Dificuldades no Aeroporto Castro Pinto
Abril/2018 / abril 9, 2018

Durante longos anos a Paraíba esteve à margem da rota turística nesse mundo nordestino brasileiro tão belo. Dizia-se em tom de blague que os turistas, em viagem turística ao Nordeste, por via aérea, chegavam a Recife, dançavam frevo, tomavam o destino do aeroporto para chegar a Natal, e de lá seguiam em direção a outros destinos situados mais ao norte do Brasil. Da mesma forma, aqueles que estavam em viagem terrestre, chegavam ali, no local denominado Três Lagoas (entrada de João Pessoa), avistavam uma placa com seta à esquerda indicando Campina Grande e Natal, e nessa direção seguiam. Quer dizer, nem o contingente de turistas de transbordo (aqueles que ao chegar a um destino não encontram as condições suficientes para ali permanecerem), nem os de experiência (os que arriscam o destino), nem os itinerantes (que se destinam a um ou mais núcleos receptores, não permanecendo nesses locais por mais de 12 horas, isto é, não gerando nem a possibilidade de um pernoite), João Pessoa conseguia captar. Pois bem… Algumas ações foram iniciadas… Há trinta anos, esta revista faz parte de um movimento pró-turismo na Paraíba que visa, principalmente, atrair divisas para o Estado da Paraíba, como forma de ser mais…

C H A P A D A D I A M A N T I N A
Abril/2018 / abril 9, 2018

  Um dos destinos mais privilegiados no Brasil para aqueles que apreciam o ecoturismo é a Chapada Diamantina, no oeste da Bahia, com uma área de 1500 quilômetros quadrados, cheia de grutas, cânions gigantes, rios, cachoeira altas e morros belíssimos, além de fauna e flora típicos.   Já tive a oportunidade de passar por lá várias vezes, a caminho de Brasília, pois o roteiro é encurtado em cerca de 600 quilômetros, pois antigamente, quando não se tinha estrada asfaltada naquela região, éramos obrigados a ir por Belo Horizonte. O estado da Bahia, com sua imensidão territorial, possui vários destinos ligados ao turismo, pois a visão de seus gestores entendeu que isso iria fazer crescer algumas de suas regiões com a “indústria sem chaminé”, que na inter-relação de suas múltiplas atividades provoca o desenvolvimento econômico e social dessas áreas, a exemplo de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e a própria Chapada Diamantina, com acessos por vias terrestres ou aéreas, pois todas elas possuem aeroporto. A principal cidade para se ficar na Chapada Diamantina é Lençóis, pois possui uma melhor infraestrutura de apoio aos turistas. Já no século XIX passou a receber mineradores e aventureiros em busca da grande riqueza da região :…

FATOS
Abril/2018 / abril 9, 2018

Aeroporto Internacional do Recife registra crescimento Nos dois primeiros meses do ano, a movimentação no terminal já registra um crescimento de 17%, em relação ao mesmo período de 2017. No comparativo, o número de estrangeiros quase dobrou. O Aeroporto Internacional do Recife continua ampliando os números da movimentação de passageiros registrados no último ano. De acordo com o relatório apresentado pela Infraero, 1,4 milhão de pessoas passaram pelos terminais do equipamento, só nos dois primeiros meses de 2018, superando os 1,2 milhão registrados nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. No comparativo, a marca representa um crescimento de 17%. O crescimento percebido no início de 2018 acompanha os números do acumulado de 2017, quando o aeroporto registrou a marca inédita de 7,7 milhões de passageiros circulando no terminal. O crescimento da movimentação de passageiros é um dos reflexos da política de turismo da administração do governador Paulo Câmara, com ações de estruturação, promoção dos destinos e capacitação de mão de obra relacionada ao setor. SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA Acontecerá de 19 a 21 de junho de 2018 no Centro de Eventos São Luiz, juntamente com a Exposição de Oberas de Premiados Artistas Plásticos “…

PraIa Grande no litoral paulista está se transformando na nova coqueluche do turismo de São Paulo
Abril/2018 / abril 9, 2018

Um dos balneários mais valorizados da Baixada Santista, PRAIA GRANDE possui uma das mais extensas faixas de areia continua do país, com orla totalmente urbanizada, ciclovias seguras, iluminação e câmeras de monitoramento. Distante apenas 73 km da Capital Paulista com acesso das mais modernas vias de tráfego do Estado de São Paulo, Anchieta e Imigrantes, com mais ou menos 70 minutos de viagem de carro ou em modernos ônibus, está se transformando na nova coqueluche do turismo de São Paulo. São inúmeras as atrações que Praia Grande oferece a quem as visita e a quem possui propriedades bem valorizadas e a seus moradores, como: PRAÇA DA PAZ, um ponto de referência do município, que concentra sete esculturas gigantes, confeccionadas em aço, carbono e ferro, representando personalidades históricas, que garantem sempre um agradável passeio. PORTINHO é um complexo de lazer destinado à diversão em família ou com amigos e conta com quiosques (serão demolidos e construídos modernos quiosques/restaurantes ainda em 2018, que valorizará ainda mais a região), playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonetes, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno. Praia Grande ainda conta com o Palácio das Artes, um complexo cultural…

