ROMA, CIDADE ETERNA
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

A importância da cidade de Roma para o mundo ocidental consolidou-se ao longo dos séculos até os dias de hoje. E para o turismo ela é bastante significativa, sendo uma das capitais mais visitadas do continente europeu. Capital do Império Romano por muitos séculos, antes e depois de Cristo (A.C. e D.C.), seus imperadores chegaram a dominar o mundo até então conhecido, destruindo impérios como os da Grécia, do Egito, entre outros. Com o poder militar que detinham, instituíram o que denominaram de “pax romana” (a paz dos romanos), chegando a ter completo domínio do mar Mediterrâneo, que chamavam de “mare nostrum” ( O nosso mar). Por sua significação na história da humanidade, Roma recebeu a alcunha de Cidade Eterna. Atualmente, ela é uma atração singular para os turistas, pois pode ser considerada como um museu a céu aberto, onde se respira história em todos os seus lugares. Ainda para nós latinos, existe uma maior interação pois era lá que se falava o latim – a língua universal da época – da qual surgiram as línguas neo-latinas: o italiano, o português, o francês e o espanhol. Múltiplas são as atrações que a capital da Itália oferece aos turistas: os passeios…

INOVAR PARA SUPERAR
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

O turismo brasileiro, como o turismo mundial, vem sofrendo uma de suas mais sérias crises das duas últimas décadas, mas continua vigoroso, reinventando-se continuamente, e os dados consolidados de 2016 mostram uma tendência – confirmada pelas estimativas que o primeiro semestre de 2017 fornecem ao mercado, de superação pela inovação. Os setores aéreo e de feiras de negócios nos dão exemplos claros como isso vem ocorrendo. E indicam que isso se dá pela capacidade do setor privado de criar novidades na forma de seu trabalho. Na outra ponta, a do governo, o que se vê é o temor paralisante demonstrando a perca de rumo das autoridades do turismo. Sem saber exatamente o que fazer, ficam à caça de resultados positivos de quem efetivamente produz turismo, a iniciativa privada, para apresenta-los como resultado de planos governamentais que nunca existiram. Sua conduta parece mais indicar uma nau sem rumo, aquela da clássica propaganda de uma bebida de duas décadas atrás. Sergio Pasqualin, um dos destacados líderes do setor de feiras de negócios ( grupo C&A , Shopping Iguatemi, grupo Pão de Açucar e que por mais de duas décadas esteve à frente da direção do Center Norte em São Paulo ) Presidente…

FATOS
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

Perigo na praia do Seixas Há um mês, uma pequena embarcação de modelo Catamarã, quebrou na praia dos Seixas e com o fenômeno das marés sacolejando os destroços, durante todo esse tempo, ela está se decompondo e as peças boiando, sendo encontrados pedaços há dois quilômetros de distância. O perigo é que, com o movimento das marés, os destroços estão provocando acidentes, onde uma senhora e uma criança foram atingidas sem maiores gravidades. Segundo moradores do local, o Catamarã pertence a uma colônia de pescadores e, que, até o momento ainda não apareceu nenhuma autoridade para autorizar a remoção das peças do local. Vale ressaltar que, a situação é preocupante por causa do perigo de acidentes graves que podem causar aos banhistas. O Local do naufrágio fica em frente ao Maceió do Seixas. Comprovando a realidade Na última edição da Revista de Turismo nas páginas 06 e 07 na coluna Fatos tem uma matéria intitulada “Empresários Paraibanos Superam Crise”, nela informamos sobre a qualidade dos restaurantes dos hotéis que estão entre os melhores da cidade. E viajando para Aracaju, estava folheando a Revista de Bordo Azul Magazine, vejam o comentário sobre o Restaurante Roocia que encontrei. Comentários Na edição anterior, foi…

Waldir Martinez
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

  RIBEIRÃO PRETO, JOVEM, BONITA, HOSPITALEIRA Fundada em junho de 1856 a partir de núcleos fazendeiros de criação de gado, Ribeirão Preto se destacou no setor cafeeiro, o qual foi arruinado com a crise de 1929. Depois de alguns anos de luta para retomar sua importância, a cidade se tornou uma das mais importantes do Estado de São Paulo. Hoje sua economia gira em torno do agronegócio, principalmente os ligados à pecuária, cana de açúcar, serviços e turismo. Distante apenas 315 km da Capital de São Paulo, com fácil acesso pela Via Anhanguera, várias empresas de ônibus servindo Ribeirão Preto e Região, com aproximadamente 4h de viagem ou 55 minutos de avião, com as modernas aeronaves da Gol, Latam, Azul e Passaredo. A Cidade e Região possuem infra-estrutura, atrações turísticas e muito agito para todas as idades. SUAS ATRAÇÕES: O Campus da USP é um dos atrativos de Ribeirão Preto. Sua bela arquitetura preserva elementos da antiga colônia de imigrantes italianos do início do século que integrava a fazenda onde hoje esta localizada a Universidade. A área acomoda também o Hospital das Clinicas, um dos maiores centros de pesquisa avançados da América Latina. A tradicional Choperia Pinguim é uma visita…

