V A M O S A G U A R D A R
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

Vejo como um fato auspicioso para o turismo pessoense a integração recente entre o Ministério Público Estadual, a CAGEPA e os governos Estadual e Municipal, reunidos conjuntamente para resolverem o problema da poluição de nossas principais praias: Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. Vamos aguardar, pois estipularam um prazo de seis meses (se não me engano), dando-lhes um crédito de confiança para a solução de uma situação que perdura há algumas décadas. Num verdadeiro jogo de empurra até então, entre os poderes públicos, a despoluição dessas nossas belas praias, vinha se arrastando estranhamente. E, isso não é nada agradável, tanto para os pessoenses de um modo geral e os moradores desses bairros praianos, como para os milhares de turistas que por aqui chegam a cada ano e vêem placas assinalando que as praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco estão informando “impróprias para banho”. Deve ser uma frustração “de lascar” (como se diz por aqui) para esses turistas que em sua expressiva maioria adoram sol e mar. Para os pessoenses então, nem falar. Lastimo ver nos finais de semana muita gente nessas praias, famílias inteiras, grupos de amigos e amigas, tomando banho de sol e de mar, nas águas morna do…

QUALIDADE DE VIDA ESTIMULA O TURISMO
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

A saúde e o Meio Ambiente – Demandas da cidadania As Academias Paraibana de Medicina e Engenharia, se uniram com um firme propósito de desenvolver uma Análise Propositiva da Saúde Ambiental a partir de um levantamento de dados e da realização de um amplo diagnóstico da saúde ambiental no Estado da Paraíba, complementando com o planejamento de estratégicas e ações para enfrentamento do problema em todos os municípios; apresentando e apontando para as suas soluções. Comungando com o mesmo objetivo a Universidade Federal da Paraíba integrou-se entusiasticamente em todas as frentes do trabalho. Participaram da primeira reunião das tratativas do Projeto, Dr. Ricardo Antônio Rosado Maia, presidente da Academia Paraibana de Medicina (APMED), Dr. Sérgio Rolim Mendonça, presidente da Academia Paraibana de Engenharia (APENGE), Dr. Luís Carlos Rangel Soares, José Francisco de Novais Nóbrega, George Cunha, Ana Maria de Araújo Torres, Wilberto Trigueiro, Francisco Orniudo Fernandes, Sebastião Ayres, Manoel Jaime Xavier e Geraldez Tomaz . Na ocasião da reunião, os presidentes das Entidades indicaram para a elaboração do documento e posterior apreciação e discursão, os acadêmicos Luís Carlos Rangel Soares e Francisco Orniudo Fernandes. A Organização Mundial da Saúde(OMS) coloca a ausência de saneamento básico como o 11º fator de…

COSTA DE CAMAÇARI
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

A IMPERDÍVEL BELEZA DO LITORAL NORTE DA BAHIA São 42 km de praias de rara beleza da Costa de Camaçari, um convite a uma experiência que não se deve perder. Praias, dunas, manguezais e pequenas vilas ao longo de sua extensão com cenários incríveis. É um paraíso que fica pertinho da capital, a apenas 9 km do aeroporto. Cada praia tem suas atrações inesquecíveis que vão encantar seus visitantes. Sossego, aventura, simplicidade ou sofisticação, seja qual for sua preferência, a Costa de Camaçari tem uma praia perfeita para seu gosto. Nesta edição abordaremos as praias de: BUSCA VIDA, ABRANTES, JAUÁ, AREMBEPE, JACUÍPE, GUARAJUBA E ITACIMIRIM. BUSCA VIDA – È a primeira e fica distante do aeroporto de Salvador apenas 9 km. Uma praia de rara beleza, onde o mar de ondas fortes atrai surfistas do mundo inteiro. Os pássaros fazem deste lugar um paraíso de observações. ABRANTES – Tudo começou por aqui. Na vila está a Igreja do Divino Espírito Santo, fundada pelos jesuítas no século XVI e reconstruída no século XVII, considerada Patrimônio Histórico do município. Visitar a Cordoaria Quilombola ou fazer compras no outlet é uma das atrações deste lugar. JAUÁ – Outra jóia de rara beleza da…

