TURISMO COM TURISTAS
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Entre as principais atividades econômicas do mundo, o turismo ressalta hoje na lista das 10 mais destacadas, constituindo para alguns países o efeito essencial de grande parte da geração de postos de trabalho. Como exemplo, na Europa, a França e a Espanha lideram essa lista, e sem atividades turísticas suas economias podem sofrer sérias consequências, como já sofrem este ano. No Brasil não é diferente, e por consequência do estágio de sua economia, classificada como “em desenvolvimento”, o turismo se inclui entre os 10 maiores fatores geradores de trabalho.O turismo mundial precipitou sua queda, que desde 2019 mostrava resultados negativos, frustrando as esperanças de que teria uma recuperação em 2020. Os efeitos da pandemia derrubaram a linha ascendente que se notava nos dois primeiros meses. A quarentena mundial levou de roldão trilhões de dólares que manteriam aquecido o turismo, preservando importantes mercados de trabalho para mais de uma centena de países. Muitas atividades econômicas puderam ser transplantadas para o trabalho home office, mas o turismo continua a exigir a presença física do turista. O louvável trabalho de muitos de seus importantes agentes serve para impedir que o desânimo tome conta de todos, como as lives, enquanto não se encontra uma…

Farol do Cabo Branco
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Sobre a falésia na ponta da praia do Cabo Branco está o inponente Farol do Cabo Branco Esse monumento, atualmente abandonado pela administração pública municipal, é uma referência no turismo local e nacional, pela localização no ponto extremo oriental das Américas, e faz parte dos roteiros de visitação do turista à Paraíba. O farol tem uma estrutura exclusiva no país, pois seu formato é triangular, estendendo três hastes inclinadas, projeto inspirado no sisal, que na época de sua construção a Paraíba era destaque nacional pela produção e beneficiamento da fibra do produto, que depois de desfiado se transformava em agave para produção de cordas, cestas e outros produtos.Na sua localização privilegiada é um dos mais importantes cartões postais da capital paraibana, próximo 800 metros do ponto mais oriental das Américas. Na mureta de proteção também servindo de mirante está a visão panorâmica e belíssima, com vista para grande parte da área litorânea norte e sul, de onde observam-se as piscinas naturais da praia do Seixas, uma das mais belas praias do nosso litoral urbano. O Farol, foi construído em 1972, tem de altura 19 metros, a luminosidade é bastante visível e o sinal luminoso, tem o alcance de quase 30…

FATOS
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Serra Catarinense Gelada Mal começou o inverno e os turistas começaram a chegar para enfrentar o gelo nas serras Catarinenses. Os hotéis, que por sinal vinha sofrendo pela crise pandêmica, preparou as acomodações com as devidas precauções, para receber os apaixonados pela natureza. Acreditam com entusiasmo que a lotação será máxima. Esse destino turístico encanta pela vegetação que encobre as serras, pelas aves exóticas, e quem admira a baixa temperatura de 4.1ºC, associada a paisagens fantásticas. A previsão para essa temporada é garantia de fortes geadas. O Turismo Rural será a nova pedida.Nesse longo período de quarentena, aprendemos que precisamos viver melhor, que tivemos tempo para reflexão, pensar em viver saudável. A novidade agora é o aumento da procura pela Natureza. Um segmento que já é bem procurado e disputado. Então é hora de curtir a natureza. A vida do campo traz as benesses da pureza. É quando se abandona o industrializado e parte-se para saborear uma alimentação saudável, respirar ar puro, e praticar longas caminhadas admirando espécies animais, plantas e quem sabe um banho de rio e cachoeira com água fresquinha. Campina Grande aposta na retomada da economia As ações para retomada da economia foram iniciadas pela Prefeitura Municipal…