Liszt Madruga
Abril/2018 / abril 9, 2018

CARNAVAL MULTICULTURAL DE NATAL FORTALECE O TURISMO O Carnaval Multicultural de Natal movimenta mais de R$ 61 milhões e tem aprovação recorde dos turistas, da população e dos comerciantes, aponta pesquisa. Um público de mais de 573 mil pessoas – informado pela Prefeitura de Natal, e 26,7% maior do que o de 2017 – circulou em Natal durante a edição 2018 do Carnaval Multicultural da capital potiguar. Os foliões fizeram circular na economia potiguar mais de R$ 61,4 milhões, um volume 52,23% maior do que o que havia sido registrado no ano passado. Os dados foram divulgados segunda-feira (26/3), pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves, na entrevista coletiva, realizada na sede da Federação, e que contou com a presença de secretários municipais, diretores do Sistema Fecomércio RN e imprensa. PERFIL DOS FOLIÕES As informações constam na pesquisa que traçou o perfil dos foliões e comerciantes do Carnaval Multicultural de Natal 2018, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN), entre 8 e 14 de fevereiro em todos os seis polos onde houve programação. Ao todo, foram realizadas 702 entrevistas com foliões e outras 301…

Domingo memorável
Abril/2018 / abril 9, 2018

O dia amanheceu ameno. Poucos dias restam para o fim do verão. Março ganha corpo e queira Deus que suas águas (que banham o Cariri) não nos abandonem. O Açude de Boqueirão recebe mais e mais centímetros a cada dia e um pouco de suas águas já são liberadas para seguir o Paraíba e chegar até Acauã, onde os habitantes da Comarca das pedras, sedentos, poderão usufruir desta eminente segurança hídrica. Viva São Francisco! Manhã de domingo, tudo pronto para a I Expedição Histórico Cultural onde oficiais do Exército engajados no 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (de Campina Grande), juntamente com familiares e convidados teriam a oportunidade de conhecer patrimônios que contam um pouco da história da Paraíba. A atividade foi promovida pelo Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG com apoio da Sociedade Paraibana de Arqueologia – SPA. O primeiro destino foi a Pedra do Ingá e ainda no centro da Rainha da Borborema, começamos a conversar com a turma, trazendo alguns dados históricos de Campina Grande, foi quando passamos pela Avenida Canal; imaginem só que aquela avenida, construída na década de 1970 na gestão do Prefeito Enivaldo Ribeiro, tinha a intenção de ser uma alça entre a BR…

Turismo & Eventos
Abril/2018 / abril 9, 2018

Os encantos de Los Angeles Nessa última semana, tive a oportunidade de conhecer um dos locais mais emblemáticos do mundo cinematográfico: Los Angeles, na Califórnia. Terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, Los Angeles é uma cidade espraiada, com bairros distantes uns dos outros, onde é inviável morar sem possuir um carro. Cheia de palmeiras dos mais diversos tipos, encanta pela qualidade de vida e pelas inúmeras atrações para o turista, principalmente aquele ávido por conhecer o local onde a Sétima Arte tem espaço generoso e cativo. Viajei pela American Airlines num voo direto partindo de São Paulo que durou cerca de 12 horas. Ficamos hospedados – minha filha Luciana, meu genro Marcel, minha neta Helena e eu – no Sheraton Universal de Los Angeles. O hotel estava com suas unidades praticamente lotadas, pois era feriado nacional e o hotel está localizado bem perto do parque temático da Universal Studios. No dia seguinte, fomos conhecer in loco o famoso letreiro hollywoodiano. Subimos uma estrada íngreme e perigosa e, para nossa surpresa, apesar de estarmos bem perto da placa, não conseguimos vê-la direito por causa da intensa neblina (o tipo de problema que não enfrentamos na nossa “Hollywood Nordestina”, localizada em…

SUPERA SORTEIA VIAGENS PARA DISNEY
Abril/2018 / abril 9, 2018

Viajar é uma excelente opção para viver a emoção de pensar e agir de forma inovadora. Por isso, o SUPERA entrou 2018 com a campanha “SUPERA & Você na Disney”, que sorteia cinco viagens com acompanhante para os famosos parques de Orlando, nos Estados Unidos. Pessoas de todas as idades podem participar. Para garantir seu número da sorte, basta solicitar uma aula grátis em uma das 300 unidades SUPERA em todo o Brasil e realizar a matrícula. Os clientes que se matricularem recebem o número da sorte e ainda podem aumentar suas chances de ganhar de duas formas: pagando as mensalidades em dia e indicando amigos no hotsite da campanha (www.metodosupera.com/cadastrodisney). Ambas as práticas garantem números da sorte extras para concorrer. A regra é simples: para ganhar números da sorte, é preciso se cadastrar no hotsite da campanha, onde o cliente encontra as unidades participantes e o regulamento. Os sorteios das cinco viagens para a Disney irão acontecer a cada dois meses, nos dias 14/04, 16/06, 18/08, 20/10 e 12/01/2019. Todos os sorteios acontecem pela Loteria Federal. A promoção é válida para o período de 19/01/2018 a 12/01/2019. SOBRE O SUPERA – O SUPERA é a primeira rede de franquias…

O lado bom do Brasil
Abril/2018 / abril 9, 2018

Terminou na semana passada o programa televisivo The Voice Kids, que mostra o talento do povo brasileiro. Esse programa chama a atenção de quem o assiste pela alta qualidade artística do brasileiro, onde jovens de várias idades se apresentam e encantam pela desenvoltura, bela voz e educação. São talentos bastante jovens, mas com certeza põem em dificuldade os julgadores, dada a paridade na qualidade. Quem também apresenta um programa há anos, onde jovens apresentam seus talentos, é o Raul Gil. Em ambos os programas, não sei se por exigência da produção, as músicas apresentadas são de alto padrão, numa mistura das melhores internacionais, MPB, forró e sertaneja. Então, podemos ter esperança de um dia, ressuscitarem os memoráveis anos 60/80. Viva nossos artistas mirins!