Título padrão
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

TURISMO DEVE IR PARA INICIATIVA PRIVADA Criado há 15 anos, o Ministério do Turismo cumpriu com eficiência o papel que lhe coube, o de fomentar o turismo como atividade econômica de importância para a economia brasileira. Deve-se a ele o destaque e a conscientização do brasileiro para o papel do turismo como negócio, já que até talvez duas décadas passadas suas atividades eram consideradas para uma boa parte da população apenas como laser dos ricos, limitando-se às viagens de avião ou de navio para uns poucos assistidos pela sorte. Esse não é quadro atual, onde o turismo, consolidado, figura entre as 10 maiores atividades da economia brasileira, e em alguns Estados seja considerada atividade estratégica nos negócios. Hoje faz parte do PIB brasileiro, e um rápido balanço indica como fez desenvolver atividades importantes como a aviação comercial, a rede hoteleira altamente profissionalizada e mais de meia centena de atividades que dele decorrem, transformando-se em destacado setor criador de postos de trabalho. Por conta do seu crescimento, desenvolveram-se paralelamente as atividades empresariais privadas como suas fomentadoras, de que são testemunhas dezenas de entidades de classe, e o turismo passou a fazer parte do ensino nas universidades. Resultou também em salões de…

CONFRARIA PARTICIPOU E REUNIU NO FESTURIS
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

A CONFRARIA NACIONAL DOS JORNALISTAS DE TURISMO participou, mais uma vez do FESTURIS, este a 30ª Edição do FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO, na Serra Gaúcha. Lá estiveram os confrades, CARLOS CASAES (Bahia), JOSÉ CARLOS ARAÚJO (Ceará), JUREMA JOSEFA eNENECA CAMPOS (Rio Grande do Sul), SÉRGIO MOREIRA (Minas Gerais), ARIOSTO MESQUITA (Mato Grosso do Sul), ARNALDO MOREIRA e HELIO LIMA DUARTE (Rio de Janeiro). A reunião da CONFRARIA ocorreu no Hotel Vovó Carolina, quando diversas questões foram analisadas, inclusive uma tomada de posição com respeito ao desenvolvimento do turismo na próxima gestão do país, com a eleição do seu novo Presidente da República. A tomada de posição da instituição será conhecida logo após se confirmar o resultado da decisão. Um dos momentos mais expressivos da presença da CONFRARIA no FESTURIS foi quando os jornalistas homenagearam a 30ª ediçao do evento, entregando o Troféu Clássico CATAVENTO DE PRATA – que foi especialmente reeditado com tal objetivo – aos dirigentes do FESTIVAL, comandados historicamente por MARTA ROSSI, ao lado dos seus dois sócios, e em memória póstuima a SILVIIA ZORZANELLO. O CATAVETO DE PRATA foi, durante 40 anos, o mais importante troféu com o qual a GAZETA DO TURISMO, da Bahia, homenageou…

João Pessoa:
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

Cidade do Desenvolvimento A porta de entrada do Brasil. João Pessoa, a capital da Paraíba, onde o sol nasce primeiro, é a cidade mais verde e oriental das Américas. Sol, mar, verde, lindas praias e muita qualidade de vida e tranquilidade esperam todos. Não é só de sol e mar que vive a cidade. É também em João Pessoa que fica a segunda maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, em área urbana. O Jardim Botânico ou Mata do Buraquinho, tem várias espécies da flora e da fauna tropicais e trilhas para caminhadas. Harmoniosamente rodeada de muito verde em suas praças revitalizadas e contempladas com belos jardins, que a população costuma frequentar, aproveitando para caminhadas, ou um bate-papo corriqueiro com um amigo. O Centro HistóricoEdificações seculares, como a igreja de São Francisco e o mosteiro de São Bento, preservadas em sua essência, dão testemunho de respeito à arquitetura barroca e à arte sacra. Fundada no século XVI, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Sobrados, casario colonial e igrejas seculares compõem um dos maiores e mais importantes sítios históricos do país. Praias As praias urbanas são agitadas, pois concentram grande número de bares, restaurantes e hotéis da…

