando de Noronha

O projeto de acessibilidade “Praia Sem Barreiras”, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e (Empetur), foi considerado uma das quatro melhores experiências avaliadas no 5º Índice de Competitividade. A ação foi destaque na categoria “Boas Práticas” pelas atividades desenvolvidas na praia do Sudeste, em Fernando de Noronha. O objetivo da premiação é destacar ações que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no País. Além de Fernando de Noronha, também foram premiados o Rio de Janeiro (RJ), a cidade de Bento Gonçalves (RS) e Belém do Pará (PA).

Solânea passa a integrar a rota Cultural Caminhos do Frio

Encontro do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano aconteceu na cidade de Bananeiras. Os representantes dos municípios que integram a Rota Cultural Caminhos do Frio participaram de uma reunião do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, no Espaço Cultural em Bananeiras. A inserção do município de Solânea no projeto “Caminhos do Frio” foi colocada em pauta, e após a votação ficou determinado por unanimidade que a partir de 2014 Solânea fará parte do roteiro que tem como objetivo divulgar as particularidades da região do Brejo paraibano. Atualmente, integram a rota cultural os municípios de Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Serraria e Areia. Douglas Lucena, prefeito de Bananeiras, ressaltou a importância do fortalecimento do Brejo paraibano com o encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável. “Unir os representantes para discutir questões relativas ao Brejo é muito importante. É uma região com muito potencial e precisa ser cada vez mais valorizada. Juntos encontramos soluções para questionamentos que são levantados durante o encontro. Como, por exemplo, ações a serem desenvolvidas durante a baixa estação, entre setembro e janeiro, para atrair o turismo para o Brejo”.

Guia para cruzeiristas

Com o objetivo de informar o que é permitido levar para o navio, a documentação necessária aos brasileiros nas viagens nacionais, em cruzeiros na América do Sul e nos roteiros internacionais, bem como os procedimentos nos terminais e no desembarque, o Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) elaborou o Guia para Cruzeiristas que segue abaixo. O Guia do Cruzeirista tem o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Ao preparar suas malas atentar para os itens não permitidos, como: produtos que produzam chamas como ferro de passar, fogões elétricos, velas e incenso; droga ou substância ilegal; nenhum tipo de arma, tesoura faca, explosivo, ou artigos que possam oferecer risco à segurança e ao meio ambiente; alimento ou bebida de qualquer gênero, pois caso sejam encontrados serão retidos e extraviados (a inspeção é feita por cães farejadores). Objetos pessoais, frágeis e de valor como documentos, medicamentos, câmeras, filmadoras e joias, deverão ser transportados na mão. Quanto menos malas menos preocupado fica o passageiro: a mala em número máximo de duas, devem ter 40 a 60 centímetros de largura e 30 de altura, cadeado, etiqueta e algo que a Mais >

Mais um Pôr-do-sol

Para quem ainda não sabe o pôr-do-sol no Jacaré, em Cabedelo, não é o único a ser vislumbrado, na Paraíba. Existe um lugar na parte alta do centro da cidade, onde o final de tarde proporciona um pôr-do-sol admirável: a Casa da Pólvora, que ora passa por uma revitalização para em breve fazer parte dos atrativos turísticos do Centro Histórico. O prédio da Casa da Pólvora, tombado em 2009, possui uma localização de cartão postal, com vista para o estuário do Rio Paraíba. Depois de restaurado ganhará um parque ecológico em seu entorno, com espaço para um café, um teatro de arena e outro para exposição.