A HORA E A VEZ DOS CÉUS ABERTOS ?
Abril/2017 / abril 3, 2017

A obrigação de cobrança ao passageiro de avião pelo transporte de sua mala, estabelecida de forma absurda e sem apoio no principio da liberdade de empreendimento, pela anacrônica ANAC, com base no princípio da velha boquinha do cartório, acabou gerando um conflito de interesses e atraindo para a luta até a Procuradoria Geral da República. Cobrar ou não por um serviço prestado, como ocorre no caso presente, é um direito inerente ao empreendimento, protegido pela democracia. E que deve ser resolvido através de mecanismos democráticos, e não por via da intervenção do governo. O estabelecimento ou não de tarifas não é tarefa de governo, mas um direito inerente a um empreendimento privado. Às empresas aéreas cabe esse direito, não assistindo ao governo a missão de fixa-las, como foi feito. Essa caca da ANAC é que está gerando a crise em que parece se transformar a questão. Não vale o argumento de que se trata de um serviço concedido. Invocado esse princípio, caberia uma pergunta: o governo tem ou pode ter uma empresa aérea para oferecer o mesmo serviço? Obviamente não. A intervenção da ANAC, atabalhoada e descabida (força de lobby?), é mais um exemplo dos erros praticados em nome da…

Paraíba recebe palco giratório
Abril/2017 / abril 3, 2017

A capital paraibana recebe a primeira etapa do Palco Giratório e as atividades previstas serão realizadas no Sesc Centro João Pessoa e no Teatro Piollin nos dias 13, 14 e 15 de abril. O público pessoense terá a oportunidade de reencontrar e interagir com o grupo Clowns de Shakespeare que é uma das referências no cenário teatral do Brasil. Entre os dias 11 e 19 de abril o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare da cidade de Natal chega à Paraíba para realizar oficinas e apresentações do espetáculo “Abrazo” em João Pessoa e Campina Grande. O Sesc Centro João Pessoa fica localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281 – Centro – João Pessoa. Maiores informações através do telefone: (83) 3208-3158. PROGRAMAÇÃO COMPLETA: Espetáculo: Abrazo Grupo: Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare – RN Dias: 11/04 a 19/04 Espetáculo: Os Mequetrefe Grupo: Parlapatões – SP Dias: 19/04 a 29/04 Espetáculo: Caranguejo Overdrive Grupo: Aquela Cia de Teatro – RJ Dias: 28/05 a 04/06 Espetáculo: Ledores do Breu Grupo: Cia do Tijolo – SP Dias: 19/07 a 25/07 Espetáculo: Finita Grupo: Denise Stutz – RJ Dias: 10/09 a 18/09 Espetáculo: Cinzas ao Solo Grupo: Alexandre Américo – RN Dias: 13/09 a 20/09…

FATOS
Abril/2017 / abril 3, 2017

A Rede Nord chega a Campina Grande O Nord Easy Campina Grande é o mais novo empreendimento no mercado hoteleiro campinense Inaugurado no início do carnaval, 24 de fevereiro, o Nord Easy Campina Grande é o mais novo empreendimento no mercado hoteleiro campinense. A abertura, em soft opening, deu- se em um dos períodos mais agitados do ano com festas carnavalescas ocorrendo por toda a região, aproveitando, assim, o fluxo grande de turistas no interior do estado e funcionando, também, como prévia para o período de alta temporada no mês de junho. Contando com 36 apartamentos, sala de ginástica, sala de reunião, espaço para eventos, restaurante na cobertura, estacionamento e wi-fi grátis, o hotel já se tornou uma das referências em hospedagem da cidade, não apenas pelos seus serviços de excelente qualidade, mas também por sua localização privilegiada no centro próximo ao Parque do Povo, palco do já conhecido do Maior São João do Mundo.     A Rainha da Borborema  Situada no coração do agreste nordestino, no centro do Planalto da Borborema, Campina Grande é um dos maiores polos industriais e tecnológicos do Brasil, conhecida não apenas pelos produtos que exporta, mas também pela tecnologia, cultura rica em arte…

