S Í M B O L O D O T U R I S M O
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

O Hotel Tambaú tornou-se um símbolo dos mais significativos do turismo paraibano, desde a sua inauguração, em 1971, há 46 anos. Isso porque a capital paraibana passou um período significativo sem ter onde hospedar com dignidade e conforto os visitantes que para cá se dirigiam. Lembro-me que, ainda adolescente, em 1961, o então Presidente da República, Jânio Quadros, resolveu fazer um Encontro Regional da administração em João Pessoa e, como não existia um hotel para isso, foi convidado e aceitou ficar em uma mansão particular na praia do Cabo Branco, local em que também se realizou o evento. Outros presidentes e autoridades federais igualmente tiveram que se hospedar na nossa capital em mansões particulares, a exemplo do Presidente Castelo Branco. Somente a visão e a ousadia do Governador João Agripino pode por um fim a isso, o que resultou no desenvolvimento de um belo e singular projeto, de autoria do arquiteto Sérgio Bernardes, que planejou o colossal Hotel Tambaú. A sua construção foi outro desafio aceito e concretizado pelo governo estadual, que levou a cabo a sua decisão. A partir de 1971 os visitantes e os turistas tiveram um hotel para se hospedar em João Pessoa, com conforto e característica…

VONTADE, VONTADE E MUITA VONTADE
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

O fechamento com chave de ouro da 29ª. edição do FESTURIS, o Festival de Turismo de Gramado, no inicio de novembro de 2017 é surpreendente. Bateu todos seus recordes, apesar de seus preparativos começarem pelo menos um ano antes, no auge da crise política e econômica brasileira. O balanço apontou um faturamento de Cr$ 250 milhões nos negócios realizados dentro da mostra, reunindo 8 mil profissionais de turismo, cerca de 2 mil marcas e 66 destinos internacionais, 2.500 expositores em 400 estandes ocupando uma área de 22 mil m2, no maior espaço privado dos negócios do turismo brasileiro, com uma cobertura nacional e internacional jamais vista.   Como explicar que uma pequena cidade, com aparência de uma vila em alpes suíços, possa ter sucesso com uma feira de turismo, em um país dominado e de certa forma desiludido com seus rumos como o Brasil ? E qual a receita para um país que começa agora, em fim de ano xoxo, a viver a recuperação do turismo, após a atividade quase sucumbir nos   primeiros nove meses ? Marta Rossi, que comanda a mostra, resume: pesquisa, viagens e permanentes contatos para formatar um modelo de negócios que atenda as necessidades dos…

Carlos Casaes
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

Salvador, Capital oficial do Verão Este foi o tema com que o Prefeito de Salvador, ACM Neto, estabeleceu para o evento que programou para cerca de 500 convidados na cidade de São Paulo. O objetivo é colocar Salvador como o principal destino turístico no verão brasileiro. A SALTUR (Salvador Turismo) foi quem organizou a promoção destinada a promover o vasto e rico calendário de verão da capital baiana. Para realização do encontro com publicitários, jornalistas, artistas, representantes da comunidade turística e executivos das grandes marcas, o evento escalou Adelmo Casé como apresentador, contando com a participação artística da Banda Eva, de Cláudia Leite, Margareth Menezes e Jau. Prefeitura investe pesado no turismo de Salvador A Prefeitura de Salvador – leia-se o titular ACM Neto – determinou início das obras para transformar o espaço do “Aeroclube” na Boca do Rio na ARENA DA MÚSICA, para onde espera sejam deslocadas nada menos do que 2 milhões de pessoas durante o FESTIVAL DA VIRADA. Serão nada menos do que 5 dias de festas, de 28 de dezembro a 1º de Janeiro. Quem está “rindo atoa” é a comunidade turística baiana, da Capital, com o prenúncio de “casa cheia” nos hotéis, a partir do FESTIVAL…

FATOS
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

Nos tempos áureos da política Nacional No dia 08 de novembro 1938 nascia um dos homens mais ilustres da Paraíba: Tarcisio de Miranda Burity. A memória do povo brasileiro é curta, por conveniência ou ignorância. Falam mal do período em que as Forças Armadas estavam no poder alegando “GOLPE”, mas esquecem do impulso desenvolvimentista que o Brasil recebeu na época. Foram tempos de realizações: no saneamento público, construção de estradas, a educação como prioridade, segurança efetiva, saúde de qualidade. Daí podemos afirmar: “Eu era feliz e não sabia”. Naquele período, o Governo Estadual da Paraíba foi prestigiado com a presença do professor Tarcisio de Miranda Burity, com aprovação do então Presidente da República Ernesto Geisel, com um exemplo de administração pública, pela sua formação, o que fez pelo estado, e pelo que ficou registrado na sua administração. Atuou em todos os campos sociais: saúde, educação, habitação (com a implantação de vários conjuntos habitacionais em todo o estado). Por ser homem de cultura elevada, a educação no estado teve uma atenção especial, com a construção do Espaço Cultural José Lins do Rego, a criação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, promoção do Festival de Arte na cidade de Areia, criação da “Fundação…

CONHEÇA SÃO PAULO REGIÃO DA PAULISTA E IBIRAPUERA
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

Nesta edição abordaremos pontos turísticos da região da Avenida Paulista e Ibirapuera. A Capital dos paulistas tem mais de 1.500 km² e o melhor é programar seus passeios por região e nesta matéria daremos algumas opções para nossos leitores curtirem. AVENIDA PAULISTA – Conhecida por sua importância financeira e cultural, a Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade, está localizada em uma área repleta de atrações turísticas, hotéis, cinemas, restaurantes e vida noturna. Destacam-se o famoso Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Parque Trianon, além das conhecidas ruas Augusta e Oscar Freire. Próximo da Paulista está o Parque do Ibirapuera, um dos mais famosos da cidade e que se destaca por sua grande área verde, por seus atrativos culturais e opções de lazer e esportes. Em dezembro, milhares de pessoas vão ver suas atrações natalinas. Na Paulista ela fica inteira iluminada e decorada para o Natal e no Parque do Ibirapuera é erguida a maior Arvore de Natal de São Paulo e que chama a atenção pela beleza de cores e iluminação. CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO – O ambiente arborizado e tranqüilo foi a primeira necrópole da cidade de São Paulo, datando de 1858. É uma importante referência…

