Acabar com as forças armadas?
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

Vira e mexe, encontramos precações contra as Forças Armadas, principalmente pregações de sua extinção. Mais recentemente temos visto pontos de vista de que elas deveriam ser extintas, empregando-se seus recursos na Educação. É um ponto de vista que a qualquer um assiste o direito de defender. Mas isso é possível? Talvez, mas apenas no dia em que o grau de civilização de todas as nações as tornem incapazes de resistir à cobiça sobre as riquezas de outras, naturais ou construídas, e que muitas delas conquistaram em centenas ou mesmo milhares de anos e ao longo de muitas de suas gerações.As forças armadas representam hoje a única e exclusiva garantia contra possíveis invasões de seu território, além da garantia interna da preservação de suas instituições, sendo assim consideradas organismos de Estado, ao qual tem sua lealdade exigida por princípio constitucional. Ou seja, as forças armadas subordinam-se ao Estado, o que significa dizer à democracia, e não aos seus governantes, pois que estes têm mandatos provisórios. Por caráter operacional, e apenas por isso, as forças armadas subordinam-se aos governos, não sendo cegas a quaisquer ordens, se forem estas descontextualizadas daquelas emanadas na Constituição de cada Nação. Tomemos o nosso caso, o brasileiro,…

Cicero Lucena no comando da Prefeitura
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

O pessoense recebe de braços abertos o Sr. Cícero Lucena que receberá o comando da prefeitura em janeiro de 2021 O prefeito eleito irá enfrentar muitos problemas ao assumir a municipalidade, entre eles a reorganização do trânsito da cidade, incluindo as ciclovias, obras de construção de praças anunciadas e não iniciadas, buracos com oito anos interditando o acesso ao Polo Turístico Cabo Branco, etc.Importante fazer funcionar a Secretaria de Turismo, com projetos que visem a ativar profissionalmente o segmento, liberando o acesso ao Farol, um marco do turismo de nossa bela cidade.Liberar as calçadas do centro da cidade, hoje ocupada por ambulantes. Neste item, Cicero, então prefeito, mostrou sua capacidade administrativa, relocando os ambulantes para shoppings populares. No final do mandato, Cícero encerrou sua gestão entregando ao substituto as calçadas livres e os ambulantes acomodados confortavelmente.Na Saúde, o problema é fazer funcionar efetivamente as Upas. Vamos confiar e esperar por atitudes concretas.Acredito que uma auditoria será necessária, pois o inchaço no quadro de funcionários, e as despesas nas obras concluídas e iniciadas são fatos.

FATOS
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

O artista Chico Ferreira O artista plástico, Chico Ferreira, é conhecido internacionalmente entre outras coisas pela criatividade e a qualidade de suas obras de arte.Seu trabalho tem várias vertentes diversificadas em belas pinturas em telas, painéis e objetos de cerâmica.As pinturas em tela apresentam vários temas, depende do momento de inspiração do artista, hoje, o enredo é apresentado por belos bustos estilizados de jovens, com as tonalidades em sincronia moderna que dão um charme todo especial ao trabalho.Na cerâmica, o Francisco Ferreira (Chico), oferece opções em decoração e utilitário. A harmonia e a perfeição que dedica a seu trabalho deve-se há anos de amor a arte a cultura.O Trabalho de Chico Ferreira não se limita ao nosso Brasil, o artista participou de varias exposições em países da América do Norte, Europa e países asiáticos. Vários colecionadores adquiriram seu trabalho, incluindo museus. O museu da china tem em sua galeria, uma belíssima peça em cerâmica.Chico atende em seu ateliê casa, recebendo os visitantes adeptos da arte e conduzindo-os a um bate papo informal, no belo jardim de sua casa, em seguida apresentando sua oficina, onde o artista transforma a matéria bruta, como o barro, em obra de arte, criando peças raras…

