ALÉM DO HORIZONTE, OPORTUNIDADES
Março/2020 / abril 17, 2020

A característica comum da crise do corona-vírus é a sua imprevisibilidade tanto quanto aos estragos ao mercado e quanto à duração. A ciência prevê que esteja controlada até o final de 2020. Alguns medicamentos estão sendo usados experimentalmente e seus resultados preliminarmente aprovados. E, por se tratar de vírus a ciência chegará a uma vacina que deve resultar das pesquisas, aceleradas em toda a parte. É preciso olhar além do horizonte, pois temos de estar preparados para a fase pós-crise, quando as pessoas voltarem a circular nas ruas, onde o trabalho e/ou o laser vão continuar a sua espera. O turismo precisará recuperar-se e muitos de seus agentes trabalham planejando como se comportarão. No caso do turismo brasileiro, ele dava sinais de recuperação desde o segundo semestre de 2019, quando cresceu a uma taxa de 2,2% e no qual criou 35 mil novos postos de trabalho. Um breve balanço do que se vinha fazendo nos últimos cinco anos indica uma transformação digital nas atividades de viagens, em particular nas viagens corporativas, onde a metade dos deslocamentos tem o apoio digital, através de agências especializadas. Antes, os executivos delegavam à uma secretária ou a setor dentro da empresa seu planejamento e…

Chapada Diamantina:
Março/2020 / abril 17, 2020

Um pedacinho do paraíso na Bahia Com mais de trezentas cachoeiras catalogadas e um rico cenário de trilhas, grutas, vales e montanhas, a Chapada Diamantina é capaz de manter um turista ocupado facilmente por mais de um mês sem repetir visitas a apenas uma atração. Quanto mais tempo houver disponível para conhecer a Chapada, maiores serão as chances de ir além da rota comum e desbravar cantinhos ainda pouco explorados e conhecidos do grande público.A região que engloba a Chapada Diamantina e o Parque Nacional tem mais de 38 mil quilômetros quadrados de área e abrange várias cidades-base, e os pontos turísticos da Chapada Diamantina estão espalhados por várias delas. À primeira vista, não será fácil entender a logística para passear pela região. O ideal, para não perder tempo demais em deslocamento, é dividir a hospedagem na Chapada Diamantina em duas ou três bases, como Lençóis, Vale do Capão, Mucugê e Igatu.Nossa viagem começou em Salvador. No Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, alugamos um carro e partimos rumo à Chapada, num percurso de seis horas até Lençóis. Como o território é grande, decidimos ficar três dias numa simpática pousada, localizada no Vale do Capão, para descansarmos da viagem. No dia seguinte,…

Roteiro das Grutas
Março/2020 / abril 17, 2020

Acordar cedo é um hábito indispensável para quem quer curtir a natureza. Além disso, para fazer este roteiro é preciso roupa de banho e um agasalho, pois este passeio termina com o pôr-do-sol no Morro do Pai Inácio. A primeira chegada foi na Fazenda Pratinha, onde apreciamos a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul, ambas possuem tom azulado e águas cristalinas, que lhes garantem uma beleza especial, além do enorme rio de águas cristalinas próprio para um banho bem geladinho. O local dispõe de uma pequena infraestrutura de apoio, com bar, lojinha, restaurante e sanitários, e como a propriedade é particular, paga-se uma taxa de manutenção.No final do dia chega-se pertinho do céu, escalando os 400 metros de trilha até o Morro do Pai Inácio. Do alto deste mirante natural, tem-se uma visão exuberante da paisagem, que se torna ainda mais encantada ao sol poente. O perfil das serras verde-azuladas se confunde com nuvens douradas, o vento é frio e completa a sensação de se estar no topo do mundo.No Vale do Capão, município de Palmeiras, outro passeio fascinante é até a Cachoeira da Fumaça, a maior cachoeira do Brasil, a sessenta e oito quilômetros de Lençóis. O visitante…