Waldir Martinez
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

7º EDIÇÃO DO FESTIVAL JPA – SUCESSO ABSOLUTO Estivemos presentes à sétima edição do Festival JPA, realizado nas dependências do mais moderno e complexo centro de convenções do Nordeste localizado em João Pessoa, Paraíba. De fácil acesso e imponente em toda sua infra-estrutura, o Complexo Centro de Convenções da Paraíba, projetado em terreno de 48.000 m², equivalente a área de vinte e seis campos de futebol. Mais de 3.500 profissionais de turismo estiveram presentes a esta edição de 2017, com mais de duas dezenas de expositores entre entidades ligadas ao turismo, agentes de viagens, hotéis, empresas aéreas, veículos de comunicação, secretarias de turismo de Estados e Municípios ligados em turismo e que tem muitas belezas e atrações para mostrar ao Trade. Tivemos a oportunidade de visitar alguns estandes e constatar o ótimo retorno que os mesmos vinham obtendo, a ponto de informar que já estariam reservando para o próximo ano suas presenças no 8º Festival JPA. Parabéns aos organizadores deste Festival, pois não há dúvidas que será um ótimo gestor de grandes negócios para o turismo do Nordeste, tão carente de iniciativas como esta. VERDE GREEN HOTEL Estivemos hospedados no Verde Green Hotel na Manaira, hotel totalmente sustentável, confortável e…

Réveillon 2018
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

Vamos nos encontrar na virada do ano, em João Pessoa? É… Hoje a capital paraibana está entre os destinos mais procurados pelos turistas para a grande festa. Cidade pacata, com clima agradável e as lindas praias, tornam a conhecida Jampa local ideal para quem quer curtir com tranquilidade. A fama chegou aos ouvidos da população turística. A grande festa terá a maior concentração na passagem de 2017 para 2018 entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, aguardando a apresentação da paraibana Lucy Alves, num show imperdível, e a grande banda “Os Tuaregs”. Como em todos os anos, a ocupação é em toda orla onde as famílias e grupos de amigos chegam logo cedo, armam suas tendas e durante a espera da virada participam da ceia, comendo e bebendo, entre abraços e saudações. Nas praias do Bessa a Intermares há outra concentração, com queima de fogos vista de todos os pontos da orla. Os hotéis compartilham com os hóspedes toda essa festa. A maioria deles prepara a cobertura com uma mesa farta de saborosos petiscos e espumantes, e haja clic. Tudo é registrado, seja de máquina fotográfica ou celular, a ordem é não parar. A animação do Hotel Tambaú vai…

Réveillon 2018 Hotel Cabo Branco Atlântico
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

Os Hotéis de João Pessoa, em sua maioria, preparam um mimo especial para os visitantes nesse período de final de ano. A festa para comemorar o sucesso do ano, e desejar um ano novo promissor e de felicidade, é indispensável. Para o hóspede, assistir a queima de fogos nas coberturas dos hotéis de nossa orla, já é aprazível por natureza, e bem acompanhado, aí é que fica aconchegante. O Hotel Cabo Branco Atlântico é localizado nas proximidades da ponta do Cabo Branco, com vista privilegiadíssima. De lá, tem-se uma visão panorâmica com alcance até a praia de Tambaú. O hotel é de uma estrutura moderna com a decoração voltada às artes, onde peças de artistas renomados internacionalmente estão expostas por toda parte. A recepção é feita por capacitados atendentes, sob a orientação da Monica Zagel, Gerente Operacional, simpática, mas exigente quanto ao esmero no atendimento. Nos apartamentos, um espumante com as taças vão ficar à espera do brinde; na cobertura serão recebidos os hóspedes. Um belo mirante de onde é visualizada a queima de fogos, com o bar aberto 24 horas. Tranquilidade, segurança e atendimento vip. Melhor, impossível!

Teatro Municipal Severino Cabral comemora 54 anos
Dezembro\2017 / dezembro 11, 2017

O Teatro Municipal Severino Cabral foi inaugurado pelo prefeito Severino Cabral – que lhe deu nome – no dia 30 de novembro de 1963, às 10 horas. Com uma estrutura física inspirada em um apito, idealizado pelo arquiteto Geraldino Pereira Duda, a Casa de Espetáculos conta com 600 lugares, dez camarins, palco de 12 metros por 18m de profundidade. O local tornou-se ao longo das suas mais de cinco décadas de existência um verdadeiro centro aglutinador da produção artística campinense e paraibana. Localizado no coração da cidade (avenida Floriano Peixoto), o prédio impõe-se pela beleza de suas linhas modernas e pelo marco urbano que representa. Daí a inegável importância histórica, artística e patrimonial desse equipamento cultural, templo maior das artes campinenses e cenário de diversos eventos. A criação do Teatro Municipal Severino Cabral mostra a larga visão de futuro do então prefeito Severino Cabral, assinalando ima nova fase para as artes cênicas e demais expressões artísticas que seriam apresentadas no local, mostrando a posição vanguardista de Campina Grande diante das demais cidades da região. Com a inauguração do teatro, a cidade ganhou a mais importante Casa de Espetáculos da região. Nessas cinco décadas de arte e cultura, o TMSC consolidou-se…