Mudanças nas principais avenidas da Cidade
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

O departamento responsável pelo trânsito da capital pessoense fez várias mudanças no trânsito da cidade. Nada excepcional: apenas a troca de seis por meia dúzia: onde era mão, agora é contra mão, em algumas avenidas que tinha mão única agora é mão dupla, onde era mão dupla agora é única, a facilidade que tinha em ir do centro para a praia, agora é fácil de identificar, é só procurar onde tem engarrafamento e seguir em frente. Da praia para o centro também. Na Rua Odon Bezerra, por exemplo, que antes fluía bem e tinha sentido centro-praia, agora o sentido é praia-centro. Essa mudança toda serviu apenas para nos alertar que a cidade tem mais carro do que imaginávamos, e depois os motoristas se acostumam com as mudanças. Quem vai em direção à Praça São Gonçalo, melhor é ir á pé, para evitar a perda de tempo, gastando gasolina no engarrafamento. Na Av. Epitácio Pessoa, o tráfego de ônibus não passa de 05%, mas 33,3% da Avenida agora é de faixa exclusiva deles. Aos domingos, a divisão é de 33,3% para os carros particulares, 33,3% para ônibus, e 33,3% para os ciclistas. Por enquanto, tem um amarelinho orientando, depois ele continuará…

43º Expo Internacional de Turismo: Negócios, Conhecimento e Relacionamento
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

Mais investimentos no turismo brasileiro foi o tema principal do Congresso da ABAV. Representantes do turismo brasileiro e internacional, autoridades governamentais, convidados e visitantes compareceram ao Auditório Ellis Regina, no final da manhã do dia 24 de setembro último, para a abertura do 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. A Banda Feminina Didá, da Bahia, ao som dos tambores tocou em alto estilo o “Hino Nacional Brasileiro”. O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, fez a abertura. O presidente da FBHA-Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, expressou otimismo ante a crise, e que o turismo irá superar todas as dificuldades. O diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Fávilla, lembrou que: “turismo é emprego, é renda, é desenvolvimento sustentável. Não é uma atividade trivial, e sim, um instrumento valioso para o desenvolvimento”. Disse ainda, que, a movimentação turística internacional, chegou a 1,3 trilhões de viajantes no ano de 2014, e que movimentou todos os segmentos ligados a ela. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abriu seu pronunciamento reforçando a ideia da permanência do Ministério do Turismo (MTur). “Nada de extinguir, ao contrário, temos de fortalecer o Ministério do Turismo.” Lembrou que…

As novidades da Feira
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

Houve um tempo em que a Expo Internacional de Turismo ocupava três galpões com os expositores, apresentando seus produtos no mais alto estilo. Várias promoções, informativos de primeira linha e a participação total de todos que ali estavam na salutar disputa em oferecer o que de melhor existe. Nessa 43ª versão apenas um galpão foi ocupado, mas os que participaram não vieram para brincadeira, e suaram suas camisas para apresentar da melhor maneira suas finas mercadorias. No espaço reservado ao Nordeste, o Estado da Bahia, em seus 320 metros quadrados, mostrou da maneira que lhe é peculiar (a alegria do bom baiano), o material promocional impecável, além da distribuição de fitas de boa sorte, e o vatapá, marca registrada baiana. Nos horários de final de feira, ligavam a tomada do Rinxo Elétrico, e arrastavam a multidão, circulando nas passarelas da Feira. Pernambuco, com extrema criatividade, apresentou uma encenação de alpinismo, onde uma habilidosa jovem escalava toda cultura do estado. O estado do Amazonas caprichou no Boi Caprichoso e Garantido. Seu animado musical dançante, juntou agentes de viagens e operadoras para assistir, filmar e entrevistar personagens, para levar na bagagem os produtos que serão vendidos em suas empresas. O Ceará este ano,…

Socorro à cidade nota mil em sustentabilidade
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

Socorro, uma das nove cidades do Circuito das Águas Paulista, distante 110 km de Campinas, 132 km de São Paulo, é uma estância turística integrada à natureza exuberante da Serra da Mantiqueira e que conta com excelentes serviços e ótima oferta de hospedagem na cidade e na área rural. Oferece ainda atividades de aventura, compras e a característica tranquilidade do interior. É hoje a cidade mais bem preparada para receber pessoas com acessibilidade reduzida, pois  está se transformando na Cidade da Aventura, com suas inúmeras atividades radicais em meio ao lendário Rio do Peixe e tudo preparado também para aqueles que têm dificuldade de locomoção por monitor altamente especializado neste seguimento.

Turismo de Aventura
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

Para os amantes de esportes radicais e emoções fortes, mesmo os que têm acessibilidade reduzida. Montanhas, cavernas, cachoeiras, correntezas e caminhos a explorar que, com certeza quem vier conhecer voltará, pois os dias ficam curtos e não dará tempo para que se curta todas as atividades. A cidade é agraciada por uma topografia perfeita para a prática de esportes radicais e o turismo de aventura. São poucos os lugares que conseguem reunir tantas modalidades dessas atividades. E o mais interessante de tudo, é que existe possibilidade de se praticar sendo apenas um iniciante ou um portador de mobilidade reduzida, por estar usando as normas técnicas pela ABNT para o turismo de aventura. Os recursos naturais abundantes na região são respeitados e conservados, assim como a personalidade do lugar. Para que a família toda possa desfrutar de várias horas ou até mesmo dias, muitas das operadoras ou hotéis oferecem infra-estrutura para isso, com restaurantes de comida da região e outras muito apetitosas, chalés aconchegantes e até mesmo camping.

