Feriadões e alta do dólar elevam turismo nacional
Maio/2015 / maio 16, 2015

A Paraíba é um dos destinos mais procurados   O ano de 2015 foi agraciado com seis longos feriados nacionais, isso significa uma injeção de aproximadamente 20 bilhões de dólares no mercado. O motivo principal dessa procura pelo produto nacional não foi só os feriados, e sim a brutal alta do dólar. Por esses motivos os brasileiros resolveram conhecer melhor o seu país. Entre os destinos mais procurados estão o Rio de Janeiro, Gramado e Porto Seguro. Mas, em termos gerais, os Estados que praticaram com competência a divulgação de seus destinos, também foram beneficiados com a avalanche de turistas que fizeram da dita baixa estação, uma festa de boa recepção em seus hotéis e serviços. Perder oportunidade é o que não pode. O nosso país detem uma riqueza natural inigualável, praias das mais bucólicas, cidades lindas, fauna e flora belíssima clima tropical, história, arte, cultura e por aí segue um leque de opções para todos os gostos. Aproveitando as benesses desse fenômeno, os empresários da Paraíba estão preparados para receber esses visitantes. Temos aqui na grande João Pessoa uma rede hoteleira próxima de 12 mil leitos, incluindo o município de Conde, no litoral Sul. No Brejo estão cidades históricas…

Viagem aos Cariris da Paraíba
Maio/2015 / maio 16, 2015

Recentemente estive juntamente com meu amigo e historiador Vanderley de Brito no município de Caraúbas, no vale do Alto Paraíba, Cariri paraibano, para visitar e levantar um painel de inscrições rupestres que nos foi informado por uma estudante de história daquele município. Caraúbas é uma singela cidadezinha, distante 110 quilômetros de Campina Grande, cujo percurso é parcialmente asfaltado até Cabaceiras, e dali em diante, por 55 quilômetros, toda a estrada é de terra, o que torna esta pequena cidade dificilmente acessível e, consequentemente, o isolamento proporciona àquela população as condições necessárias para que se mantenham intocados diversos de seus aspectos culturais, majestosamente espontâneos daquele Cariri. Logo que chegamos à Caraúbas fomos recebidos pela jovem estudante de história Leonor Costa, que providenciou um guia experimentado na caatinga para podermos seguir até o sítio arqueológico. Sem delongas, seguimos por um percurso de 26 quilômetros de estrada vicinal em péssimas condições de uso, em direção à fronteira com o estado de Pernambuco. No caminho, o guia (Sr. José Giliard de Oliveira, ou simplesmente Dida), entusiasmado e muito orgulhoso de sua terra, ia comentando sobre a paisagística, dando nome às serras, riachos, córregos, sítios e representantes da flora daquela inóspita caatinga caririzeira. De fato,…

Conde sem placas
Maio/2015 / maio 16, 2015

O município de Conde é o terceiro mais procurado do estado. Lindas praias atraem turistas dos mais longínquos destinos nacionais. Os empresários, embora com muita dificuldade, por falta de apoio da administração pública, tem carregado nas costas a pesada cruz para manter uma ocupação razoável em seus equipamentos. A falta de acesso às praias e aos hotéis é um dos grandes problemas enfrentados pelo trade. É comum o visitante se deparar com buracos e lixos no percurso para as acomodações e praias. Recentemente, a prefeitura mandou tirar as longas placas e out-dour, fincadas nas entradas de loteamentos, inclusive, as que orientavam como chegar aos hotéis. Foi por falta de indicação oficial, que os comerciantes tiveram a necessidade de fazer tais placas indicativas. Mas, a prefeitura mandou tirar sem observar a importância das sinalizadoras, alegando amenizar a poluição visual. Agora um detalhe: as placas com informações da prefeitura ficaram. Apesar de tudo, os empresários a cada ano, dão exemplo de dinamismo conseguindo manter o fluxo razoável em seus hotéis. É bom lembrar, que a vinda do turista, significa mais cifras para o município.

Associação dos Municípios
Maio/2015 / maio 16, 2015

Prefeitos das Cidades do Brejo e Curimataú da Paraíba criaram a Associação dos Municípios do Brejo e Curimataú Paraibano. No encontro, vários temas foram abordados. A partir da criação da Associação, foi sugerido, uma pauta comum de reivindicações a ser encaminhada aos Governos do Estado e o Federal. O Prefeito de Solânea, Beto do Brasil, disse que a união entre os Gestores é importante para o desenvolvimento da região, pois suas reivindicações ganharão mais força.

Solânea: tudo pelo esporte
Maio/2015 / maio 16, 2015

O Prefeito Beto do Brasil vem cumprindo a agenda programada no início de seu mandato. Desta vez, o esporte foi o beneficiado com o novo Ginásio de Esportes Adauto Silva, obra de suma importância para todos os desportistas. Após uma grande reforma realizada na área externa e no interior das instalações, o Ginásio de Esportes foi reinaugurado e a Banda Forró Saudade animou o evento. O prefeito, Beto do Brasil, comemorou com os moradores de Solânea que comparecerem à solenidade, em mais uma conquista do município.

Adventure TourPB
Maio/2015 / maio 16, 2015

Para quem gosta de esporte de ação, a pedida é o Adventure TourPB. O evento tem opção dos adeptos de bicicleta, moto, de caminhada e cavalgada que irão percorrer trilhas com obstáculos naturais. A programação tem abertura no município de Lucena, nos dias 17 e 18 de abril, e nos dias 24 e 25 em Pilões, e encerrando o mês em Areia dos dias 30/04 a 03/05. Nos dias 08 e 09 de maio, Bananeiras, recebe os desportistas, dando continuidade ao evento o bastão será passado para Boqueirão, e nos dias 15 a 17/05 a exibição tomará conta no município. Quem quiser aproveitar as etapas finais, nos dias 22 a 24/05 a cidade do Bode Rei, Cabaceiras, recebe os Adventures e terminando a programação a cidade do naturalismo: Conde que já está preparando para a etapa final que acontece nos dias 29 a 31/05.