Litoral Sul
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

Conde será novamente o terceiro polo turístico paraibano No município do Conde-PB, nos mares do sul paraibano, estão as mais belas praias do nosso litoral. São praias quase desertas, apesar de estarem a poucos quilômetros de João Pessoa. Frequentada por turistas de várias partes do Brasil e do mundo em busca de tranquilidade, apresentam paisagens de tirar o fôlego com mar calmo e águas cristalinas. É para viver e relaxar.O litoral do Conde tem a terceira maior rede hoteleira da Paraíba, com aproximadamente 3.000 leitos, entre pousadas e hotéis, que oferecem estadia com conforto suficiente para o hóspede mais exigente, e ainda, um atendimento simpático e eficiente, funcionários muito bem treinados para agradar os hóspedes. O cenário de extrema beleza da região pode ser visto das sacadas dos hotéis e pousadas, onde o visitante acorda com um belo sol nascente e termina, à tarde, com um magnífico pôr do sol.A culinária de praia é outro atrativo, com um cardápio variado e de dar água na boca. Um convite à boa mesa.Todas as praias são um convite à apreciação, porém a mais famosa delas é Tambaba, por se tratar da única praia oficial de naturismo do Nordeste. É pura natureza. Vale…

VEM AI O VERÃO
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

APROVEITE SOL PRAIA, ECOTURISMO E RURAL EM SÃO PAULO AVENTURA E ECOTURISMO – Rico em cachoeiras, grutas, cavernas e paisagens diversas e peculiares, o Estado de São Paulo é um dos destinos mais indicados no Brasil para a prática de ecoturismo e esportes de aventura. As opções vão de caminhadas ecológicas com orientação pedagógicas a esportes radicais como rapel, rafting, bóia-cross, tirolesa e voo livre. Deve-se destaque à cidade de Brotas (Estância Turística), conhecida como capital do ecoturismo, e a cidade de Socorro (Estância Hidromineral), referência internacional em ecoturismo e turismo de aventura acessível. SOL E PRAIA – Com 622 km de praia, o litoral paulista conta também com ilhas, ilhotas e lajes. Isso sem falar nas praias de água doce do interior do Estado ou na região metropolitana de São Paulo. No litoral sul paulista, localizado a 60 km da capital, estão as praias mais urbanizadas que recebem um grande número de visitantes todos os anos. Para os que gostam de praias mais sossegadas e preservadas, seja de águas calmas ou agitadas, boas para a prática do surfe, a dica são os encantadores refúgios do litoral norte. RURAL – O turismo rural paulista é um dos maiores do País,…

Press Trip no RN com a embaixadora do Turismo Cristina Lira
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

Novembro foi recheado de muito conhecimento através do Press Trip no Rio Grande do Norte para quatro jornalistas paraibanos. Press Trips são viagens organizadas com o intuito de promover determinados destinos turísticos e também alguns serviços. Foi aí que a Embaixadora do Turismo do RN, a jornalista Cristina Lira, resolveu organizar essa viagem justamente com profissionais do estado que mais emite turistas atualmente para o RN que é a Paraíba.Além de todo o conhecimento de nichos turísticos muito atraentes, foi possível para os viajantes paraibanos participarem do 2º Encontro dos Profissionais do Turismo da Pipa, evento ocorrido nas dependências do Hotel Sun Bay. Em formato coffee break e transmitido para o mundo através do canal no youtube ‘Encontro dos profissionais de Turismo’, a promoção e organização foi da Cristina Lira com produção da DataShow Brasil.O palco do evento foi o agradável salão ao lado de uma das piscinas do Hotel San Bay e o público foi formado pelos jornalistas da Press Trip paraibana (Thomas Bruno, Fabiano Vidal, Ricardo Castro e Rogério Almeida) e também contou com a Secretária de Turismo de Tibau do Sul e Pipa, Beth Bauchwitz; o presidente da Ashtep, Wanderson Borges; Tatiana do movimento Preserve Pipa; o…

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE QUER FORTALECER O TURISMO EM 2021
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