GUARUJÁ
SUAS MAIS FAMOSAS PRAIAS
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Nesta edição abordaremos as mais famosas praias deste balneário paulista que abriga mais de dois milhões de turistas na alta temporada. No total Guarujá possui 27 ótimas praias: SANTA CRUZ DOS NAVEGANTES –FORTE – GÓES – CHEIRA LIMÃO –CONGAVA OU SANGAVA – SACO DO MAJOR – GUALÚBA – MANDUBA – FORA OU DO MOISES – BUENO – EDEN – SOROCOTUBA – MAR CASADO – PERNAMBUCO – SÃO PEDRO – CONCHAS – IPORANGA – ENSEADA – PEREQUÊ –BRANCA – CAMBURI – TIJUCUPAVA – PRETA – ARMAÇÃO – TOMBO – ASTURIA – PITANGUEIRAS. PRAIA DA ENSEADA – Com mais de 5 km. é a maior praia em extensão de Guarujá. Reúne um grande número de hotéis e restaurantes com vista para o mar e é reconhecida pelo agito e som vibrante de jet-skis e Lanchas. Competições esportivas de diversas modalidades também marcam o local. PRAIA DAS ASTURIAS – Com pouco mais de 1 km de extensão, a Astúrias é uma das praias urbanas da cidade. Em uma de suas extremidades, conhecida por Galhetas, há um píer que é ponto de encontro de pescadores. PRAIA DAS PITANGUEIRAS – Praia urbana de águas claras, ideal para famílias com crianças que costumam buscar infraestrutura próxima….

Abrajet PB elege os dez mais importantes bens materiais e imateriais da Paraíba
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Por Ana Célia Macedo Em comemoração ao aniversário de 435 anos da cidade de João Pessoa, que deu início ao Estado da Paraíba, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB), escolheu, através de votação online, os mais importantes bens materiais e imateriais da Paraíba, segundo o critério dos jornalistas abrajeteanos.Foi apresentado, para a escolha, trinta monumentos materiais e bens imateriais para a seleção. A Abrajet, que tem a missão de divulgar o turismo e valorizar a cultura paraibana e seus valores, elegeu os monumentos mais importantes com o objetivo de chamar a atenção de gestores e autarquias responsáveis, municipais e estaduais, para que esses bens sejam conservados, restaurados e preservados. Os bens imateriais mais votados pelos jornalistas associados a Abrajet PB foram: Festa do Bode Rei, Renda Renascença, Maior São João do Mundo, Procissão de Nossa Senhora da Penha, Cachaças, Nau Catarineta de Cabedelo, Encontro da Consciência Cristã de Campina Grande, São João de Bananeiras, Fest Aruanda e Festa do Rosário de Pombal.Já os bens materiais mais votados pelos jornalistas foram as Itacoatiaras do Ingá, Vale dos Dinossauros, Fortaleza de Santa Catarina, Ponta do Seixas, Centro Cultural São Francisco, Lajedo Pai Mateus, Mirante do Atalaia, Areia…

JOVEM AOS 435 ANOS
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Falo do “meu sublime torrão”, a querida João Pessoa de hoje, que no dia 05 de agosto completou 435 anos de fundação, sempre jovem e bela. Seu primeiro nome, em homenagem à santa do dia, foi Felipéia de Nossa Senhora das Neves. Todavia, a capital do nosso estado foi denominada, ainda, de Frederika, no tempo em que os holandeses dominaram o nordeste açucareiro, em homenagem ao rei Frederico, da Holanda. E, com a expulsão da “turma” dos Países Baixos, passou a chamar-se Parahyba, até o ano de 1930.Com o assassinato do então Presidente do estado da Parahyba do Norte, o valoroso João Pessoa, no dia 26 de julho de 1930, a imensa maioria da população da capital que exaltava e se orgulhava de sua administração proba e honrada, saiu às ruas e exigiu dos deputados paraibanos a mudança do nome da cidade para homenagear o grande líder, o que ocorreu logo depois.Cidade de atrações lindas, como as praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, com o Ponto Extremo Oriental das Américas, a Ponta do Seixas e o Parque Solon de Lucena, com a exótica Lagoa, no centro da capital, cercada de palmeiras imperiais, tem no Hotel Tambaú, na orla marítima,…

Senac Recomenda, você aprende ainda mais
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Os melhores conteúdos sobre educação profissional para o comércio de bens, serviços e turismo selecionados só pra você. Quer usar vídeos no YouTube para estudar, mas fica perdido no meio de tanto conteúdo e não sabe nem por onde começar? Siga o que o Senac recomenda pra você. O novo canal do Senac na maior plataforma mundial de compartilhamento de vídeos foi criado justamente pra ajudar você a aprender.O acervo do YouTube é imenso e não para de crescer. E existem diversos vídeos voltados para a educação profissional. Mas pesquisar esse conteúdo e “separar o joio do trigo” é trabalhoso e demorado. Fica difícil saber o que está atualizado, o que tem boa qualidade e quais fontes de informação são confiáveis. E é isso que o Senac Recomenda faz pra você.A curadoria do Senac Recomenda seleciona e organiza os melhores conteúdos gratuitos como alternativa prática e segura para quem deseja investir em sua formação profissional ou aprimorar seus conhecimentos em Gastronomia, Turismo, Saúde, enfim, todo o universo do comércio de bens, serviços e turismo. Os vídeos são selecionados por especialistas do Senac, uma instituição com mais de 70 anos de experiência em educação profissional.Inicialmente, as playlists se concentram em três…