Turismo Noticias e destinos
Maio/2015 / maio 16, 2015

  VISITANTES NOS EVENTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO   O público total de visitantes que a cidade recebe anualmente em seus eventos é bem significativo, tornando-se uma das maiores receitas da América Latina, assim distribuído: Virada Cultural: 4 milhões; Parada Gay: 3 milhões; Réveillon na Av. Paulista: 2 milhões; Bienal do Livro: 800 mil; Salão do Automóvel: 750 mil; Bienal Internacional de Arte: 535 mil; Salão Duas Rodas: 260 mil; Mostra Internacional de Cinema: 200 mil; GP Brasil de Fórmula 1: 150 mil; Carnaval: 120 mil; SP Fashion Week: 100 mil; Hospitalar: 90 mil; Couromoda: 80 mil; Hair Brasil: 80 mil; Feira APAS: 75 mil; Fispal Food Service: 60 mil; Fenatran:60 mil; Adventure Sports Fair: 54 mil; Equipotel: 50 mil; São Paulo Indy 300: 46 mil. HOTELARIA As principais redes hoteleiras nacionais e internacionais estão em São Paulo. Durante o ano de 2014 a ocupação atingiu 63,81%, não significando boa performance para o segmento. Os períodos de maior ocupação foram: maio 75%, agosto 70%, e novembro 71%. São 410 hotéis, o que disponibiliza 42 mil apartamentos, e 62 hostels com 2.200 leitos disponíveis, além de 350 motéis.   CULTURA, COMÉRCIO E LAZER O mercado de entretenimento paulista é um…

Umas & Outras
Maio/2015 / maio 16, 2015

Maior São João do Mundo O Maior São João do Mundo, maior evento junino do país ocorrido em Campina Grande-PB teve parte de suas principais atrações divulgadas no último dia 28 de abril.   Maior São João do Mundo II Nomes como Genival Lacerda, Flávio José, Elba Ramalho, Tom Oliveira, Biliu de Campina, Jorge de Altinho, Aviões do Forró, Zé Ramalho, Os 3 do Nordeste, Lucy Alves, Luan Estilizado e Amazan (dentre outros) foram divulgados além de uma série de novidades. Visite http://www.saojoaodecampina.com.br e confira os detalhes.   Jornalismo de Turismo – Destino PB 2015 Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba, sob a presidência do jornalista Rogério Almeida realizará o Prêmio “JORNALISMO DE TURISMO – DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”. Jornalismo de Turismo – Destino PB 2015 II A premiação é uma forma de homenagear os jornalistas que publicaram as melhores reportagens sobre o ‘Destino Paraíba’ no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015. Inscrições até o dia 15 de maio através do mail concursoabrajetpb@yahoo.com.br. Mais informações através do endereço: http://www.abrajetpb.com.br   Cerca de Varas No último dia 29 de abril, em um pomposo evento para a sociedade campinense, na Chez…

Salve o planeta Terra
Maio/2015 / maio 16, 2015

Ao que tudo indica ainda existe autoridade de primeiro escalão que pensa realmente em resguardar nosso planeta. Há um projeto ambicioso do presidente da Colômbia, que tem por objetivo a preservação da Amazônia, luta antiga dos ambientalistas e um desejo dos brasileiros. Como se sabe, a América do Sul detém a maior reserva ambiental do mundo, com cento e trinta e cinco milhões de hectares de floresta, área equivalente a duas vezes a superfície da França. Esse projeto depende do apoio dos presidentes do Brasil e Venezuela. O Presidente da Colômbia defende com veemência esse projeto nos Fóruns Internacionais, consciente da necessidade de proteger as reservas naturais ainda existentes no planeta. A Colômbia defende a proposta nos fóruns internacionais, sabendo que pode contar com o apoio da população. A Amazônia é vital para a vida na Terra, pois 10% das espécies conhecidas vivem na floresta e suas árvores armazenam bilhões de toneladas da poluição de carbono que seria lançada na atmosfera se a floresta não existisse. Especialistas dizem que a reserva seria um divisor de águas contra o crescente desmatamento. Assine a petição agora: quando um milhão de nós assinarmos, líderes indígenas entregarão a petição os resultados das pesquisas diretamente…

Areia, uma cidade histórica
Maio/2015 / maio 16, 2015

Areia, cidade histórica situada no brejo paraibano, deu início à municipalização no período em que ainda era habitada pelos índios Bruxaxás. Cidade pouco populosa, com apenas 23.300 habitantes, mas, de grandes riquezas naturais, além de ter vários balneários e fontes que compõem a rota do turismo de lazer; a história “in loco” dos grandes engenhos, onde é possível ver todo processo na fabricação da cachaça; o museu Pedro Américo que tem como obra principal, a famosa “O Grito do Ipiranga” e o Museu da Rapadura com a apresentação do fabrico do produto; o Theatro Minerva, o primeiro do estado, uma edificação dos anos 50. O turista que quiser conhecer a cidade curtindo o frio do topo da serra, 300 leitos estão à disposição para acomodar e acolher no melhor clima do nordeste. Outros atrativos faziam parte da programação cultural da cidade como a banda Abdon Milanes, que tinha sala bem instalada para os ensaios dos 30 músicos, músicos esses que eram responsáveis pela abertura dos grandes eventos, como “o Brega Areia”, uma festa que tinha como objetivo divulgar as potencialidades do município, e gerar renda para a cidade. Este acontecimento recebia multidões de todo país, mas o atual Prefeito não…