Liszt Madruga
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

  NATAL CONTEMPLADA NA AVIESP O internacional Prêmio Top Aviesp 2017, instituído pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo, foi conferido mais uma vez a Natal, capital do Rio Grande do Norte. Onze e importantes destinos turísticos do Brasil foram contemplados com o cobiçado Prêmio Top Avisp 2017. Os estados agraciados foram escolhidos nos meses de janeiro e março deste ano, em votação direta, pelos agentes de viagens do interior do Estado de São Paulo. A Secretaria de Turismo de Natal, a competente Christiane Alecrim, que realiza ótima gestão publica a frente da Setur Natal, está feliz da vida com a excelente conquista. Natal é um dos principais destinos turístico do Brasil e um “point” preferido dos turistas estrangeiros. O Expo Dom Pedro, anexo ao Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, recebeu público recorde durante dois dias da exposição de turismo . O Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), sediou a 38ª edição da Aviesp Expo de Negócios em Turismo. O evento da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo também foi palco do 8º Seminário Aviesp para Profissionais de Turismo. No total, mais de 5 mil…

34º Congresso da Abrajet Nacional
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

Aracaju – Laranjeiras, São Cristovão e Estância A direção da Abrajet reuniu os associados de 15 a 19 de agosto de 2017, em Aracaju, capital de Sergipe, para participarem do 34º Congresso Nacional da entidade. Compareceram associados e acompanhantes. Não podemos deixar de citar a presença dos uruguaios, o secretário geral Carlos Rodriguez Ruiz e do presidente da Copetur, Roque Baudean, com proposta de apresentar os encantos de seu país. A cidade de Estância O nome é convidativo, o município é aconchegante, tem uma administração pública a mais transparente de todo Brasil. O prefeito, Gilson Andrade é consciente que foi eleito para administrar a cidade. Além dessa qualidade é muito integrado com a população. A cidade é muito ativa, vários grupos de quadrilha, ciranda, durante o ano promovem festas se preparando para o São João, que é o evento mais animado do estado. O Prefeito Gilson está sempre presente e nas ocasiões, aproveita para usar o vozeirão e mandar forró para animar a festa. Já a população além de animada é de muita criatividade para inovar, criaram o Barco de Fogo que funciona com um pequeno barco artesanal amarrado a um cabo de aço com foguetões nas laterais que impulsiona…

Uruguai
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

País em pleno desenvolvimento O Uruguai é um país localizado na América do Sul. Sua população é de cerca de 3,5 milhões de habitantes dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu e metrópoles A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Para o Oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname. Sua economia e a mais desenvolvida da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48.º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada. Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum. Durante a crise financeira de 2008–2009, o país foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração). O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU. O país é conhecido por…

Senac Paraíba abre inscrições para curso Técnico em Guia de Turismo na capital
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

O Nordeste brasileiro é considerado uma das regiões com maior potencial para o turismo e apresenta uma constante crescente nos investimentos neste segmento. De olho neste novo nicho de mercado, o Senac Paraíba oferece a oportunidade de se qualificar e adentrar nesta área através do curso Técnico em Guia de Turismo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria. A formação inicia no dia 11 de setembro e dispõe de uma carga horária de 800h. Podem se inscrever estudantes com idade mínima de 17 anos, que estejam cursando o 2º ano do ensino médio ou que já tenham concluído. Ao comparecer à unidade do Senac, os interessados devem estar com RG, CPF e comprovante de pré-requisito. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no turno da noite. Os comerciários ou dependentes que apresentarem a carteira do Sesc ou Sinecom atualizadas recebem um desconto de 20% no ato da matrícula. O Senac Paraíba enfatiza a importância da qualificação para os profissionais nas mais variadas áreas de atuação e vê nos cursos técnicos mais uma opção para oportunizar a capacitação com qualidade. A Escola Senac de Gastronomia se localiza na Av. Cabo Branco, nº…

Impactos da economia colaborativa no Turismo
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu noinício do mês passado, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre os “Impactos da Economia Colaborativa – Alimentação, Transporte e Agências de Viagem”. O evento reuniu os presidentes das principais associações e federações dos setores de passagens e pacotes de viagens, transporte e alimentação, no sentido de debater sobre a alteração dos hábitos do consumidor diante dos novos desenvolvimentos tecnológicos, com o crescimento de serviços por plataformas da economia colaborativa que envolve questões sobre ajusta concorrência com a economia tradicional.

Histórias pelas ruas de Campina: o Beco da Pororoca
Setembro/2017 / setembro 5, 2017

Há um diálogo entre as pessoas, seus costumes e tradições ao longo do tempo. As coisas e seus elementos pertencentes e inseridos no dia a dia avançam e se constroem gradativamente num aceno cultural desenvolvendo afinidade através do pensamento para uma teoria urbana, do ontem, do hoje e ideias para uma fala enxergando um futuro. São velhas histórias que fluem na memória descritiva oficial e na narrativa oral que vem de antes: do contador de histórias, dos avós, dos pais, dos irmãos, dos amigos, dos amores, dos professores e é daí que os costumes, a arquitetura e as pessoas são consignadas no fazer urbano de diferentes épocas e contextos, num reflexo das brumas do passado. Se tratando de Campina Grande, hoje trazemos o Beco da Pororoca. Hoje, Travessa Almirante Alexandrino (Alexandrino Faria de Alencar nascido em Rio Pardo – RS em 12/10/1848 e falecido em 18/04/1926, tetraneto de Leonel Pereira de Alencar, pioneiro da família Alencar no Brasil). Pororoca é uma palavra de origem indígena, do Tupi, que significa estrondo, barulho forte provocado pela natureza. É um fenômeno natural que ocorre quando há o encontro entre as águas de um forte rio com as águas do oceano. Corruptela do nome…