Nova estrela a brilhar no Mundo-Sertão
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

No coração da Parahyba, quase em seu centro geodésico, está o histórico município de Taperoá, reinando no alto da Serra da Borborema. Terras dos Cariris Velhos, abrindo as cortinas do sertão. Região semiárida, inóspita, intrépida, rodeada de serras e riachos temporários. É possível chegar a Taperoá “pela rodagem”, seguindo a BR230 e rodovias estaduais. Mas sabe de uma coisa? Apaixonado que sou pela aspereza delicada da caatinga, do Mundo-Sertão, gosto de ir “por dentro”, por caminhos empoeirados, um sem fim banhado de sol e luz d’onde se é possível admirar a paisagem cinzenta na maior parte do ano; árvores e galhos retorcidos se inclinam em direção (devoção) ao sol, fico pensando que é uma maneira de receber o mínimo de luz e por conseguinte calor, resistindo de maneira assaz engenhosa. E lá está a majestosa Serra do Pico, alta, despontando n’aquela geografia ancestral de índios, vaqueiros e curraleiros, beijando o rosto azul do céu. Há anos que me meto nessas insondáveis paragens, afim de aprender com a contemplação, observando a imensidão que são aqueles Cariris Velhos, passando de passagem de um lugar a outro, conversando com as pessoas, vendo o tempo passar sentado em velhos bancos de aroeira que adormecem…

IMPORTANTES DESTINOS TURÍSTICOS DO RN JÁ ESTÃO PRONTOS PARA A RETOMADA DO TURISMO
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e Maxaranguape, os maiores destinos turísticos do Rio Grande do Norte, já retomaram suas atividades comerciais, e isso inclui hotéis, pousadas, bares, restaurantes e passeios turísticos, totalmente prontos para receber os turistas.Os municípios em questão seguiram o isolamento imposto pelas autoridades desde março de 2020, tendo em vista a pandemia do Coronavírus. Já a partir do início do mês de julho as atividades econômicas começaram a retornar a rotina, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades. REABRINDO AS PORTAS Com a retomada das atividades econômicas, o setor de turismo começou a reabrir suas portas, e atualmente muitos hotéis estão abertos em Natal. Já em Pipa/Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Maxaranguape, praticamente 100% dos hotéis já retomaram suas merecidas atividades. Nestes destinos, já contamos com o funcionamento pleno de bares e restaurantes até às 23h, além das instalações turísticas, lojas e shoppings centers, todos seguindo os protocolos de segurança sanitária. DESTINO SEGURO Vale destacar que o Rio Grande do Norte foi o primeiro destino do Brasil a receber o certificado internacional de Destino Seguro pelo WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo, com a requisição do selo de viagem segura criado pela…

A pandemia e as mudanças no turismo
Agosto/2020 / agosto 18, 2020

A nossa Revista acompanha os acontecimentos e o desenvolvimento do turismo desde os anos 1990. O crescimento desse segmento é notório, grandes redes hoteleiras surgiram e com elas, vários restaurantes, do popular ao sofisticado, locais de entretenimento, shoppings e vários outros investimentos para atender à demanda. Acompanhando, novas companhias aéreas, e com elas as agências e as operadoras, itens importantes para integração da cadeia do turismo.Os empresários, peça fundamental, investem alto, empregam milhares de pessoas e contribuem significativamente com altas taxas de impostos, mas mesmo assim, os governantes não dão muita importância ao turismo.Vem então à pandemia, um maléfico vírus que impõe mudanças radicais nos costumes da humanidade, e com ela, a ordem do confinamento, a tal quarentena para imobilizar a máquina humana, a geradora da economia. Todas essas atividades comerciais pararam, e agora? Restaram a criatividade e a competência, únicas alternativas para acompanhar as mudanças exigidas neste cenário. Para dar continuidade aos negócios, algumas medidas foram estudadas. Meia-porta com serviço de delivery Vamos à luta: Diversificar, trabalhar novos roteiros, preparar o agente e o guia, o garçom o atendente o manobrista…, vamos explorar a forma correta. Para quem está acompanhando a pandemia, ver que com as graças de Deus…