Gastronomia e artesanato
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

A rica gastronomia de cores e sabores já é conhecida nos quatro cantos do país. De frutos do mar ao regional, as delícias da nossa culinária vêm atraindo os visitantes que aproveitam esse momento para saborear e deliciar num momento de muito prazer. O rico artesanato com o talento e a criatividade do artista paraibano se revela nas mais diversas formas, técnicas e expressões. Com materiais como couro, argila, ferro e madeira, o artista cria produtos admiráveis. Durante os meses de dezembro e janeiro, uma mega-feira na Estação Ciência Cultura e Artes concentra o melhor do nosso artesanato.               João Pessoa: Preparada para o Novo Ano A construção civil vem crescendo e estimulando a economia local com muita geração de empregos. A cidade hoje é contemplada com prédios residenciais e comerciais de grande porte e excelência. A verticalização já é tendência predominante nos bairros da cidade, e vem aumentando passo a passo com investidores de elevado poder econômico. Dezembro chegou A cidade de João Pessoa saúda os visitantes com muito sol, praias exuberantes, história e o Ano Novo com uma grande festa à beira- mar de Tambaú e Cabo Branco, onde os paraibanos esperam…

Retrancando na Veneza Brasileira
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

É sempre prazeroso descer a serra e ir à Veneza Brasileira. Dessa vez não para visitar meus amados parentes, mas para participar de um lançamento de livro, num bate e volta intenso e cheio de brilho até a malha urbana do velho Recife. O livro Estranha Beleza: antologia brasileira da retranca, em memória de Alberto da Cunha Melo, seu criador, foi publicado pela editora Mondrongo e organizado por uma parceria entre a viúva e entusiasta de Alberto, a Cláudia Cordeiro da Cunha Melo, e o editor e poeta Gustavo Felicíssimo.Ainda pela manhã, saindo de Campina Grande, não deixamos de contemplar o início do ato em defesa da democracia realizado na Praça Coronel Antônio Pessoa (era véspera da eleição presidencial) e os tons vermelhos da manifestação amainaram para um rosa que coloria a Avenida Brasília com seus Ipês florando e embelezando nosso caminho. Aliás, o mesmo rosa foi estampado na geometria da capa do livro que é na verdade uma grande homenagem ao poeta pernambucano Alberto da Cunha Melo o criador do gênero retranca, forma fixa legitimamente brasileira, cuja produção atual no país foi mapeada e transformada em livro demonstrando que o gênero não perdeu vigor com a morte do seu criador…

Marcelo Fernandes De Queiroz assumiu a diretoria administrativa da Confederação Nacional Do Comércio
Dezembro/2018 / dezembro 4, 2018

O presidente do Sistema Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz – com exemplar liderança e carreira empresarial de sucesso , tomou posse oficialmente na segunda-feira, 19, como Diretor Administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em reunião de diretoria realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. A nova diretoria da CNC na qual Marcelo Fernandes de Queiroz assumiu a nova função é dirigida pelo presidente da Fecomércio do Amazonas, José Roberto Tadros, que passa a presidir a CNC, substituindo o empresário Antonio Oliveira Santos. ENTIDADE MAIS MODERNA “É uma imensa honra passar a ocupar este cargo na Confederação Nacional do Comercio – CNC, uma função que terá papel importantíssimo na construção de uma entidade mais moderna, mais ágil e, acima de tudo, mais representativa do Comércio e dos Serviços do nosso país. É um papel de grande destaque para o nosso Rio Grande do Norte, destacou Marcelo Queiroz”. O novo presidente da CNC, José Roberto Tadros fez questão de destacar a importância de Marcelo Queiroz e do Rio Grande do Norte no contexto desta renovação que está sendo realizada na CNC, bem como…