Aconteceu na segunda-feira (30 de novembro) a última reunião de 2020 do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (CONETUR). Na pauta estiveram diversos temas, entre eles a apresentação sobre o andamento das obras de requalificação das praças do Centro Histórico de Natal e do Complexo da Rampa, conduzida pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho. RECUPERAÇÃO DAS PRAÇAS PÚBLICAS Pelo menos seis das catorze praças serão entregues ainda este ano, que são: a Praça do Estudante, a Praça Sete de Setembro, a Praça das Mães, a Praça Capitão José da Penha, o Largo do Memorial Câmara Cascudo e a Praça Padre João Maria. Com um calendário de conclusão obras, previstas para 2021 estão: a PraçaAndré de Albuquerque, a Praça Djalma Maranhão, a Praça Walfredo Gurgel e a Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira. Já o Complexo da Rampa está em fase final de execução, com 85% concluído.A professora Aninha Costa, Secretária do Turismo, aproveitou o momento e também atualizou os membros do CONETUR (do qual a ABRAJET RN – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo tem acento) sobre as obras do Governo Cidadão que serão entregues no ano que vem. Liszt Madruga Jornalista e Presidente da ABRAJET…

EXPANSÃO DA MALHA AÉREA
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

Entre os pontos abordados estavam à expansão da malha aérea no Rio Grande do Norte, com boas previsões para a alta estação, e o Programa Turismo Cidadão, que distribuiu mais de mil vouchers em três meses e prorrogou a utilização dos de outubro e novembro até 30 de abril de 2021. O CONETUR – Conselho estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, reúne-se a cada três meses, é um órgão colegiado de caráter consultivo, que, vinculado a SETUR-RN, propõe diretrizes e contribui com a política estadual de desenvolvimento do turismo. O próximo encontro está prevista para acontecer em fevereiro de 2021. Liszt Madruga

EQUIPAMENTOS HISTÓRICOS E TURÍSTICOS
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte participa ativamente da fiscalização junto a Fundação José Augusto das obras do Teatro Alberto Maranhão, Pinacoteca, Biblioteca Câmara Cascudo e do Memorial Câmara Cascudo, Teatro Lauro Monte Filho e Fortaleza dos Reis Magos que são importantes são equipamentos turísticos, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.Outro assunto da reunião foi à proposta de criação de uma comissão para acompanhamento do litoral do potiguar, principalmente em relação ao lixo descartado de maneira inadequada – e irresponsável – na natureza, poluindo as dunas, lagoas e praias. O vice-governador Antenor Roberto, que também participou da reunião, sugeriu a possibilidade dessa ação acontecer em paralelo à atuação de fiscalização nas áreas de proteção das dunas em parceria com instituições estaduais.A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) realizou ainda a prestação de contas das ações do último trimestre, desempenhadas depois do Plano de Retomada, além da apresentação do planejamento para 2021. Liszt Madruga

TURISMO RELIGIOSO NA PARAÍBA
Dezembro/2020 / dezembro 19, 2020

O turismo religioso é um dos segmentos de seu setor que tem crescido bastante em todo o mundo. Aqui no Brasil não poderia ser diferente, com a liderança inconteste do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, localizado na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo. Às margens da Via Dutra, o belo Santuário recebe anualmente cerca de 12 milhões de romeiros.Na Paraíba, temos diversos locais onde o turismo religioso é uma realidade crescente: o Santuário de Nossa Senhora da Guia, no município de Lucena; o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, que em 2020 completou 257 anos; o Memorial da Cruz da Menina, em Patos; o Cristo Redentor, de Itaporanga; o Memorial do Padre Ibiapina, em Solânea, entre outros. O turismo religioso em nosso estado é liderado pela região do Brejo, pelo que se verifica pessoalmente e até pelas estatísticas. Claro que a COVID-19 atrapalhou tudo neste ano, mas normalmente é isso que acontece. Principalmente na cidade de Guarabira, denominada de a Rainha do Brejo, localizada a cerca de 100 quilômetros de nossa capital.É que lá existe uma majestosa estátua de Frei Damião erguida na Serra de Jurema. O imponente monumento atrai mensalmente, sobretudo…