Setembro/2014

O lajedo do Marinho

Vanderley de Brito e Thomas Bruno Oliveira

 

Em Boqueirão, a famosa cidade das águas, cuja barragem da bocaina da Serra de Carnoió fez aquele sertão virar mar, é um oásis no semiárido. De sol forte e luminoso, terra vermelha, céu azul, caatinga sempre viçosa e gente hospitaleira, o município de Boqueirão é um

pedaço do Cariri de peculiaridades surpreendentes. Tomando a estrada da barragem, que segue para o sangradouro do açude, penetra-se na estrada de terra que leva ao povoado do Marinho, a seis quilômetros da cidade, que, diga-se de passagem, é um espetáculo à parte. Galos-de-Campina, em casais e toda sorte de passarinhos silvestres a todo instante se mostram na estrada como que fazendo as honras da casa, com seus estridulares harmônicos. Quando os ventos se tornam favoráveis, o aroma do marmeleiro se mescla com a poeira ferruginosa da estrada assanhada, exalando um cheiro gostoso… lascivo, pungente, vivaz… E a majestosa Serra de Carnoió, permanente na paisagem, nem parece estar estática, a impressão é que vai nos escoltando durante toda a viagem por aquela estrada de surpresas agradáveis. O percurso é relativamente curto, dada a vontade de que aquela estrada nunca mais se acabe. Mas uma hora tem que se chegar Mais >

Rápidas

O lamentável episódio da morte do Eduardo Campos, que sem dúvida fará parte da história do País, remete-nos a uma frase do grande Airton Senna: “Somos insignificantes. Por mais que se programe a vida, a qualquer momento tudo pode mudar”. Portanto, vivamos todos os dias com muita intensidade, procurando fazer o bem, amando os pais, cônjuges, filhos, respeitando o próximo, prezando pelas amizades, pois o momento é agora, e amanhã tudo pode mudar. Ricardo Lins.

Está no ar o sétimo número da REVISTA ELETRÔNICA TARAIRIÚ (issn: 2179-8168 A Revista TARAIRIÚ surgiu em 2010 para suprir a necessidade de divulgação das diversas pesquisas em marcha na Paraíba e no Brasil. O endereço é: http://revistatarairiu.blogspot.com.br

O Sebo Cultural abre nova loja na Shopping Sul, bairro dos Bancários. O acervo pode ser consultado pelo fone (083) 3508.4793. Uma boa opção para os leitores.

O ano está sendo favorável para o Governo Federal. Até às 11 horas do dia 13 de agosto de 2014, o brasileiro pagou um trilhão de reais. Imaginem se houvesse o retorno, o Brasil seria primeiríssimo mundo. Em 1994 o Governo Federal promoveu uma campanha importantíssima para o futuro da nação. O tema era sobre o controle de natalidade, que se estendeu até Mais >

Praia do Jacaré será reordenada

O Ministério Público Federal determinou a retirada de bares e restaurantes e do comércio local (camelôs). Serão transferidos para outra área da praia do Jacaré, em reordenamento do polo turístico que pretende concluir a obra em um ano. Promete uma total reforma para beneficiar todos da área, inclusive os turistas que terão um espaço mais organizado para aproveitar no lazer e no famoso espetáculo do pôr-do-sol, pois o projeto inclui um calçadão com uma murada beirando o rio. Uma estrutura elevada será construída para abrigar os empresários de restaurantes e os camelôs numa área gramada, já existente no final do Parque. Dois pier também serão construídos para o embarque e desembarque de passageiros. Esta ação já gera controvérsias. Para Clenildo Costa, presidente da Comissão Representativa do Pólo Cultural e Gastronômico do Parque do Jacaré, com a retirada dos bares o movimento deve cair, prejudicando os trabalhadores e o turismo local.

Ceará – Novos investimentos fortalecem turismo

A indústria turística do Ceará ganhará novo impulso com três novas obras que o Governo do Estado fará por meio da Secretaria do Turismo (Setur CE), beneficiando os municípios de Aquiraz, Fortim e Aracati, onde serão investidos R$ 46.163.635,03. São elas: a duplicação de um trecho da CE 040, e as obras de valorização e requalificação urbanística da Prainha. A rodovia que corta o Litoral Leste receberá novas intervenções ao longo de 22,02 km entre a localidade de Guajiru, em Fortim, e Aracati. A obra será dividida em dois lotes, sendo o primeiro entre Guajiru e Viçosa, com 7,4 km de extensão, e o segundo vai até Aracati, com 11,33 km duplicados. Este último inclui ainda mais 3,29 km de pista simples para acesso à localidade de Jardim de Baixo.