SERRA DO ITAQUERI
Março/2020 / abril 17, 2020

13 MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTEESTAS LINDAS PAISAGENS PARA SE CONHECER Parte II Nesta edição daremos sequência da matéria publicada na edição anterior sobre os municípios turísticos localizados na Serra do Itaqueri, no Estado de São Paulo. CHARQUEADA – Casa de Pedra Estância. Localizada na área rural, com hospedagem em chalés e apartamentos a estância oferece passeios e gastronomia típica da fazenda. Conta com parque aquático, rancho de jogos, museu, mirante, passeios de trem e muita diversão. ECOLOGIC PARK ACAMPAMENTO – Com 600 mil metros de jardins, matas, lago e infraestrutura voltada para o atendimento a temporada de férias, viagens, grupos escolares e treinamentos empresarias o parque oferece um calendário anual com projetos temáticos, educacionais e de lazer. É diversão e lazer garantido. CORUMBATAÍ – Cercada de montanhas e com visual exuberante, é conhecida como “Vale da Alegria”. Com vida simples e pacata, muitas coisas interessantes podem ser apreciadas pelos visitantes, desde uma boa comida caseira até os vinhos e licores artesanais produzidos pela terceira geração de uma família de agricultores locais. CACHOEIRA DO CUSCUZEIRO – Localizada numa fazenda que leva o mesmo nome, a cachoeira é uma queda d’água no rio Corumbataí. O acesso é fácil e permitido pelo proprietário,…

O ESQUELETO DO TURISMO DE NATAL
Março/2020 / abril 17, 2020

PRAIA DA REDINHA NOVA. Praia de Redinha Nova é de grande extensão, é conhecida por sua tranqüilidade, beleza e seu clima aconchegante, sendo um belo lugar para descansar e para turistar. Costuma receber um bom número de visitantes nativos e turistas de além fronteiras potiguares durante a alta temporada, que encontram ótima oportunidade para um dia agradável nas praias. Com uma boa faixa de areia clara, possui mar verde, levemente agitado e com boas ondas. É propício para o banho e para a prática de esportes como surf e windsurf. É uma praia literalmente calma, com diversas casas de veraneio com aspectos típicos proporcionando momentos salutares de lazer. ROTAS DE LAZER. Para os que desejam desfrutar das delicias de um ar puro, de passeios de bugyes e de dromedários pelas Dunas de Jenipabu, das praias e das lagoas despoluídas, de supimpa gastronomia, o recanto da Redinha Nova dentro do território do município de Extremoz – Região Metropolitana da Grande Natal, é indiscutivelmente o “point”de passar um dia agradável, é uma boa opção para todas as idades. No verão, é comum ver os jovens e adultos aproveitarem o lazer, e também é o local exato para a prática de diversas atividades…

FESTURIS 2020 E A RECUPERAÇÃO DO TURISMO
Março/2020 / abril 17, 2020

Vivemos uma crise desafiadora e incomparável. Estamos em estado de guerra pela vida e pela economia. O momento exige responsabilidade social. Portanto, salvar vidas e achatar a propagação do coronavírus (Covid-19) é prioridade. O impacto desta crise é inestimável em todos os setores, mas o turismo será indiscutivelmente um dos mais afetados. Apesar disso, temos consciência do quanto esta atividade é resiliente. Tem capacidade e força para se reinventar. A união do trade será fator decisivo para este novo caminhar.A BATALHA SERÁ VENCIDA. Cientes da nossa importante contribuição para o desenvolvimento das nossas atividades turísticas, nós acreditamos que a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) será palco para a retomada do crescimento no final do segundo semestre. Economistas e especialistas da área da saúde pública estimam que a pandemia oriunda do Covid-19 poderá se alastrar no período de três quatro meses. Portanto, confirmamos a manutenção do FESTURIS para 05 a 08 de novembro próximo. Estamos confiantes de que o caos passará.Com a solidez construída ao longo de sua trajetória, conquistamos a credibilidade e a confiança do mercado. A feira está com cerca de 40% de seus espaços comercializados e, mesmo com esta barreira colocada em nosso caminho, temos certeza…