SÃO PAULO: Sua Cultura, Sua História….
Abril/2017 / abril 3, 2017

Com quase cinco séculos de história e uma enorme riqueza cultural, o Estado de São Paulo tem muito que mostrar às centenas de milhares de seus visitantes. Na metrópole, há um mundo de informações. São centenas de cinemas, museus, teatros, casas noturnas, bibliotecas, além de shopping centers, centros culturais, casas de espetáculos de capacidade de grande frequência e modernos estádios de futebol. Não deixe de visitar o Pateo do Colégio (onde tudo começou), o Mercadão Municipal, a Pinacoteca, o MASP e o Museu do Futebol. Aqui alguns exemplos das visitas que nosso leitor não pode deixar de realizar ao visitar a capital de todos os paulistas: MUSEU DA CIDADE – É composto por diversos espaços históricos espalhados pela cidade. No Centro está a sede, formada por um conjunto de imóveis que remontam ao século XVIII, Solar da Marquesa de Santos, uma das residências mais aristocráticas da São Paulo do século XIX, situada próximo ao Pateo do Colégio e hoje aberta para exposição, Beco do Pinto, uma passagem utilizada na São Paulo colonial para a circulação de pessoas e animais e que atualmente abriga projetos de artistas contemporâneos; e a Casa da Imagem de São Paulo, instituição voltada à memória da…

TURISMO HISTÓRICO
Abril/2017 / abril 3, 2017

Entre as serras da Bocaina e da Mantiqueira estão alguns dos melhores lugares para descobrir o turismo histórico de São Paulo. As cidades de Arapeí, Areias, Bananal, Cunha, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro integram o Circuito Vale Histórico, que nos apresenta entre muitas atrações, palacetes do período cafeeiro, alguns do século XVIII. O litoral também é permeado por quarteirões históricos tombados, sambaquis, fortes e sítios arqueológicos. Aqui algumas cidades históricas citadas acima: AREIAS – Monteiro Lobato foi promotor público, de 1907 a 1911, na cidade de Areias, no mesmo prédio de 1833 onde abrigava a Câmara Municipal, depois a cadeia, e onde hoje está funcionando a Casa da Cultura. O casario colonial da cidade revela sua pujança no século XIX, sendo um grande destaque. A cidade tem, ainda, a Igreja Matriz com construção iniciada em 1792. Seis anos depois foi erguido o Hotel Solar Imperial que em 1822 serviu de pouso para D.Pedro I durante a viagem na qual proclamaria a nossa Independência. QUELUZ – Começou com uma aldeia que nasceu em torno de uma capela construída por índios e escravos, com estrutura feita em taipa e madeira de lei, tornou-se a cidade de Queluz, em homenagem ao…

Jornalista Miriam Petrone é a nova cidadã natalense
Abril/2017 / abril 3, 2017

Por proposição do vereador Preto Aquino (PEN), a Câmara Municipal de Natal concedeu o titulo honorífico de cidadã natalense a jornalista paulistana Miriam Petrone. A sessão solene, contou com a participação dos vereadores Robson Carvalho (PMB), Cícero Martins (PTB) e Sueldo Medeiros (PHS), o secretário de Turismo de Extremoz Rogério Pessoa Diniz, os jornalistas Antonio Claret Guerra, diretor da Abrajet – Minas Gerais, e José Maria Pinheiro (Abrajet RN), além de familiares e amigos da homenageada. “Uma homenagem justa a uma profissional que trabalha o turismo, divulgando os encantos potiguares não só a nível nacional, como internacional. Miriam tem um currículo invejável e é merecedora de receber a maior honraria desta Casa”, disse Preto Aquino. Para a jornalista de turismo. Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional, da Abrajet São Paulo, e do Fóruma Iberico Americano de Periodistas, é uma emoção imensa e tem um carinho todo especial . “Sinto-me agora pertencente a esta cidade, se eu já vestia a camisa agora será um compromisso firmado. Natal é uma cidade maravilhosa e só tenho orgulho de fazer parte desta historia”, falou a nova cidadã natalense. O presidente da ABRAJET-RN (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do RN) Diretor Regional Nordeste da…

VIDA CURRICULAR DE MIRIAM
Abril/2017 / abril 3, 2017

Miriam Petrone é graduada em Propaganda e Marketing pela Anhembi Morumbi, e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Fundação Cásper Líbero. Com MBA em Marketing pela Media Marketing School, e especialização em Gastronomia e Turismo ambos concluídas pelo SENAC/SP. Diplomada no Le Cordon Bleu Master of Gastronomic Tourism na França podendo assinar como chef de cozinha em restaurantes internacionais. É também Bacharel em Teologia. Assumiu a Diretoria de Marketing Jornalístico da Revista Casual. Apresenta o WEB-programa MP Recomenda pela TVABCD. Tem uma empresa de assessoria de imprensa e atua como consultora em hotelaria e gastronomia. Realiza palestras sobre a importância e necessidade da mídia para promoção de um destino turístico. Recebeu diversos premios e é Presidente do Fórum Ibero-Americano de Periodistas de Turismo, ex presidente da ABRAJET/SP.   Liszt Madruga Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN  

