Julho/2016

PANTANAL SUL MATOGROSSENSE

Agora, nos deteremos ao Pantanal Sul Matogrossense, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, do lado oeste, com 138.000 quilômetros quadrados de área, considerado um dos maiores paraísos da natureza, tanto para turismo como para lazer e, em especial, para os adeptos da pescaria, da fotografia e da vida ao ar livre.

O Pantanal Matogrossense (norte e sul) é considerado, pela UNESCO, como Patrimônio Natural da Humanidade e se constitui na 3ª Maior reserva da Biosfera. Sua área é tão extensa que equivale ao tamanho de Portugal.

Consensualmente, o Pantanal é considerado a maior planície inundável do planeta, cortada por rios que desaguam no Rio Paraguai. Na chamada “época de cheia”, que se inicia no final de dezembro e vai até maio, os rios transbordam, tornando toda aquela região uma grande planície alagada. Os peixes e os reptéis se dispersam e os outros animais se concentram nas áreas secas e mais altas. Os meios de transporte utilizados são cavalos, tratores e barcos. Na denominada “época de seca”, de junho ao começo de dezembro, as águas baixam e os rios voltam a ter barranco. A planície volta a ter o leito de seus rios definidos e várias lagoas aparecem e, com o passar Mais >

MEMÓRIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL PODE ESTAR EM BOLSOS DE MALANDROS

O Brasil, por tradição, não costuma guardar com muito cuidado a memória de sua história. E no campo de aviação, onde se destaca, inserido entre os principais mercados do mundo, isso não é diferente.

Desde os tempos em que inventores como Santos Dumont ou Sensaud de Lavaud projetaram nosso país além fronteiras, conquistamos e mantemos permanentes destaques na aviação, incluídas a aviação geral, a aviação executiva, e aviação comercial e a indústria aeronáutica, onde a Embraer desponta como o terceiro maior fabricantes de jatos para a aviação comercial. Quinto mercado de aviação doméstica no ranking mundial, fez-se muitos esforços no sentido de preservar a memória deste setor, especialmente criando museus que retratassem os esforços. O Museu de Aviação do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, parece ser o único e raro exemplar do trabalho de se guardar essa memória. Mantido pelo Comando da Força Aérea Brasileira, ele é dos poucos, ao lado do Museu da Embraer, mantido pela APVAER-Associação dos Pilotos e Veteranos da EMBRAER, a resistirem bravamente à onda que vem destruindo os registros da história da aviação brasileira. Outros museus criados com essa finalidade desapareceram, como o Museu de Aviação de Bebedouro, interior de São Paulo, o Museu Mais >

FATOS

Restaurante La Cocina

A cidade Campina Grande, é o maior município do estado da Paraíba. Os empreendimentos, ligados ao turismo se destacam pelo bom gosto presente nos bares, hotéis e restaurantes. Lá, os eventos são levados aos extremos, pela intensidade de shows apresentados e pela extensão: Como O Maior São João do Mundo. Recentemente estive em um evento da cidade, visitei todos os atrativos passando pelo memorial dos Tropeiros da Borborema. Na Vila do Artesanato, até mãos de famosos artistas são impressa nas calçadas para identificar o valor dado aos criativos profissionais. Terminada as obrigações fomos ao Ristorante La Cucina 150. Uma belíssima casa, com uma decoração de chamar atenção e um cardápio dos mais variados pratos, com saladas, risotos, frutos do mar e outras delícias. O empresário Adriano Galdino, não mediu os gastos. De um prédio antigo, adaptou para o melhor atendimento, com mesas de tamanhos variados, com um bom espaço livre, charmosa adega e serviços com profissionais qualificados. Na decoração, deixou algumas paredes em tijolos aparente, utilizando utensílios antigos e obras de arte. Arte também no preparo dos pratos. O endereço é: Rua Irineu Joffily, 290 no centro de Campina Grande.

44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial ABRAZTOA

A maior Mais >

A ABAV EXPO e Encontro BRAZTOA

Maior e mais importante feira de negócios do setor em todo o continente americano e Hemisfério Sul, a 44ª ABAV EXPO & 46º Encontro Comercial BRAZTOA acontece de 28 a 30 de setembro no Expo-Center Norte (SP). Com localização privilegiada, o 46º Encontro Comercial BRAZTOA ficará na área central da feira, o que garante grande circulação e contato com as principais novidades e fornecedores de todo o mundo.

11º Festival de Turismo das Cataratas

Foz do Iguaçu realizou nesse último dia 17 de junho, o 11º Festival de Turismo das Cataratas. Seis mil participantes prestigiaram o evento na Sétima Beleza da Natureza. A solenidade de abertura foi realizada no Rafain Palace Hotel Convention, com a presença de autoridades como Marcio Favilla de Paula, diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT); José Parente, presidente da Embratur; e Roberto Bacovis, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens/Paraná (ABAV-PR).