Hotel Catussaba: a cara da Bahia
Março/2020 / abril 17, 2020

Quem nunca ouviu falar da Praia de Itapuã nos versos de Vinícius de Moraes, Toquinho e Juca Chaves? Pois, é nesse cenário extraordinário, que inspirou e ainda inspira tantos poetas, que estão localizados os empreendimentos do grupo CATUSSABA HOTÉIS & RESORTS. Sendo uma das mais tradicionais redes hoteleiras da capital baiana, o grupo é composto pelo Catussaba Resort Hotel, Catussaba Suítes e Catussaba Business. Os três empreendimentos oferecem ao mercado nacional e internacional experiências para perfis distintos. Os cardápios incluem opções de gastronomia nacional, internacional e, é claro, a típica culinária baiana. O Catussaba Resort Hotel tem acesso direto à areia da praia, com paisagem exclusiva e exuberante área verde, que perpassa por todo o empreendimento. O Resort dispõe de uma infraestrutura grandiosa com quatro piscinas interligadas, entretenimento adulto e infantil – com muitas opções temáticas e diferenciadas, salão de jogos com diversas atividades, espaço ecológico que reforça a importância do convívio com a natureza, parque infantil arborizado, pista mini-cooper, seis quadras de tênis, sendo duas poliesportivas, sala de ginástica, atividades esportivas ao ar livre, baby copa e room service 24h, opção de serviço de alimentação MAP, FAP e TOP Inclusive, e muito mais! Uma alternativa excelente para famílias, casais…

Seu Biléu de Cuité
Março/2020 / abril 17, 2020

A Paraíba é farta em belezas naturais e históricas. As rodovias que se desenrolam neste verdadeiro tapete multicolorido pintam de asfalto velhas estradas empoeiradas, aplainando antigos caminhos por onde se deu o povoamento de todas essas terras. Recentemente tive a oportunidade de andar por esses rincões, revisitei o Curimataú, uma das regiões menos populosas de todo o estado. Diferente de outras áreas, seguir por aquelas terras é se sentir por alguns momentos isolado de tudo; as cidades, povoados e distritos que são cortados pela BR 104 ou ficam na beira da estrada são bem mais distantes uns dos outros. Essa característica nos dá inicialmente uma sensação de solidão; as cruzes na beira da estrada espertam sentimentos de piedade e também de medo, muitas são as curvas que podem eventualmente ser traiçoeiras.Nessa confusão de pensamentos e excitação de sentimentos, a paisagem vai desvendando majestosas serras e montanhas, com destaque para as Serras do Algodão e da Caxexa, que com sua beleza vão chamando atenção em meio a estrada quase deserta. Curimataú a dentro, vamos cada vez mais para o alto, o destino é a cidade de Cuité que está lá em cima, no cume da Serra de Cuité, um dos contrafortes…

Senac EAD disponibiliza 20 cursos gratuitos a distância, com certificação válida em todo o território nacional
Março/2020 / abril 17, 2020

Instituição estimula novos conhecimentos e disponibiliza sua plataforma para atualização profissional em casa O Senac EAD (https://www.ead.senac.br/) disponibiliza, gratuitamente, a partir desta semana, 20 cursos, entre extensão universitária e livres – com certificado, válido em todo o território nacional –, além de proporcionar aos internautas vídeos com temáticas variadas. A iniciativa da instituição reforça que a educação é um dos principais meios para o desenvolvimento da comunidade e que deve ser contínua, mesmo que em casa, considerando o cenário do país de isolamento social por conta do coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Os cursos disponíveis estão concentrados em três áreas, sendo elas: Educação, Gestão e Saúde para a modalidade extensão universitária. Já os cursos livres são bastante variados, passando por Administração do Tempo, Desenvolvimento de Equipe, Estilo e Imagem Pessoal, Aproveitamento Integral, entre outros. Os vídeos são direcionados a vários perfis de público, como Processos de Logística Reversa, Mediação e Licenciamento Ambiental.

JPA Live Travel Experience
Março/2020 / abril 17, 2020

A diretoria da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) apresentou, no Hardman Praia Hotel, dia 23 de março, o projeto do JPA Live Travel Experience para os associados.Para não alterar o calendário, a Feira de Turismo será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana. O evento tem recebido apoio de diversas entidades do trade turístico paraibano e nacional e da imprensa.De acordo com a presidente da ABIH-PB, a proposta da feira é “manter João Pessoa no calendário dos principais eventos do país, promovendo todo o mercado de turismo de forma inovadora e eficiente, capacitando e motivando o trade, a fim de gerar maior engajamento, apresentando os principais pontos turísticos da Paraíba, por meio de famtours, com experiências exclusivas e envolventes”.