Atrações ao Alcance de Todos
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

ACQUA-RIDE e BÓIA-CROSS – Descidas em corredeiras utilizando bóias infláveis. Proporciona um contato intenso com o rio e seus obstáculos. O bote inflável deixa o praticante quase que vulnerável a correnteza, o que requer atenção e preparo físico. CANOAGEM – A canoagem é um bote inflável duplo muito ágil para a descida em rios com diferentes graus de dificuldade. O Rio do Peixe é o rio de maior grau técnico do Estado de São Paulo. RAFTING – Percurso de 3 a 6 km. O Rio do Peixe proporciona muita emoção e adrenalina mesclada com a busca do equilíbrio e da harmonia do praticante com o rio. CANIONISMO – Descida de cursos d’água transpondo obstáculos aquáticos ou verticais com a utilização de quedas d’água. Aqui a natureza é explorada onde se passa por pedras e quedas d’água, descendo gargantas e cânions em rios através de cordas e equipamentos por até 10 km. ESPELEOTURISMO – Observação e apreciação de ambientes subterrâneos. Uma linda paisagem da Mata Atlântica, endossada com o canto dos pássaros e um riacho de águas claras passando ao lado de uma sobreposição de grandes rochas. Neste passeio o caminho não é pela mata ou pelo riacho, mas por entre…

MINISTRO DO TURISMO ABRE O CONGRESSO FESTURIS
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

Feira de Turismo de Gramado 2015 é uma oportunidade ímpar para ampliação de networking, “know how” pessoal, prospecção e fechamento de negócios. O evento inicia no dia 5 de novembro quando ocorre a solenidade de abertura às 20 horas no Palácio dos Festivais. No dia 6, pela manhã, às 8h15, inicia-se o Congresso Técnico, também no Palácio dos Festivais. Autoridades, empresários, jornalistas e profissionais do setor turístico vão abordar temas importantes relacionados ao setor. O mote central do Congresso é De Olho no Mercado – Superando as crises e desenvolvendo novos modelos de negócios. Uma abordagem oportuna que coloca em pauta o momento de instabilidade econômica que o país atravessa.

MINISTRO DO TURISMO ABRE O CONGRESSO FESTURIS II
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abre o Congresso falando sobre Os desafios da nova conjuntura econômica: onde estamos, para onde vamos. Em sua apresentação, o ministro deverá abordar algumas ações que vem realizando frente ao Ministério do Turismo para aquecer o setor. Em mensagem enviada ao FESTURIS o ministro Henrique destaca que o Turismo no Brasil vem crescendo: “(…) No Brasil, ultrapassamos pela primeira vez a marca dos 6 milhões de turistas internacionais. Somente no ano passado, recebemos 6,4 milhões de visitantes estrangeiros e foram realizadas mais de 206 milhões de viagens domésticas. O setor representa 9,6% do PIB, contribui com mais de 3 milhões de empregos e é o quinto item da pauta de exportações do país”, enumera.

MINISTRO DO TURISMO ABRE O CONGRESSO FESTURIS III
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

Sobre as medidas para fortalecer o setor, o ministro conta que trabalha na criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, com condições propícias para o investidor, benefícios econômicos, tributários e facilidades no processo de licenciamento, além da isenção excepcional de vistos para turistas norte-americanos, principalmente visando a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016. O moderador do painel de abertura será o presidente da ABAV-RS, João Augusto de Godoy Chagas Machado. O presidente da GJP Guilherme Paulus fará a abordagem empresarial e os perguntadores serão Guillermo Alcorta, presidente do Jornal Panrotas, Horácio Neves, diretor da Brasilturis e Roy Taylor, vice-presidente da Revista Mercado e Eventos. O FESTURIS – Feira de Turismo de Gramado ocorre de 5 a 8 de novembro de 2015, no Serra Park em Gramado. Considerada a principal feira em geração de negócios, são mais de 14 mil profissionais representando o Turismo Nacional e mais de 65 destinos internacionais presentes. A estetoante Marta Rossi, presidente do FESTURIS, agora é a Embaixadora do Turismo Município de Garibaldi (RS).. Parabéns, menina. VOO MILÃO – NATAL LANÇAdO NA ITÁLIA O voo semanal entre Milão, uma das principais cidades da Itália, e Natal, destino turístico cada vez mais atraente aos europeus, foi…

Voo Milão – Natal lançado na Itália
Outubro 2015 / outubro 13, 2015

O voo semanal entre Milão, uma das principais cidades da Itália, e Natal, destino turístico cada vez mais atraente aos europeus, foi lançado dia 8 deste mês para representantes de operadoras e agências de turismo de destaque no país, além de jornalistas. O evento, seguido de coletiva e jantar para 100 convidados selecionados, aconteceu no Grand Hotel, na cidade de Rimini, no litoral oeste da Itália, onde está sendo realizada a TTG Incontri 2015, uma das principais feiras de turismo daquele país. O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, fez a abertura do evento discursando em italiano, e depois respondeu a perguntas de jornalistas. “Brasil e Itália sempre tiveram, historicamente, uma relação muito intensa. Natal tem essa afi nidade ainda mais forte”, disse. Ruy Gaspar destacou o alto nível da rede hoteleira de Natal, a gastronomia variada e de excelência qualidade e sabor; citou o potencial de outros destinos do RN além de Natal, como Pipa, São Miguel do Gostoso, Mossoró, Caicó, Santa Cruz, e as atrações ligadas ao turismo de aventura. O voo semanal entre Milão e Natal, que deverá trazer ao Rio Grande do Norte 25 mil turistas em um ano, é operado pela companhia aérea Meridiana. O diretor da companhia, Massimo Crippa, enfatizou que Natal atrai turistas de diferentes perfi s, e que espera levar 25 mil italianos a Natal nos próximos doze meses. Este é o segundo…