FEIRA DOS MUNICIPIOS E PRODUTOS TURÍSTICOS DO RN
Abril/2017 / abril 3, 2017

Faltando pouco menos de um mês da realização da 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN – Femptur, cidades de todas as regiões já confirmaram presença no evento, entre elas Natal, Baía Formosa, Tibau do Sul (Pipa), Maxaranguape, Nísia Floresta, Touros, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, Santa Cruz, Jucurutu, Currais Novos, Caicó, Grossos e Guamaré. A presença de tantos municípios, só confirma a importância do trabalho que o Governo vem dando ao turismo e um reconhecimento da importância para uma economia rentável. “Um dos principais objetivos da Femptur é fomentar a cultura de se viajar dentro do nosso próprio estado. Isso porque ainda viajamos bem menos do que poderíamos, principalmente quando o destino está no interior de nosso estado. A feira visa apresentar esses atrativos turísticos, incluindo gastronomia local, cultura e artesanato genuinamente potiguar, como pontos fortes para o município”, afirma Gustavo Porpino, diretor da Argus Eventos, empresa organizadora da feira. Outras atrações que estão dentro da programação: haverá espaço para a arte, apresentação dos atrativos turísticos, da gastronomia, do artesanato e shows. Três exposições, todas voltadas ao turismo potiguar. Serão fotos de Fernando Chiriboga, Carla Belke e Canindé Soares, que retratam as nossas…

Recôndita capela colonial é atração em Lucena
Abril/2017 / abril 3, 2017

Em janeiro de 2011 recebi a informação de que havia uma igreja muito antiga que estava em ruínas, escondida em meio a mata na região norte do município de Lucena, distante 135km de Campina Grande. De pronto vasculhei os limites municipais através do sistema Google Earth e encontrei a imagem do que parecia ser uma ruína sem telhado com uma das partes tomada pela copa de uma árvore. Seria aquela ruína a tal igreja? Rumei em expedição junto aos amigos da Sociedade Paraibana de Arqueologia Prof. Juvandi de Souza Santos e Dennis Mota, era sábado pela manhã. Na entrada de Lucena seguimos à esquerda por um imenso canavial, naquela entrada havia uma pequena placa improvisada com o nome Bonsucesso. Pensei, seria a padroeira da igreja? Intuição minha… Seguimos. Percorremos cerca de 7km até encontrar um bolsão de mata atlântica e um cheiro deveras salobro, denunciando que estávamos próximo ao mar e com destaque a copa de uma figueira ou gameleira, era ali. Uma breve caminhada e chegamos. De fato era a Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso com suntuosa formação, paredes grossas, frontispício em estilo maneirista e entrada encimada por uma composição barroca esculpida no calcário com vasos, lírios, volutas…

Umas e outras
Abril/2017 / abril 3, 2017

O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO Em visita a Brasília, o Prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues esteve com o ministro Marx Beltrão que garantiu: Campina será incluída numa forte campanha de mídia que o governo federal fará, em nível nacional e internacional, em relação aos festejos juninos. “É uma importante conquista para a consolidação de nossa festa este ano”, comemorou Romero, que já se anunciou como o coordenador geral do evento em 2017.   LOCOMOTIVA DO FORRÓ Em reunião com Jorge Barros (diretor geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres – ANTT) o Prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues ficou definido que os vagões, assim como no ano passado, serão transportados em carretas pela BR 230. Também ficou definido que os cerca de 24km de extensão da linha de trem de Campina Grande ao distrito de Galante serão inteiramente recuperados.   BREJO CRIATIVO Foi fundada em setembro último a incubadora Brejo Criativo. Seu objetivo é gerar novos negócios e fomentar o crescimento econômico na região do brejo paraibano. A Associação Promotora de Empreendedorismo, Tecnologias e Economia Criativa do Brejo Paraibano – Brejo Criativo – visa incentivar e capacitar empreendedores locais e regionais, para transformarem suas ideias em negócios inovadores…