Fortaleza de Santa Catarina vai ser restaurada

A Fortaleza de Santa Catarina, importante monumento histórico da cidade de Cabedelo, vai ser restaurado pelo Exército Brasileiro. O projeto de restauração inclui reconstrução de parte da muralha que desabou, restauração de calçadas, guaritas, pátio, instalações elétricas, iluminação interna e externa e outros pormenores. O Forte de Santa Catarina, construído em estilo barroco, é um dos principais atrativos turísticos da Paraíba, e costuma receber centenas de visitantes e turistas de toda parte do mundo, interessados na sua história. Tombado em maio de 1938, é palco cultural e artístico, com realizações de shows, peças teatrais, danças regionais e outros atrativos.

O Lançamento Oficial do Tambaba Open aconteceu na Praia

de Massarandupió-Entre Rios/BA, de 25 a 27/07, durante o X EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo, um dos maiores eventos do calendário naturista. O EBN proporcionou uma excelente oportunidade para apresentar a nível nacional, o “Projeto SurfNU”, que tem por objetivo difundir o naturismo através do surfe, esporte que representa muito bem a filosofia naturista – “liberdade, interação e respeito pela natureza”. A 7ª Edição do Tambaba Open aconteceu nos dias 06 e 07 de setembro, e destina-se aos praticantes do surfe naturista, como também está associado a uma causa ambiental que consiste em chamar a atenção da sociedade para preservação de Tambaba.

Encontro Brasileiro de Naturismo – Tambaba Open

O Lançamento Oficial do Tambaba Open aconteceu na Praia de Massarandupió-Entre Rios/BA, de 25 a 27/07, durante o X EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo, um dos maiores eventos do calendário naturista. O EBN proporcionou uma excelente oportunidade para apresentar a nível nacional, o “Projeto SurfNU”, que tem por objetivo difundir o naturismo através do surfe, esporte que representa muito bem a filosofia naturista – “liberdade, interação e respeito pela natureza”. A 7ª Edição do Tambaba Open aconteceu nos dias 06 e 07 de setembro, e destina-se aos praticantes do surfe naturista, como também está associado a uma causa ambiental que consiste em chamar a atenção da sociedade para preservação de Tambaba.

Novo voo entre Rio de Janeiro, Campina Grande e João Pessoa

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes solicitou à Anac mais um voo para as cidades do Rio de Janeiro, Campina Grande e João Pessoa. A informação consta no Horário de Transporte (Hotran) da Anac, e a autorização depende de um parecer dos técnicos do órgão federal de aviação. De acordo com a Anac, a intenção da companhia aérea é de iniciar os voos entre o Rio de Janeiro e as duas cidades paraibanas, a partir de novembro. Os horários previstos são: 13h45 (saindo do Galeão) com chegada prevista no João Suassuna (Campina Grande) às 16h35; saída para João Pessoa às 17h05, e saída para o Rio de Janeiro às 18h05. A previsão de chegada na capital carioca é às 21h15.

A falta de investimentos

Por falta de investimentos, de programas preventivos, a estiagem vem causando colapso no sudeste do país. As principais reservas de água do país, onde o consumo é mais alto, as usinas hidrelétricas tiveram a produção de energia reduzida, e para suprir a demanda, sempre crescente do país, o Governo Federal acionou as usinas termelétricas. Resultado: previsão de aumento do custo de vida no bolso do consumidor.

Restaurante Promenade com cozinha executiva

O restaurante Promenade, integrado ao lobby do Mar Hotel, em Recife (PE), que recentemente foi ampliado, agora aposta em um conceito de “Cozinha Executiva Express” para o horário de almoço. Segundo o gerente de Alimentos e Bebidas do hotel, Wellington Moreira, a intenção é oferecer uma opção rápida, econômica e eficiente, sendo uma boa oportunidade para executivos que queiram fazer reuniões no intervalo entre expedientes, bem como, promover uma produtiva troca de idéias aproveitando o momento de aparente ócio. Oferecido das 12h às 15h, ao ticket de R$ 32 por pessoa, o valor inclui prato principal e couvert servido na chegada, de acordo com o tema, variando a cada dia. Mais informações no release abaixo e em anexo. Envio, também em anexo, fotos dos pratos com tematização regional, disponíveis às quintas-feiras no restaurante. Créditos das imagens: Juliana Rios.