A EXUBERANTE COSTA DA MATA ATLÂNTICA NOVE ENCANTOS AO ALCANCE DE TODOS – PARTE II

BERTIOGA – CUBATÃO – GUARUJÁ – SANTOS – SÃO VICENTE PRAIA GRANDE – MONGAGUÁ – ITANHAÉM PERUÍBE Nesta edição abordaremos o destino BERTIOGA:

 

BERTIOGA – A CAÇULA DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA SANTISTA – Distante 115 km de São Paulo, 38 km de Guarujá, 54 km de Santos, 85 km de São Sebastião, 54 km de Mogi das Cruzes, acesso pela Rodovia Mogi/Bertioga ou pela Via Anchieta ou Imigrantes, Via Santos pela Piaçaguera/Guarujá. Sua população fixa estimada em 2016 é de 56.555 (IBGE) e em temporada, fins de semana e feriados prolongados por volta de 400/500 mil habitantes. Uma das principais atividades econômicas do município vem do turismo, com atividades de ecoturismo e meios de Hospedagem. Emancipada em 1991, a antiga Vila de Bertioga tornou-se o centro da cidade, lugar no qual é possível vivenciar a marcante dicotomia entre passado e presente: de uma lado o Forte São João, símbolo máximo da era colonial, e, do outro, a orla da praia da Enseada, com seus prédios construídos com arquiteturas arrojadas de primeiro mundo.

PRAIAS – São mais de 36 km divididos em cinco praias de águas claras e excelente balneabilidade. Ao longo da costa, as paisagens, mesclam o verde da mata com o Mais >

44ª ABAV EXPO & ENCONTRO COMERCIAL COM A BRAZTOA

Abriram segunda-feira (27/6) as inscrições para compradores nacionais e internacionais que desejam participar do programa Hosted Buyers da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, que acontece entre 28 e 30 de setembro deste ano no Expo Center Norte (SP). Para a edição de 2016 a expectativa da organização é de que participem cerca de 1,2 mil profissionais – 110 internacionais, provenientes de mercados potenciais e/ou com forte demanda de turistas para o Brasil, como França, Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Colômbia. “O programa Hosted Buyers é essencial dentro da estratégia comercial da feira, por proporcionar a oportunidade ideal para que os players do mercado de turismo se relacionem com profissionais com alto poder de decisão de compra, e estes possam conhecer as principais tendências do segmento para 2017”, destaca o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. Para participar, os profissionais deverão se cadastrar no site da ABAV Expo (www.abavexpo.com.br), na aba Comprador Convidado, e preencher as informações solicitadas. Após a aprovação da inscrição, eles receberão login e senha para ter acesso à área restrita, onde poderão fazer os agendamentos de reuniões. Nesta edição, e a exemplo das anteriores, Mais >

ABAV Nacional reúne Conselho de Presidentes

Setur percorreu os cinco pólos turísticos do RN para ouvir demandas do setor.

A ABAV Nacional realizou quarta-feira (29) a segunda reunião do ano com seu Conselho de Presidentes. O encontro foi dirigido pelo presidente da entidade, Edmar Bull, e contou com dirigentes e representantes das 26 ABAVs estaduais e do Distrito Federal. Na pauta, atualização das ações desenvolvidas pela atual gestão, o balanço das atividades do ICCABAV no primeiro semestre, e detalhamento de alguns dos projetos para a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 46º Encontro Comercial Braztoa. “Iniciamos nossa gestão com a meta de realizar 50 ações em dois anos, focando na integração das nossas 27 ABAVs, na facilitação de processos dentro da entidade e no estreitamento das relações com nossas agências de viagens associadas. Hoje atualizamos nosso escopo com 12 ações já concluídas, 38 em andamento e 25 em planejamento, totalizando 75 iniciativas inovadoras que contribuirão para uma ABAV mais ativa e engajada, trabalhando no firme propósito de suprir as necessidades das nossas agências de viagens associadas”, detalha Bull. No setor de capacitações, o ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV) apresentou seu balanço do primeiro semestre, com destaque para a introdução do ensino a distância Mais >

VI Fórum Anabólico em Natal

A Oxigênio Nutrição Esportiva realiza dia 23 deste em Natal mais um grande evento. Dessa vez, os interessados em saúde e qualidade de vida terão a oportunidade de participar do VI Fórum Anabólico, evento que trará para Natal o fisioterapeuta e atleta profissional Fernando Maradona. Além dele, serão palestrantes do evento as nutricionostas Ana Paula Ladeira e Dyla Gomes. O curso é uma parceria da loja Oxigenio com a marca de suplementos Atletica Nutrition e acontecerá no hotel Holiday Inn, às 13h. As inscrições já estão abertas em qualquer uma das lojas. Informações: (84) 2020-2202.

Uma passagem pelos Cariris Velhos

l Thomas Bruno Oliveira e Eraldo Maciel*

Cariris Velhos da Paraíba, terra cheia de história, permeada por mistérios de populações que habitaram a inóspita caatinga em séculos anteriores a chegada dos europeus. Região fortemente marcada pela religiosidade e por incontestes traços indígenas que vão desde a pele trigueira à arte do fazer… costumes e cultura peculiar destes rincões no interior do Nordeste. O Cariri é uma faixa de aproximadamente 100km que nasce no coração da Paraíba indo até os limites com o Pajeú e Agreste pernambucano, abarcando oficialmente 28 municípios mas que na prática reúne quase 40. Sua população é de aproximadamente 160 mil pessoas e seu clima é tipicamente semi-árido, com a marcante característica do diminuto índice pluviométrico; aspectos que marcaram sensivelmente a arte do fazer e viver do povo, que desenvolveu uma forma peculiar de lidar com os fatores climáticos e com a sua vegetação graciosamente original, pois até a caatinga ali é diferente da de outras regiões. As terras caririzeiras ocultam registros de um longínquo passado, são ‘letreiros’ ou ‘letras de índios’ que figuram em rochedos e serras de norte a sul da região. São registros incontestes da remota presença humana por estes rincões. Por incontáveis vezes, tivemos Mais >